A ironia do Dakar: Os ‘filhos’ das dunas, Yazeed Al Rajhi e Nasser Al Attiyah, foram os que lá ficaram…

Por a 13 Janeiro 2024 12:02

Diz-se frequentemente que o Dakar ensina lições de vida e a que foi dada na etapa de 48 horas está certamente relacionada com as virtudes da perseverança na prossecução dos objectivos. Parecia quase óbvio que na batalha dentro do ‘Bairro Vazio’ Empty, Yazeed Al Rajhi e Nasser Al Attiyah, verdadeiros filhos das dunas, teriam uma vantagem sobre os outros concorrentes.

Mas depois de o líder da classificação geral ter capotado e destruído a sua Hilux, a exibição do pentacampeão do Dakar foi duplamente surpreendente, numa etapa que parecia ter sido feita à sua medida, por um lado, quando ficou preso na areia na primeira parte da etapa e, por outro, quando perdeu 2 horas e 45 minutos no total, na sequência de problemas mecânicos. Quanto aos Audi, cumpriram o grande desafio do ‘Empty Quarter’ com distinção, pois Carlos Sainz e Mattias Ekström saíram dele nos dois primeiros lugares da classificação geral. Imediatamente atrás deles na hierarquia da corrida, Sébastien Loeb venceu uma etapa de prestígio para se colocar numa posição favorável à vitória: com uma desvantagem de 29 minutos em relação ao líder espanhol que provavelmente não é insuperável e com um colega ilustre na pessoa de Al Attiyah para o ajudar a perseguir o título que sonha ganhar desde 2016.

Voltando a Nasser al Attiyah, para o piloto do Qatar, poderia até ter sido visto como uma oportunidade para reduzir ligeiramente o défice que tinha concedido no dia anterior. No entanto, nada correu como planeado para o cinco vezes vencedor do Dakar, que foi obrigado a parar após 530 km, devido a um braço de direção partido no suporte do cubo do seu veículo… ou, em termos leigos, uma roda dianteira esquerda partida no seu Hunter. Teve de esperar pelo camião de assistência da sua equipa para o reparar e retomar o percurso até à meta, onde ficou a fazer contas à classificação geral. Com o sexto título fora de alcance, talvez seja a altura de “Nasser Al Attack” reaparecer na edição de 2024, na qual tem a firme intenção de conquistar o maior número de pontos possível durante o resto da época do W2RC. No entanto, terá de combinar esta recolha de pontos com o seu novo papel de tenente do seu antigo rival Sébastien Loeb. No confronto com os Audi que se está a preparar, o apoio que pretende dar ao francês poderá ser decisivo, especialmente no caso de Loeb também ter dificuldades em cuidar da sua máquina.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado