Vêm aí os novos T1+ para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno

Por a 2 Novembro 2022 09:44

O Campeonato de Portugal de Todo o Terreno terminou com a vitória de um carro da categoria T1 na Baja 500 Portalegre, o MINI JCW de João Ferreira e David Monteiro. Mas no parque de assistência, as conversas sobre a próxima temporada incidiam sobretudo nos novos T1+, que a partir da próxima época vão também alinhar no CPTT. E já há quem aponte para seis ou sete T1+…

As três Toyota Hilux T1+ presentes na prova do ACP não deixavam ninguém indiferente. Com um aspeto mais possante em termos de carroçaria, a verdade é que por baixo da fibra de carbono era possível ver toda uma tecnologia de suspensão (um enorme amortecedor por roda), vias larguíssimas e um potente motor V6 turbo capaz de debitar 450 cv de potência.

Mas outro ponto em destaque nas novas Hilux são as volumosas rodas, que pesam 45 kg cada uma, tudo para que o carro possa passar pelas irregularidades mais acentuadas do terreno sem o mínimo problema. Este foi um ponto fulcral no Dakar, pois rodas maiores, significam menos furos, porque a mesma ‘parte’ do pneu tem menos contacto com o chão.

Tem tudo a ver com a lei das probabilidades…

Por tudo isto, não faltam candidatos a este novo tipo de carros que a FPAK aceita de bom grado alterando a regulamentação atual e criando, ao que tudo indica, uma classificação própria. E o interesse de pilotos e equipas não parece esfriar quando os valores de cada unidade e respetivo material suplente chegam aos 1,2 milhões de euros…

Como se sabe, Toyota e BRX têm T1+, a Audi está numa classe à parte, a T1-E.

O T1+ foi novidade absoluta no último Dakar e agora os carros estão a começar a chegar aos campeonatos nacionais: foi o desejo de atingir o equilíbrio certo entre os veículos de topo levou as equipas do Dakar e a FIA a alterar os regulamentos técnicos da categoria T1. Entre outras alterações, os protótipos 4×4 foram equipados com rodas mais largas e mais altas, e ajustar o seu curso de suspensão para os levar ao mesmo nível dos buggies 4X2.

Recorde-se que os novos T1+ (ou Plus), funcionam com pneus maiores – para contrariar os muitos furos que ocorrem nos T1 ‘normais’, com maior curso de suspensão e uma banda mais larga. Pneus de 37″ em jantes de 17″, substituem os pneus de 32″ em jantes de 16″, com o curso da suspensão aumentado de 280mm para 350mm, e a largura da carroçaria aumentada de 2m para 2,3m, de modo a acomodar as rodas maiores. Consequência: os carros não curvam tão bem, mas são bastante mais fáceis de pilotar.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado