Baja Portalegre 500, Nuno Rodrigues da Silva e a carta de controlo voadora

Por a 30 Outubro 2016 11:25

Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva não tiveram sorte na Baja Portalegre 500, que abandonaram no último dia de prova, com problemas no motor da Nissan V8 Dakar da Newspeed, impossíveis de solucionar. O piloto de Barcelos estava a imprimir um bom andamento e enquanto esteve em prova manteve-se sempre regular e consistente chegando a classificar-se em CP1 no sétimo posto da tabela. Todavia um problema no motor impossibilitou Hélder Oliveira de concluir com sucesso esta mítica prova alentejana: “de manhã quando saímos para o primeiro troço, que tinha cerca de 180 quilómetros, estava tudo a correr normalmente. Conseguimos imprimir um ritmo bastante positivo. Mas, cerca do quilómetro 92 tivemos um problema no motor que de repente se calou. Percebemos rapidamente que o motor tinha partido. Foi um problema com a distribuição e não havia mais nada a fazer. A única opção era mesmo desistir ”, contou o piloto de Barcelos.

A prova foi cheia de peripécias e no setor seletivo de sexta-feira, aconteceu mais uma daquelas peripécias pouco usuais no desporto automóvel, com Nuno Rodrigues da Silva e juntar mais uma interessante história à sua longa carreira de títulos e excelentes histórias para contar: “Logo na primeira curva à esquerda do percurso seletivo a porta abriu e não mais fechou. Vim os 83 km a segurar a porta… claro que não vinha sempre a segurá-la, pois o vento e a aerodinâmica tratavam da fechar, mas sempre que havia uma curva à esquerda lá ia eu a segurar para ela não ir para muito longe. O que me preocupava mais, era se houvesse uma zona estreita e a porta batesse e estilhaçasse, e depois era um problema, em termos de segurança, para além de que era chato fazer o resto da prova sem porta. Mas para aí a mais de meio do percurso do setor seletivo, a certa altura a porta abriu mais uma vez, e a carta de controlo voou, agarrada por uma mola. Tivemos que parar, não fiquei muito preocupado porque levava a mola agarrada e por isso não podia ir para muito longe, mas com isso perdemos mais de um minuto entre o procurá-la, achá-la e arrancar novamente em ritmo de corrida. Obviamente nunca me tinha acontecido, ela vinha bem enrolada, mas a certa altura, um golpe de vento diferente, aquilo foi-se com a mola e tudo, aí vai ela… Obviamente a concentração não era a mesma, com uma mão tinha que segurar a porta, a outra o road book, depois fazer o reset do odómetro, tudo junto. Já hoje (ontem) íamos a andar bem, na zona de Sousel, o motor morreu…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado