Rally Raid Portugal/Etapa 2: Nasser Al Attiyah líder, João Ferreira vence prova do CPTT

Por a 4 Abril 2024 16:15

Nasser Al Attiyah e Edouard Boulanger, pilotando o competitivo BRX Prodrive Hunter, conquistaram a vitória nesta etapa, assumindo assim a liderança da competição. Enquanto isso, os problemas enfrentados por Guerlain Chicherit levaram à sua desistência hoje, abrindo espaço para novos líderes emergirem. O talentoso piloto do Qatar foi seguido de perto por Yazeed Al Rajhi e Timo Gottschalk, da equipa Toyota Hilux Overdrive, seguidos de João Ferreira e Filipe Palmeiro, que pilotavam o ágil Mini John Cooper Works Rally Plus, além de Carlos Sainz e Alex Haro, também com o Mini John Cooper Works Rally Plus da equipa X-Raid.

Por outro lado, a dupla Saood Variawa e François Cazalet, que demonstrou um ritmo impressionante na primeira parte da especial com o Toyota Gr DKR Hilux, enfrentou contratempos ao ser penalizada em 30 minutos por excesso de velocidade. Essa penalização resultou numa queda significativa na sua posição na classificação, deixando-os fora do top 30.

Nasser Al Attiyah e o seu Hunter Prodrive assumem o controlo da corrida com 20 segundos de vantagem sobre Yazeed Al Rajhi na sua Hilux Overdrive Racing e 2m30s sobre Carlos Sainz no seu JCW Mini. João Ferreira é quarto, dois segundos mais atrás do seu ‘veterano’ colega de equipa na X-raid, e vencedor da prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Taurus T3 Max) são para já os mais rápidos dos Challenger, no quinto posto da geral, sete segundos atrás de João Ferreira.

Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota Gr DKR Hilux) são sextos a 3m10s da frente, com João Dias/João Miranda (Can Am Maverick X3) na sétima posição da geral, segunda do CPTT, e líderes dos T3 do CPTT

Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Mini John Cooper Works Rally Plus) são oitavo, 30 segundos atrás de João Dias. Segue-se

Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (Can Am Maverick X3) nonos da geral, terceiro do CPTT, segundos dos T3 nacionais.

A fechar o top 10 estão Marcos Baumgart/Kleber Cinea (Prodrive Hunter).

Ontem terminaram o dia três Toyota na frente, hoje, lidera um Hunter, está uma Hilux em segundo e um Mini em terceiro. A Toyota Hilux seguinte já só surge no sextos lugar, a de Lucas Moraes.

Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max) são 11º na frente de Armindo Araújo/Pedro Ré (Can Am Maverick), quartos do CPTT, com João Ramos/Jorge Carvalho (Toyota Hilux) em 5º do CPTT a menos de um minuto de Armindo Araújo.

Quinto posto do CPTT para Francisco Barreto/Carlos Silva (Toyota Hilux), logo a seguir outra dupla lusa, Mário Franco/João Serôdio (Yamaha YXZ 1000R Turbo) sétimos dos Challenger.

Fazendo o filme da tirada, Saood Variawa depressa arrebatou a liderança a Guerlain Chicherit, que era o primeiro homem na estrada, ao km 29, depois de ter começado a especial em sétimo lugar. O sul-africano foi 1m49s mais rápido do que o líder da corrida. Nasser Al Attiyah era terceiro, um segundo atrás do francês. Yazeed Al Rajhi era o quarto, 16 segundos atrás do Qatari. O piloto de fábrica da Toyota Gazoo Racing, que terminou em décimo sétimo lugar na sua estreia no Dakar com a tenra idade de 18 anos, estava a olhar bem para o que seria a sua primeira vitória na etapa na sua primeira temporada no W2RC mas as coisas correram-lhe mal lá mais para a frente!

Por essa altura, Guerlain Chicherit parava ao km 48 e foi ultrapassado por Yazeed Al Rajhi e Lucas Moraes.

O francês passou pelo km 68 com uma desvantagem de 10m22s para o saudita, o que significava que não era mais o líder da corrida.

Saood Variawa rodava bem e passou pelo km 68 com 1m23s de vantagem sobre Nasser Al Attiyah e 1m24s sobre Yazeed Al Rajhi. Isto fazia com que o sul-africano fosse o líder virtual do rali com 32 segundos de vantagem sobre o saudita e 1m22s sobre o qatari. Já Guerlain Chicherit voltava a parar e assim ficou ao km 79. Uma avaria mecânica tirou Guerlain Chicherit da especial e obrigou o até então líder da corrida a regressar à estrada para o bivouac.

Saood Variawa perdeu algum tempo ao quilómetro 98 e liderava Nasser Al Attiyah por 49 segundos, Yazeed Al Rajhi por 1m08s, João Ferreira por 1m58s e Carlos Sainz por 2m38s.

Sebastien Loeb adaptava-se depressa na corrida Challenger. Ao quilómetro 29 o francês tinha uma vantagem de 3 segundos sobre Ghislain de Mevius e de 8 segundos sobre Miguel Barbosa. Depois de um acidente numa ponte, ontem, Cristina Gutiérrez partiu do 24º lugar.

O líder da geral dos SSV, João Monteiro (South Racing Can-Am), era o piloto mais rápido ao quilómetro 29, onde tinha 9 segundos de vantagem sobre Gonçalo Guerreiro e 14 sobre o líder da W2RC, Yasir Seaidan (MMP).

O companheiro de equipa de Guerlain Chicherit, Guillaume de Mévius, parou ao km 48. A equipa informou o organizador que está bem, mas o mesmo não se pode dizer da sua Hilux. Um dia para esquecer para os “Fall Guys”.

Sébastien Loeb continuava a controlar a etapa Challenger ao quilómetro 98, onde liderava Nicolás Cavigliasso por 1m30s e a estrela local Alexandre Pinto por 1m48s.

Saood Variawa continuava à frente de Nasser Al Attiyah ao quilómetro 125. O catari estava a 38 segundos, uma melhoria de 10 segundos desde o último controlo horário. Yazeed Al Rajhi ganhou 2 segundos à Hilux de fábrica e passou a estar a 1m06s.

Mais informação assim que possível.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

https://www.portugal.live.worldrallyraidchampionship.com/en/car/2/latest-ranking

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Billy Bob
Billy Bob
27 dias atrás

Este Nasser Al Attiyah é só….Um piloto extraordinário.
Nós como Ocidentais, temos a tendencia natural de nos ligarmos a outros nomes que com ele competem, ou competiram, Loeb, Sainz, Peterhansel, Jean-Louis Schlesser…
Mas este Nasser….É Champ!!!

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  Billy Bob
27 dias atrás

Pois…

Lugar aos novos!
Lugar aos novos!
Reply to  Billy Bob
27 dias atrás

Mais ou menos.. não será só tendência natural, mas resultados.
Neste rali temos mais um bom exemplo do que esses nomes fazem:
https://www.autosport.pt/todooterreno/rally-raid-portugal-sebastien-loeb-estivemos-sempre-ao-ataque/

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado