Baja de Lagos: as decisões do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno
A Baja de Lagos, a derradeira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, realiza-se no próximo fim de semana. É já do conhecimento público que João Ferreira e Filipe Palmeiro não irão participar na Baja TT Lagos, uma vez que prosseguem a sua preparação para o Dakar na África do Sul. Por este motivo, Gonçalo Guerreiro detém boas possibilidades de alcançar o título, necessitando apenas de somar cinco pontos.
João Ferreira acumulou 139 pontos em seis provas, mas terá de descartar um resultado, que corresponde a 22 pontos, ficando assim com 117 pontos. Gonçalo Guerreiro, neste momento, soma 115 pontos. Ao descartar os dois pontos de Portalegre, fica com 113. Assim, necessita de somar cinco pontos no Algarve para atingir os 118, garantindo, dessa forma, o título. Caso não o consiga, João Ferreira será o Campeão, considerando os seus cinco melhores resultados.
O ponto 8.2 do Artigo 8.º (Classificações Finais Campeonato) do Regulamento Desportivo do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2025 estabelece que, para efeitos de pontuação final, são considerados os seis melhores resultados das sete provas/eventos, incluindo os pontos extra obtidos ao abrigo do Artigo 7.3 do mesmo regulamento. Em caso de não participação, será reduzido um resultado (exemplo: em seis participações, apuram-se os cinco melhores resultados). Isto significa que João Ferreira terá duas não participações e, ainda assim, terá de descartar um resultado.
Na classificação geral, a luta pelo título está reservada a João Ferreira e Gonçalo Guerreiro, uma vez que o terceiro classificado, Tiago Reis, se encontra a uns distantes 40 pontos da liderança.
Na categoria T1, César Sequeira lidera com 121 pontos, face aos 87 de Sérgio Matos e aos 74 de José Rogeira. Contudo, salvo um descalabro, Sequeira deverá garantir o título.
Nos Challenger/T3, Tiago Reis soma 110 pontos, mais 14 do que Daniel Silva, o que antevê uma luta renhida até ao final.
Nos SSV/T4, Gonçalo Guerreiro encontra-se inalcançável, com 139 pontos, face aos 72 de Luís Cidade. Na categoria T2, Eduardo Rodrigues detém uma vantagem considerável. Nos T8, Johannes Senders soma 132 pontos, face aos 72 de João Oliveira, e nos T9, Sérgio Mourato acumula 50 pontos, face aos 28 de Leonor Barreto.
Resta apurar, com base na lista de inscritos, quem, para além de João Ferreira, poderá não alinhar na Baja de Lagos, uma vez que estas ausências terão impacto nos resultados finais.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






