As Aventuras de José Marques e Gintas Petrus no Dakar

Por a 5 Janeiro 2021 19:14

Gintas Petrus/José Marques (Optimus Chevrolet) continuam a subir posições no Dakar. Depois de terem arrancado para a prova da 57ª posição, o resultado que obtiveram no prólogo, tiveram alguns problemas no primeiro dia, como nos contou José Marques, navegador luso do piloto lituano: “Fizemos o prólogo com o relé de uma das ventoinhas de refrigeração do radiador queimado, o que fazia com que a temperatura do líquido de refrigeração subisse muito. Fizemos por isso o prólogo com muito cuidado. Mas na primeira etapa as coisas já correram normalmente, e subimos sete posições na classificação. De qualquer maneira, o objetivo do Gintas é simplesmente chegar ao fim de mais um Dakar. A primeira etapa foi muito dura, especialmente uma parte, com imensa pedra onde não existia pista. Foi sobretudo demolidora para os homens das motos e os SSV. Encontramos muitos carros avariados ao longo do percurso. A partir daqui a nossa intenção é manter o ritmo e melhorar o conhecimento do carro, pois é a primeira prova que o Gintas faz com ele. O ano passado fez com a Toyota Hilux ex Paulo Ferreira”, disse José Marques que na segunda etapa subira mais três posições para o 47º lugar da geral: “O Sector Seletivo correu-nos bem. Foi das especiais mais bonitas que já tive oportunidade de fazer, só comparáveis às da Mauritânia. Aliás, foram várias as vezes que comentámos durante a especial, que parecia que estávamos em Marrocos ou na Mauritânia. Tivemos varias travessias difíceis de dunas, onde passámos por muitos concorrentes a cavar. O Optimus surpreendeu-me pela facilidade com que passa nas dunas.

É certo que o Gintas já tem muita experiência de condução na areia, mas o carro parece que ensina a conduzir. Tudo parece tão fácil. É certo que pesa bem menos que os 4×4, e antes de entrarmos na dunas esvaziamos os pneus em andamento, pelo que não perdemos tempo nenhum”, disse José Marques.

Já hoje, terceira etapa, quarto dia de prova, a equipa voltou a subir na classificação ao geral, e já é 41ª: “Se na 3ª etapa a especial já tinha sido muito bonita, a de hoje, 4ª etapa, foi ainda mais. Entramos no ‘Empty Quarter’, o deserto absoluto, com paisagens de cortar a respiração.

A especial foi quase toda em areia, intercalada com passagens em trialeiras em pedra, algumas quase como autênticos muros.

As dunas eram perigosas e quebravam bastante à saída, o que levou a alguns capotanços e acidentes feios.

Era muito rápida e tinha várias armadilhas. A nós correu-nos bem, com a exceção de um furo que levou algum tempo a reparar, pois ficamos sem o sistema de enchimento nessa roda. Devido a falta do sistema, na subida para a dessas trialeiras ficamos presos na areia e só conseguimos sair com as placas…”, disse José Marques, que este ano regressou ao Dakar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado