Baja Loulé: Alexandre Ré faz história: Primeiro SSV a vencer à geral no CPTT

Por a 31 Maio 2021 09:11

Alexandre Ré e Francisco Esperto (BRP Can AM Maverick X3), venceram a Baja Loulé. É a primeira vez que um SSV vence à geral no CPTT.

Luis Recuenco/Sergio Peinado (Mini John Cooper) e André Amaral/Nelson Ramos (Ford Ranger) completaram o pódio.

Desde que os SSV surgiram há uns anos que com o passar do tempo se foi antevendo que, algum dia, algo assim pudesse suceder. Foi agora. Fez-se história e com alguma surpresa no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, com Alexandre Ré e Francisco Esperto (BRP Can Am Maverick X3), a vencerem a Baja Loulé, batendo toda a concorrência sem apelo nem agravo.

Claro que em condições normais os habituais ‘tubarões’ estão no topo da ‘cadeia alimentar’, seria sempre preciso que os astros se alinhassem. Mas isso sucedeu. Ré fez uma exibição perfeita, sabendo fugir dos problemas, algo que os cíclicos favoritos aos triunfos dos últimos anos não souberam, ou não conseguiram, fazer.

Pela primeira vez na história do CPTT, um SSV vence uma corrida à geral, o que diz muito do que são hoje em dia estas máquinas. Grande andamento, por uma fração do valor dos T1. Mas há um dado interessante: os adeptos ainda não olham com os mesmo olhos para os SSV. Ainda!

Para isto suceder, juntaram-se vários ingredientes, pois os pequenos SSV só conseguem bater o pé aos melhores T1 em condições muitos especiais, e nesta prova isso foi verdade em partes do percurso, muito ‘trialeiro’ e estreito, bom para os ágeis SSV, mas a grande maioria do traçado tratava-se de grandes partes dos conhecidos troços do WRC, quando o Rali de Portugal se realizou nestas estradas entre 2007 e 2014. Até a Ribeira do Vascão foi atravessada! Várias vezes nesta prova.

O primeiro dia ficou marcado pelos inúmeros contratempos que tiveram a maioria dos pilotos, boa parte dos mais destacados incluídos, mas essencialmente pelo facto do Clube Automóvel do Algarve ter colocado de pé uma prova muito difícil, tornando-a bem diferenciada do que os concorrentes estão habituados nos últimos anos de TT. É a maioria gostou muito.

Depois de na Baja TT Montes Alentejanos terem existido muitas queixas com as marcações, com vários acidentes complicados a suceder devido em muito às velocidades atingidas em conjunto com alguma deficiente marcação, na Baja Loulé nada disso se passou. Mas foi uma prova muito dura e o calor contribuiu para isso. Houve quem parasse para vomitar, e não foi só um caso.

Ré foi supremo!

Alexandré Ré viu os principais favoritos terem problemas de toda a estirpe, mas o seu sétimo lugar do prólogo já deixava claro que poderia alcançar um bom resultado, algo que depressa confirmou quando chegou ao fim da SS1, 41.5s na frente do Mini do espanhol Luis Recuenco.

No segundo dia, o piloto do BRP Can Am Maverick X3, ainda dilatou muito o avanço que trazia vencendo a prova com 5m55.3s de avanço para Luis Recuenco: “fomos com cautela, não batemos em lado nenhum”, foi a receitado primeiro dia, repetida no segundo.

Luis Recuenco, que embora seja um bom piloto, já não vai para novo e confessou ao AutoSport que a sua principal dificuldade nesta prova foi a questão física, pois enquanto a Baja TT Montes Alentejanos, onde também terminou bem classificado era composta de estradões rápidos, esta prova do Clube Automóvel do Algarve tinha muitas partes estreitas, sinuosas, mais estilo trial, e isso levou a ser necessária muita mão-de-obra por parte dos pilotos, o que aliado ao calor que se fez sentir, a rondar os 30-32 graus, dificultou muitas as equipas. E Recuenco destacou esse facto. Depois de terem terminado o primeiro dia a 41.5s de Ré, a ideia era atacar para ir tentar buscar a diferença, mas um furo ao Km 37 tirou isso da ideia do espanhol, que depois disso se limitou a rodar para assegurar a posição, o que conseguiu.

André Amaral e Nelson Ramos (Ford Ranger) sucedeu algo semelhante. Terminaram o primeiro dia a 5m22s da frente, no terceiro lugar, devido a um furo e a terem perdido algum tempo a ajudar João Ramos. No domingo, tiveram problemas na bomba de direção, logo ao Km 10 do Setor Seletivo, pelo que depois disso, o objetivo passou a ser levar o carro até ao fim na mesma posição, o que conseguiram.

César e Tânia Sequeira (Mini Cooper D Protótipo) foram um combativos quartos classificados. Depois de gastarem o jogo que quatro pneus novos que tinham no primeiro dia, fizeram o segundo com os mesmos, perdendo mais ou menos o mesmo tempo de sábado. Uma bela prova, premiada com um bom quarto lugar.

Liderança mantida

Tiago Reis e Valter Cardoso (Toyota Hilux Overdrive) terminaram a prova no quinto lugar, a 21:06.0s da frente, acabando por fazer uma boa operação para o campeonato, pois todos os principais candidatos, ou ficaram mais atrasados, ou abandonaram.

Terminaram o primeiro dia na sétima posição a 11m51.54s de Ré, fruto duma transmissão traseira que cedeu logo ao quilómetro 28, condicionando tudo o resto. No segundo dia, também não tiveram muita sorte, porque furaram duas vezes, ajudaram um piloto capotado na estrada, salvando o mais importante a liderança do campeonato.

Edgar Condenso e António Serrão (Ford MO EXR05 Proto) terminaram em sexto a 23:27.7, uma prova que não começou bem com o toque e um furo no prólogo. Saíram muito atrás, naturalmente, depois foram perdendo tempo a ter que ultrapassar concorrentes no pó, para de terem ficado sem direção assistida nos últimos 80 Km. No segundo dia, correu tudo bem, e o prémio foi um sexto lugar.

Francisco Barreto e Carlos Silva (Nissan Navara) terminaram em sétimo, uma boa prova do jovem piloto que se estreou nos T1 com um sétimo lugar. Com poucos testes de adaptação ao carro, o jovem da Prolama, ‘promete’ bastante, já que o resultado não lhe caiu do céu. Numa prova muito difícil, ainda mais para quem se estreava com um T1, terminou o primeiro dia em décimo, fez ainda melhor no segundo dia, e foi premiado com um sétimo lugar.

Lino Carapeta e Rui António levaram o Land Rover Proto Bowler ao oitavo lugar da geral,

Filipe Carvalho e Maria Carvalho estão cada vez a andar melhor com o seu Bombardier X3 XRS, que desta feita levaram ao nono lugar da geral, depois do 13º em Beja. Sempre muito regulares, depois de um 15º lugar no primeiro dia, recuperaram até ao top 10 em mais uma boa prestação da dupla pai e filha.

Ricardo Nascimento: top 10 e triunfo no T8

A fechar o top 10 ficaram Ricardo Nascimento e Jorge Fernandes (BMW X5), que fizeram desta feita um resultado bem melhor que em Beja.

Numa categoria que começou por ser dominada por Michael Braun e Ivo Santos, no Porsche Cayenne Proto, que lideravam no final do primeiro dia com mais de oito minutos de avanço, mantendo-se por aí até perto do fim, quando um problema mecânico deixou de fora os homens do Porsche, ‘entregando’ o triunfo a Ricardo Nascimento, que não se fez rogado, deixando José Mendes e Jorge Baptista (Mitsubishi L200) a um quarto de hora e João Paulo Oliveira/Pedro Cação (Toyota Rav 4) e Rui Marques/Vitor Mendes (Nissan Navara D21) bem mais longe.

Georgino Pedroso foi o vencedor do T2 e desta feita teve um navegador ainda mais de luxo: Rui Sousa. Na habitual Isuzu D-Max, venceram os dois Setores Seletivos, o primeiro com 16 minutos de avanço para Joel Marrazes e José Motaco (Nissan Navara) e o segundo com apenas 38.9s para os jovens João Franco e Pedro Inácio (Nissan Navara D22) que tiveram alguns contratempos no primeiro dia de prova. Pedroso terminou a prova com

23m27.8s de avanço para Joel Marrazes com João Franco em terceiro, mas muito atrasado.

Henrique Silva e Henrique Damásio (Mini Paceman Proto) terminaram em 16º, mas muito longe dos lugares onde costumam andar, depois duma prova cheia de problemas, o mesmo sucedendo com Jorge Cardoso e André Barras (Mercedes A 140 Proto).

Nuno Matos e Joel Lutas (Fiat Fullback Proto) tiveram uma prova muito ocmplicada. Depois do quarto tempo no prólogo, no SS1 um furo ao Km15, atrasou-os, e ao Km 60, o seletor da caixa de velocidades partiu-se, ficando só ocm 3ª velocidade. No domingo, mais dois furos.

Depois do belo resultado e estreia no T1, na Andaluzia, João Ferreira/David Monteiro (Toyota Hilux) abandonaram no 1º dia devido a uma pancada numa árvore com que fez que arrancássem uma roda. No SS2, um dia perfeito: foram 3º à geral no SS2.

Muitos azares

João Ramos e Filipe Palmeiro (Toyota Hilux) voltaram a abandonar. No sábado, ficaram sem direção assistida, a bomba de travões avariou, o tempo de assistência não foi suficiente para reparar, foram para o SS1 só com travagem atrás, tiveram uma saída de estrada, e ficaram numa vala, foram ‘salvos’ pelo André Amaral, que lhes puxou o carro para trás. Depois, mais dois furos. No domingo, a ideia era recuperar o máximo de posições mas a 10 Km do final, nova saída de estrada, num local de acentuado declive, e a Hilux por ali ficou.

Gualter Barros e Hugo Magalhães (Can-Am Maverick X3) estiveram bastante bem, foram 12º no prólogo, terminaram o dia em sexto. No domingo, já era quintos em CP4, mas abandonaram na sequência de um toque. Estiveram muito perto de fazer um ‘brilharete’.

David Spranger e Jaqueline Ferris (Can-Am Maverick X3) terminaram o primeiro dia em quinto, mas tiveram problemas mecânicos no segundo e abandonaram.

Nuno Madeira e Filipe Serra (Ford Ranger T1) voltaram a abandonar, novamente com problemas relacionados com a caixa de velocidades. Desta feita uma rótula ‘uniball’ do seletor da caixa. Estavam com ritmo paral utar pelo triunfo. Alejandro Martins e José Marques (Mini John Cooper Works Rally) deram um toque no prólogo e já não entraram no SS1.

Classificação

1 575 Alexandre Ré Francisco Esperto Brp (Canam) Maverick X3 4:58:55.4 T4

2 543 Luis Recuenco Sergio Peinado Mini John Cooper 5:55.3 T1

3 505 André Amaral Nelson Ramos Ford Ranger 14:37.4 T1

4 512 César Sequeira Tânia Sequeira Mini Cooper D Prototipo 16:43.1 T1

5 587 Tiago Reis Valter Cardoso Toyota Hilux Overdrive 21:06.0 T1

6 506 Edgar Condenso António Serrão Ford Mo Exr05 Proto 23:27.7 T1

7 560 Francisco Barreto Carlos Silva Nissan Navara 26:39.7 T1

8 514 Lino Carapeta Rui António Land Rover Proto Bowler 33:05.0 T1

9 515 Filipe Carvalho Maria Carvalho Bombardier X3 Xrs 46:56.4 T4

10 524 Ricardo Nascimento Jorge Fernandes Bmw X5 47:21.5 T8

11 513 José Mendes Jorge Baptista Mitsubishi L200 1:03:12.8 T8

12 571 Georgino Pedroso Rui Sousa Isuzu D-max (Tfs 85) 1:03:29.0 T2

13 521 Daniel Alonso Candido Carrera Ford Exr05 Proto 1:09:58.2 T1

14 576 Joel Marrazes José Motaco Nissan Navara 1:26:56.8 T2

15 574 João Paulo Oliveira Pedro Cação Toyota Rav 4 1:33:58.5 T8

16 544 Henrique Silva Henrique Damásio Mini Paceman Proto 1:35:40.6 T1

17 523 Jorge Cardoso André Barras Mercedes A 140 Proto 1:43:40.5 T1

18 522 Rui Marques Vitor Mendes Nissan Navara D21 2:19:22.3 T8

19 528 Nuno Matos Joel Lutas Fiat Fullback Proto 2:57:33.6 T1

20 519 Joao Franco Pedro Inácio Nissan Navara D22 3:00:40.5 T2

21 540 João Ferreira David Monteiro Toyota Hilux 3:03:33.2 T1

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