Dakar Peru/Argentina/Chile 2013 começa sábado

Por a 3 Janeiro 2013 16:14

Pelo quinto ano consecutivo na América do Sul, este ano, a organização decidiu proceder a uma grande alteração de percurso, com a partida a dar-se agora em Lima, no Peru, terminando 14 etapas e 8.574 km depois em Santiago do Chile. A principal novidade passa pela alteração dos regulamentos nos autos, que agora penalizam mais os diesel, como o MINI All4 Racing de Stéphane Peterhansel, beneficiam mais os buggies, como o de Carlos Sainz e Nasser al-Attiyah, colocando uma forte incógnita correlação de forças da prova. Após 23 anos de ausência, a equipa oficial Honda regressa para lutar com a KTM nas motos, e logo com Hélder Rodrigues a liderar a equipa, um piloto que poderá fazer história caso consiga finalmente a primeira vitória para as cores portuguesas na prova.

Peterhansel favorito, mas…

O Dakar deste ano conta nos autos com cinco ex-vencedores, sendo que um deles, Nani Roma, só venceu ianda nas motos. Os outros quatro são Stéphane Peterhansel, Nasser Al-Attiyah, Carlos Sainz e Giniel de Villiers. A ASO alterou os regulamentos e os buggies têm nova hipótese de vencer. Mas tudo dependerá da sua fiabilidade e do tipo de terreno escolhido, já que só quando se descobrir o percurso se sabe se este é mais propício aos 4X4 ou muito rolante, e portanto mais favorável aos buggies. Stéphane Peterhansel e a X-Raid continuam a ser os grandes favoritos, mas vai ter de se contar também com as Toyota Hilux (motor V8 4,6 Litros a gasolina) e Giniel de Villiers (3º o ano passado). A Qatar Red Bull Rally Team de Nasser Al-Attiyah e Carlos Sainz e o SMG de Guérlain Chichérit são uma incógnita, mas o Hummer de Robby Gordon, nem por isso. Pode mesmo vencer. Depois, há vários outsiders de luxo, como por exemplo Eric Vigouroux e Carlos Sousa, com o piloto português dificilmente a repetir o sexto lugar do ano passado.

Desprès parte como favorito nas motos

Desde 2001 que a KTM não perde o Dakar, mas este ano, Hélder Rodrigues, pretende interromper essa sequência. Não vai ser fácil, não pelo piloto mas sim pela fiabilidade da sua Honda. Com a ausência de Marc Coma, o favoritismo recai ainda mais em Cyril Desprès, mas para além de Hélder Rodrigues, há um conjunto de pilotos com boas hipóteses de chegar ao pódio: Paulo Gonçalves (Husqvarna), Ruben Faria volta a ser o mochileiro de Cyril Desprès, Joan Barreda (Husqvarna), ‘Chaleco’ Lopez, agora de KTM, Jordi Villadoms, quarto em 2012, Olivier Pain, David Casteu, Jakub Przygonski, David Frétigné, Frans Verhoeven e Alain Duclos são todos nomes a seguir com atenção. Entre os portugueses o contingente português completa-se com Pedro Bianchi Prata, e pelo estreante Mário Patrão, para quem chegar ao fim será uma vitória. No AutoSport desta semana pode ler uma extensa apresentação sobre a prova, ver os mapas, inscritos, antevisão, etc.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado