Francisco Barreto: “em 2024 vamos fazer corridas tanto em Portugal como lá fora”

Por a 26 Outubro 2023 19:31

Francisco Barreto decidiu este ano dar o salto para as T1+ e apesar de ainda estar num processo de adaptação à nova realidade, conta com bons ‘apoios’ para que tudo se processe de forma mais fluida: Carlos Silva como navegador e a Overdrive Racing como estrutura de apoio. A nova realidade é a Toyota Hillux T1+, e agora é a vez do desafio da Baja Portalegre 500, que é mais um importante passo na evolução do piloto.

Apesar de muito jovem já contas com alguns anos de experiência no Todo-o-Terreno, de onde vem esta paixão?

“vem desde muito novo, sempre gostei de carros, motos e de adrenalina, e pode-se dizer que também vem de sangue, visto que o meu avô teve uma oficina de automóveis desde muito novo e o meu pai sempre andou nestas andanças também”.

Depois de alguns anos ao volante de uma Ford Ranger, em 2023 a aposta numa viatura T1+, como correu este processo?

“O processo ainda está a decorrer, mas na nossa opinião este carro foi a aposta certa e a adaptação está a correr muito bem! Estamos a adorar a nossa Toyota Hillux T1+, é um carro brutal e tem muito para nos dar ainda.”

A escolha da Toyota foi a opção tardia, mas parece ser a viatura mais completa da atualidade. Em que se destaca esta máquina preparada pela Overdrive?

“Tudo se destaca neste carro, por alguma razão é o carro campeão Mundial por dois anos consecutivos. É realmente um carro impressionante com um desenvolvimento brutal, desde a nova suspensão, com novo curso, o motor v6 em que veio combater algumas nuances que tinha o motor V8, em que era mais desafiante em termos sempre o maior partido do mesmo, aerodinâmica, pesos, as rodas que amortecem muito as pancadas e permite andar a um ritmo mais elevado devido à menor probabilidade de ter furos. Resumidamente, está um carro muito completo e é impressionante a evolução dos carros em tão poucos anos.”

Agora apareces em provas internacionais, achas que é o caminho correto ou só uma aposta para evoluir?

“Sim, pensamos ser o caminho certo, ter novas experiências e puder competir com pilotos que sempre foram e são uns ídolos para mim no desporto automóvel e hoje estar a puder competir com eles e todos os dias querer ser melhor que eles, para mim é muito importante. Precisamos de objetivos para podermos crescer e fazer melhor e competir com os melhores só nos faz crescer mais depressa!”

Levas contigo um navegador muito experiente, o Carlos Silva. Sentes que o equilíbrio entre a experiência dele e o teu sangue na guelra próprio da idade são a chave para o sucesso?

“Sim, nós demos este salto para uma viatura de última geração, mas com os pés bem assentes na terra. Na minha evolução sempre tentamos dar os passos certos na hora certa e achámos que agora era a altura, mas que tínhamos que continuar com um grande professor que é o Carlos Silva, que tem uma enorme experiência e muito importante que todos os dias quer aprender coisas novas e não fica para trás em relação a navegadores mais novos! Acho que esta conjuntura entre nós dois tem tudo para dar certo e estamos a trabalhar nesse sentido todos os dias.”

Estás a ser assistido pela Overdrive Racing, uma equipa muito experiente? Tem sido positivo neste período de adaptação?

“Sim, podermos ter o apoio da Overdrive que é a equipa campeã mundial é muito importante, pela partilha de experiência e toda a ajuda que me estão a dar! É realmente uma grande equipa e apesar de muitas pessoas não saberem, é composta por muito elementos portugueses, com um talento incrível. Estarmos numa equipa de fábrica que é a melhor do mundo em que grande parte da equipa fala a nossa língua é realmente mais um incentivo para nós.”

Depois da experiência em Itália menos positiva, novo momento de aprendizagem em Aragon? Quais as principais diferenças entre as provas e para o Portalegre que se aproxima?

“As provas são diferentes, não podemos comparar Aragon a Portalegre. Portalegre é uma prova ligeiramente mais sinuosa, devido a vários fatores em que o principal fator que considerar é a água que tem caído nos últimos dias. Avizinham-se dias chuvosos e espera-se uma baja com lama…

Ainda assim, vamos dar o nosso melhor e vamos tentar lutar pelos lugares mais altos. A Baja de Aragon marcou muito este ano pela espetacular lista de inscritos e conseguimos estar entre os melhores, por isso acho que temos tudo para poder fazer uma boa prova em Portalegre se tudo correr como o esperado que por vezes não é fácil, mas são as corridas.”

Quais os próximos desafios? Onde te vês na temporada 2024?

“Estamos neste momento a desenvolver um projeto que achamos muito interessante nesta altura da minha carreira e pensamos ser o passo certo, mas que não poderemos anunciar na sua totalidade! Mas podemos começar por dizer que, à semelhança deste ano, vamos fazer corridas tanto em Portugal como lá fora.

FOTOS Facebook Barata Racing Team

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado