Dakar, Etapa 6: Esgotou-se o tempo, todos para o bivouac, Carlos Sainz líder…

Por a 11 Janeiro 2024 14:28

Chegaram as 16h00 na Arábia Saudita e com isso todos os pilotos, estejam onde estiverem, têm de se deslocar para um dos sete bivouacs postos à disposição pela organização só podendo regressar à pista amanhã a partir das 7h00 da manhã na Arábia Saudita, para cumprir o resto da etapa maratona de 48 horas.

Os concorrentes partiram de Shubaytah, e às 16h00 tiveram de se dirigir para um dos bivouac, ali ser-lhes-á dada uma dose de 6 litros de água, uma tenda, um tapete, um saco-cama e uma ração de sobrevivência. Não há internet, nem mesmo satélite, não é permitido, pelo que os concorrentes estão totalmente isolados em termos de ligações e de redes telefónicas e por isso poucas pistas sobre o desempenho dos seus rivais!

Claro que eles vão conversar uns com os outros e ficam com uma ideia. Amanhã, ao amanhecer, arrancam com intervalos de um minuto, pela ordem de chegada ao bivouac.

Agora, depende onde cada um estava no percurso. Partem daí e o relógio continua a contar.

Nasser Al Attiyah, Mattias Ekström, Guerlain Chicherit, Martin Prokop, Giniel de Villiers e Carlos Sainz, os únicos pilotos que passaram pelo ponto E, vão parar no ponto de descanso F, após 476 km, onde vão passar a noite.

O que se sabe até aqui é que depois de 398 quilómetros, Carlos Sainz teve o melhor desempenho na primeira parte da etapa de 48 horas. O espanhol conseguiu o melhor tempo para assumir provisoriamente a liderança da categoria automóvel, com uma vantagem de quase 16 minutos sobre Mattias Ekström, na classificação geral. Na meia-etapa, o sueco terminou em segundo lugar, a 4m30s do seu companheiro de equipa.

Sébastien Loeb terminou a cinco minutos de Sainz, Nasser al Attiyah surge apenas em sexto a 24 minutos do espanhol da Audi, o que significa que, na classificação geral, depois do abandono de Yazeed al Rajhi devido a acidente, esta manhã, Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi Sport) são os novos líderes virtuais da prova, com cerca de 16 minutos de avanço para Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi Sport).

Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (BRX Prodrive Nasser Racing) são terceiros a cerca de 22 minutos do espanhol da Audi. Sebastien Loeb/Fabian Lurquin (BRX Prodrive) são quartos um pouco mais de cinco minutos atrás de al Attiyah, seguem-se Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota Gazoo Racing), a cerca de de 25 minutos de Loeb. Guillaume de Mevius (Toyota Overdrive Racing) rodam 14 minutos atrás de Lucas Moraes, seguem-se Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century Racing Factory Team), Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota Gazoo Racing), Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Orlen Jipocar Team)  e David Botterill/Brett Cummings Brett (Toyota Gazoo Racing) a fechar o top 10 da geral virtual, pois só conta efetivamente no final do dia de amanhã.

Resumindo o que foi esta primeira parte da etapa 6, Carlos Sainz comanda a prova, para já ianda de forma virtual pois a etapa está a meio, enquanto Yazeed Al-Rajhi e Stéphane Peterhansel ficaram afastados dos lugares da frente, o primeiro devido a acidente, ficou sem possibilidade de levanr o carro para trocar um pneu porque o macaco hidráulico avariou.

Nasser Al-Attiyah (BRX Prodrive) perdeu tempo. Ser o primeiro na pista depois da vitória de ontem, não ajudou em nada. Enquanto vários outros fizeram jogadas estratégicas, o piloto catari nem por isso e se calhar está agora a ‘pagar’ pela decisão.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado