Dakar: Peugeot e Toyota ‘pegadas’
O ano passado a Peugeot dominou o Dakar a seu bel-prazer o ponto da ASO substituir os cronómetros por ‘calendários’, mas este ano os regulamentos foram alterados e tiraram gás aos buggy, como os Peugeot e aligeiraram os 4X4, como as Toyota Hilux, de modo a ver se o cronómetro ainda era suficiente para a questão…
Mas nem isso foi suficiente para acalmar as hostes, e pelos vistos, os homens da Toyota queixam-se agora de não terem sistema de enchimento/desenchimento de pneus ‘in car’, tal como os buggy têm, e que lhes permitiu darem-se melhor com as dunas de areia mole da etapa de ontem.
E Bruno Famin, Diretor da Peugeot Sport, não foi meigo: “Isso é um bocado estúpido” disse ao Motorsport.com: “Com a vantagem que têm este ano em termos de peso, suspensão, como podem dizer uma coisa dessas? Vejam a potência que têm no motor, com um restritor de 38 mm, têm mais de 400 cv ao nível do mar, onde estão as dunas. Eles devem é trabalhar mais nos carros e queixarem-se menos” disse Famin.
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Eu acho que o maior problema da Toyota nas dunas é a falta de binário a baixa rotação, o que obriga a elevar a rotação e consequentemente as rodas “esgravatam” mais a areia e os carros atascam. Agora com o começo de etapas em altitude, também deverão continuar com problemas, porque o seu motor é atmosférico, enquanto os sobrealimentados da BMW e Peugeot poderão compensar mais a perda de potência, causada pelo ar rarefeito, pelo que só na fase final da prova, já na Argentina poderão recuperar alguma coisa a Peterhansel e talvez também a Sainz, nas pistas mais “tipo… Ler mais »
Eu tenho pena dos 2WD vencerem no “Dakar” 🙁 quando for a Marrocos vou levar um 208
Ah e sou fan da Peugeot 205 T 16 Dakar e posteriormente 405
T 16
Não tenho preferência, mas a Peugeot não é certamente das minhas favoritas em termos desportivos, seja no que for, aliás nem a Citroën, de que ainda gostei quando era dirigida pelo Guy Fréquelin (o que envolve claro os tempos dos ZX Rallye Raid).