Baja TT Idanha-a-Nova: O que disseram os protagonistas do CPTT…

Por a 7 Setembro 2018 22:21

Nuno Matos, concluiu hoje o primeiro dia de Baja TT Idanha-a-Nova, no primeiro posto entre os automóveis. Depois de um prólogo de 8 km onde registou o segundo melhor tempo, o piloto portalegrense que se faz acompanhar como habitualmente por Pedro Marcão, conseguiu ascender ao primeiro lugar logo no início do primeiro setor seletivo de 85,44 km, que segurou até ao final: “Já tínhamos constatado a performance desta máquina nos treinos que realizámos, mas de facto agora em competição sentimos ser um carro bastante competitivo. Entrámos com o pé direito. Melhor era impossível. Estamos muito satisfeitos e não esperávamos terminar este primeiro dia na liderança na corrida”, revela Nuno Matos que relativamente à organização da corrida deixa ainda um apontamento. “No final do setor seletivo, de apenas 80 e poucos quilómetros tivemos de ultrapassar os SSV. Penso que esta situação deverá ser revista pela organização, para bem de todos os participantes, por forma a conciliar os dois campeonatos”.

Alejandro Martins iniciou da melhor forma a sua participação na Baja TT Idanha-a-Nova, penúltima etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018 ao realizar o melhor tempo no prólogo desta prova beirã. Ainda neste primeiro dia de prova foi disputado o primeiro setor seletivo, um troço marcado por diversos percalços e situações que penalizaram a sua prestação, conforme explica Alejandro Martins: “Até ao km 40 estive sempre à frente da corrida. Depois tive problemas de aquecimento da água do motor e a partir daí vim sempre com um ritmo que me permitisse controlar a temperatura. Devido a este problema tive de andar muito mais devagar e com isto perdi algum tempo. Descobrimos no fim que foram uns ramos e folhas que taparam quase por completo o radiador. Depois apanhei três SSV e a certa altura tive mesmo que parar porque havia muito pó e eu não conseguia ver nada. Esta situação não é aceitável, até porque coloca em risco a segurança dos concorrentes, e acabou por me prejudicar. Apesar de tudo, estou satisfeito. Fizemos uma boa corrida e estou a 25 segundos do primeiro classificado. Para amanhã está tudo em aberto e por isso vou fazer tudo para tentar recuperar a liderança da corrida” disse Alejandro Martins que é segundo a 25s do líder, o que deixa tudo em aberto para a luta pela vitória numa prova onde ainda terá de enfrentar no período da manhã uma passagem com 140,29 km cronometrados enquanto de tarde será disputado um percurso com uma extensão de 179,90 km.

Pedro Ferreira alcançou hoje o terceiro lugar na classificação. O piloto da PMF Racing, aos comandos da VW Amarok preparada pela equipa South Racing, conseguiu impor um ritmo bastante consistente conseguindo recuperar três postos face à sexta posição obtida no prólogo que se disputou de manhã.

Os 85.44 quilómetros cronometrados da prova beirã, não ofereceram grandes dificuldades a Pedro Ferreira que, mesmo com um problema nos travões que surgiu a meio da especial, mostrou a fiabilidade do seu andamento conseguindo assegurar o terceiro lugar da tabela de classificação geral a 1m1s28’ do primeiro classificado: “o prólogo não nos correu muito bem. Entrámos um pouco cautelosos demais e o desfecho não foi o esperado. No entanto, de tarde impusemos de forma categórica o nosso ritmo e chegámos ao fim em terceiro. Podíamos ter feito melhor mas a meio da especial ficámos sem travões o que nos fez perder tempo devido a algumas saídas de estrada. Contudo, consegui recuperar bem, apesar da fadiga. No final do troço também apanhámos alguns SSV o que limitou o nosso andamento porque perdemos muito tempo atrás deles. Terminámos numa boa posição e amanhã vamos atacar para fazer mais e melhor”, referiu o piloto da PMF Racing.

Hélder Oliveira, aos comandos de um Mini Paceman preparado pela Cattiva Sport, terminou o dia na sétima posição entre os automóveis. Depois de um prólogo bem sucedido em que o piloto de Barcelos estrategicamente optou por imprimir um andamento menos combativo, e foi já enquanto disputava o setor seletivo de 85,44 Km que os problemas se fizeram sentir condicionando a performance da equipa.

Um problema no eixo traseiro do Mini Paceman tornou difícil curvar, essencialmente à direita. Aliado a este constrangimento, o cruzamento em pista com os SSV enquanto cumpria o final do troço, fez com que o piloto, que se faz acompanhar por Pedro Pires de Lima, perdesse posições: “O prólogo correu bem. Iniciámos bem a corrida, mas depois no setor seletivo sentimos que havia um problema no eixo traseiro do nosso Mini, que ainda não conseguimos identificar qual é ao certo, mas que dificultou as curvas. Curvar para o lado direito foi bastante complicado. Por outro lado, apanhámos um SSV mais atrasado e não conseguimos ultrapassá-lo, tivemos de parar duas vezes. Ainda falta muita corrida para cumprir, muitos quilómetros pela frente, mantemos a motivação”, contou Hélder Oliveira.

Os mais azarados foram, sem dúvida, a dupla João Ramos e Vitor Jesus, que apenas tinham a intenção de gerir o resultado de modo a continuar bem posicionados na luta pelo título do Campeonato Portugal de TT. Só que, foram apanhados desprevenida ao passar por um buraco, pois isso resultou num acidente e na quebra da manga de eixo que os obrigou a desistir da prova: “Foi o acidente mais desanimador que alguma vez tive, pois ia a um ritmo normal sem exagero algum. O sentimento da equipa é de enorme tristeza, mas nada nos fará desistir de dar o nosso melhor na próxima Baja em Portalegre!”, disse João Ramos.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPTT -CAMPEONATO PORTUGAL TODO TERRENO
últimas Autosport
cntt-campeonato-nacional-todo-terreno
últimas Automais
cntt-campeonato-nacional-todo-terreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado