Baja 500 Portalegre: Não há público, mas há prova

Por a 4 Novembro 2020 10:02

Ao contrário do que disse Graça Freitas, Diretora Geral de Saúde, em conferência de imprensa, na segunda-feira, a Baja 500 Portalegre foi inicialmente autorizada pela DGS e caso não exista a reversão da primeira decisão, a prova vai mesmo em frente. Ter-se-á tratado duma falha de comunicação interna, pelo que a prova do ACP só não se realiza se a DGS voltar com a palavra atrás.

É exatamente isso que diz o vereador do pelouro do Desporto na Câmara de Portalegre, Nuno Lacão, que lembrou que as autoridades de saúde aprovaram o Plano de Contingência da Baja de Portalegre para prevenção da Covid-19 e que não conhecimento oficial de alguma decisão da DGS que impeça o evento. Portanto, a 34ª edição da Baja de Portalegre está agendada para os dias 5 a 7 de novembro, e assim vai decorrer. Neste momento não há nada que indique o contrário.

Este ano de 2020 é absolutamente para esquecer tão ‘afetado’ que tem sido devido à pandemia de Covid-19. É verdade que em termos desportivos os nossos pilotos têm sabido fazer das fraquezas forças e trouxeram títulos e vitórias para Portugal como há muito não se via mas o TT em geral e o ACP em Particular Têm sofrido muito com esta pandemia. O Rali de Portugal só em 2021, as 24 Horas de Fronteira, idem, aspas, e a Baja Portalegre 500 vai ter tudo o que é habitual, menos o público. Mas vai ter uma excelente novidade que passa pelo regresso da prova do Automóvel Club de Portugal ao calendário da Taça do Mundo de Bajas da FIM, algo que já não acontecia desde 2013. Uma alteração que traz até Portalegre nomes sonantes das motos, dando assim projeção acrescida à prova ao ACP e à cidade alentejana que desta forma acabarão por juntar a nata nacional e internacional das duas e das quatro rodas.

A Nerpor, em Portalegre, volta a ser o centro nevrálgico, com as partidas e chegadas da totalidade das Etapas, bem como com o Parque de Assistência, que este ano, infelizmente, não poderá ser visitado pelo público devido à pandemia da Covid-19.

Mas nem tudo muda, com a prova a apresentar um figurino semelhante ao de outros anos, com as habituais partidas na Ponte de Sôr e Crato, enquanto uma das chegadas têm lugar em Cabeço de Vide e outra em Alter do Chão, que se estreia também com uma partida nas motos em Alter Pedroso. Já em Portalegre, mais concretamente a Herdade das Coutadas, será palco do incontornável Prólogo, que este ano dá pelo nome de Especial de Qualificação, isto além de servir de chegada a três dos quarto SS dos automóveis e ao último SS das Motos, que este ano percorrem dois troços no sábado em vez de um, como habitualmente. Nas Coutadas terminam também a sua prova os pilotos da Mini Baja.

Além dos locais mencionados, a prova percorre também percursos nos concelhos de Niza, Gavião, Fronteira, Sousel, Monforte e Extremoz.

No total, a 34ª Edição da Baja Portalegre 500 contará com quatro Sectores Seletivos para os Autos e também para as Motos. No que respeita às quatro rodas, a prova será composta por um total de cerca de 600 km, dos quais cerca de 450 serão disputados ao cronómetro, dois na sexta-feira e outros tantos no sábado. Já nas motos a distância total será um pouco inferior, com cerca de 550km, dos quais cerca de 420 vão ser percorridos contra o relógio.

No que toca ao público, neste ano infelizmente excecional, e enquanto estiverem em vigor as mais recentes normas impostas pelo Governo, não é permitida a presença do mesmo em eventos desportivos, pelo que o Automóvel Club de Portugal, num esforço ímpar, vai transmitir o maior número de horas da Baja de Portalegre, através das plataformas digitais da prova, com classificações e diretos de vários momentos e locais da mesma.

Bom plantel

Como se esperava, nos autos, o plantel é menos numeroso que em outros anos, mas ainda assim o ACP congregou uma boa lista de inscritos. A melhor novidade de todas é a presença de Ricardo e Manuel Porém no Borgward Bx7  Evo com que já disputaram o Dakar 2020. Vladimir Vasilyev (Mini Cooper Countryman), Bernhard Ten Brinke (Toyota Hilux Overdrive), Ronald Van Loon (Redlined Nissan Navara) são presenças confirmadas o que à hora do fecho desta edição não sucede com os dois carros da Mini da X-Raid de Boris Garafulic e Paulo Fiúza Boris e Yasir Seaidan, que pelos vistos estão a ter problemas em trazer os carros para Portugal sendo o mais provável não virem. epois, o que há são vários SSV dos mais competitivos, T3 e T4, por exemplo o de Guillaume De Mévius que já tem corrido em Portugal, ou ainda um nome ofrte do Dakar: Aron Domzala. Há ainda nomes como Laurent Polett MMP Can Am X3, habitual ‘cliente’ de Fronteira que este ano vem a Portalegre. De resto, é o plantel nacional, que luta no CPTT.

4 provas, 4 vencedores

Quem desempata? Tiago Reis venceu a Baja TT Vindimas do Alentejo, Miguel Barbosa triunfou na Baja TT ACP, João Ramos saiu vencedor na Baja TT do Pinhal e finalmente, na Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, foi Alejandro Martins o melhor dos concorrentes do CPTT. Isto redunda num campeonato muito equilibrado, com o líder do campeonato, Miguel Barbosa, a somar 71 pontos, mais sete que João Ramos. Depois de não ter pontuado em Reguengos, Tiago Reis soma 58, e depois do ‘triunfo’ na última prova Alejandro Martins soma 45. Com duas provas pela frente, está tudo em aberto, e apesar de Portalegre já não ser a prova de encerramento da temporada – o adiamento da Baja TT Idanha a Nova assim o determinou, a prova do ACP vai certamente definir bem melhor a questão. Favoritos, como sempre, numa prova como Portalegre, não há, pois as armadilhas são mais do que muitas, e a incerteza dos resultados é uma constante. Seja como for, Miguel Barbosa e João Ramos são mais rápidos que Tiago Reis e Alejandro Martins, mas a consistências e rapidez destes dificilmente permitirá diferenças que ‘descansem’ os primeiros.

 Sexta-Feira, 6 de novembro

SS1 Especial de Qualificação (5,0 Km)

SS2 (85,0 km)

Sábado, 7 de novembro

SS3 AUTO (170 km)

SS4 AUTO (180 km)

SS3 MOTO / QUAD / SSV (330 Km)

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