Dakar, Etapa 5, Carlos Sousa: “Cansados e desanimados, mas decidimos ir até ao fim”

Por a 10 Janeiro 2018 23:01

Este não tem sido um Dakar fácil para ninguém, e Carlos Sousa não foi exceção. O piloto luso esteve perto de engrossar a lista de desistências, mas fez questão de vencer todas as adversidades, levando o Duster até ao final da 5ª etapa, ainda que perdendo 5h36m49s para o mais rápido do dia. Com este resultado, caiu para o 26º lugar da classificação geral, mas o Dakar ainda nem chegou a meio…

Não há memória de um Dakar como o deste ano. O dia de despedida do Peru fica marcado por inúmeros problemas e desistências. Há quem diga que as dunas que fizeram parte da especial foram das mais difíceis da história do Dakar (África incluído). Depois do brilhante 13º lugar conquistado na etapa da véspera, Carlos Sousa viveu hoje o inferno e a desistência chegou a estar na mente do piloto.

Logo nos quilómetros iniciais da especial, Carlos Sousa chegou a ter a companhia de pilotos como Sébastien Loeb, Cyril Despres, Giniel de Villiers, entre outros, num ‘atascanço’. “Era uma zona muito, mas mesmo muito difícil, mas de onde até conseguimos sair sem perder muito tempo. O problema foi ao quilómetro 20, quando ficámos apenas com tração traseira no Duster. A partir daí, os ‘atascanços’ foram sucessivos e optámos por parar. Ficámos à espera de um camião que transportava peças e ao fim de umas horas lá conseguimos fazer a reparação, em mais um excelente trabalho do Pascal (o navegador).”

Carlos Sousa confessa que, “até ao final da etapa, o espírito dentro do carro não era o melhor. Estávamos cansados e desanimados, mas decidimos ir até ao fim”, numa demonstração de enorme perseverança, determinação e profissionalismo.” Mas como admite o português, “é claro que nos passou pela cabeça desistir. As hipóteses de conquistar um bom resultado esfumaram-se. Mas depois de termos superado uma etapa como a de hoje e, no fundo, todos estes dias, temos de continuar. Hoje, no controlo final, recebemos imensas mensagens de apoio, o que nos deu imenso ânimo. Por isso, não vamos desistir e como ainda nem sequer estamos a meio da prova, vamos tentar surpreender nas etapas que forem mais favoráveis ao Duster.”

Com as 5h36m49s perdidas na especial de hoje, Carlos Sousa desceu para o 26º lugar da classificação geral. As hipóteses de conquistar um bom resultado são bastante reduzidas, mas o português está determinado em continuar a vencer aquela que, certamente, ficará para a história como uma das mais duras e difíceis edições do Dakar. Pior sorte teve o colega de equipa do Duster Dakar Team, uma vez que Emiliano Spataro nem sequer chegou a partir para a especial de hoje, devido aos danos irreparáveis no Duster, depois de um acidente na etapa de ontem.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
abarth69
abarth69
6 anos atrás

era mesmo necessário??????
dureza sim, mas…..isto????????

ernie
ernie
Reply to  abarth69
6 anos atrás

Claro que sim! Foi durante uma semana perdido no deserto com o motor da sua moto partido num Paris Agadés, que Thierry Sabine inventou o Dakar. Os primeiros Dakar, eram feitos com carros e motos feitos de peças “disto e daquilo” em garagens durante 50 fins de semana. Com o tipo de “artilharia” que se usa hoje em dia, para já não falar na facilidade de navegação, a coisa tem que ser complicada de outra forma, para manter o espírito de rali-aventura. Eu acho que este é um dos melhores Dakar de sempre.

sergio4
sergio4
6 anos atrás

E creio que ainda vai acabar nos 15 primeiros se não voltar a ter um azar destes

últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado