As dificuldades na navegação deste Dakar

Por a 25 Janeiro 2017 17:19

O prometido é devido e depois de Marc coma ter revelado na apresentação do Dakar que a navegação iria ser dificultada neste prova, isso ficou comprovado na pista, e Paulo Fiúza, navegador de Stephan Schott neste Dakar explicou alguns detalhes de como tudo funcionou: “Este ano fizeram o que se chama um waypoint control, que é um WP que está marcado no road book mas o GPS não abre a flecha como antes abria. Dantes ela ‘abria’ num raio de 900 metros, para o ponto e indicava direção neste momento o waypoint control tem que se passar a 200 metros e não abre a flecha só se ouve um bip dentro do carro a dizer que foi validado. O que acontece é que em alguns sítios fora de pista, se passares a mais de 200 metros ao lado do ponto já não te vai marcar e o WP torna-se mais difícil, tem que se ir no CAP correto (direção em graus, que é difícil de manter por causa de todos os obstáculos que surgem e quando uma equipa se desvia de algo, tem que retornar ao CAP em que estava e é isto que torna a navegação muito difícil) e isso complicou a navegação e o sítio onde meteram os pontos difíceis, um deles foi onde nos perdemos, nós e muitos outros. Era um rio seco, que tinha outro ao lado, meteram o waypoint no rio a seguir e quase todos cortaram no primeiro rio e quando lá chegámos acima não havia nada, basicamente havia um rio seco 100 metros ao lado, mas como vimos a andar e percebemos que está aqui um rio não imaginamos que 100 metros ao lado está o ‘verdadeiro’ que vai dar ao waypoint. Um ia para a direita outro ia para a esquerda e quando chegámos lá acima andava muita gente perdida. No dia em que o Hirvonen se perdeu foi um desenho mal feito no road book, porque era pela esquerda e a seta indicava pela direita, mas aí tive sorte porque quando lá cheguei estava a vir um carro para baixo e olhei para o CAP, e entrei direitinho no caminho certo nessa especial chegámos a ser quintos à geral. Agora de resto claro que eles tem que dificultar na navegação, acho que estão a voltar um bocado à forma como se navegava antigamente” disse Paulo fiúza explicando um pouco melhor o que é a navegação no Dakar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado