Carlos Sousa, Filipe Campos e Miguel Barbosa em novo duelo

Por a 18 Março 2009 10:55

Seguindo-se ao alentejano Ervideira Rali TT, a 17ª edição do Rali TT Serras do Norte promete tanto ou mais que a etapa inaugural do CPTT, constituindo a oportunidade ideal para confirmar (ou não) as ambições de cada um dos principais candidatos ao título.

Única etapa do calendário disputada a norte, a jornada do Motor Clube de Guimarães apresenta características diferentes de todas as outras, já que é traçada nas complicadas serranias de Trás-os-Montes, num percurso tão acidentado quanto sinuoso e que devido à altitude costuma limitar, sobremaneira, a potência dos motores, especialmente os alimentados a gasolina.

Ausente do circuito nacional desde 2002 – época em que venceu este rali pela primeira e única vez na sua carreira – Carlos Sousa volta a ter no total desconhecimento do percurso o seu principal “handicap”.

Contudo, e como se viu já em Reguengos, dificilmente isso constituirá um sério problema para o experiente piloto de Almada, talvez mais preocupado com a reacção dos seus dois adversários na corrida ao título e, não menos importante, com a notória falta de potência no motor diesel Mitsubishi, para já compensada com o soberbo comportamento do chassis do Racing Lancer.

Campos e Barbosa querem vingança

No plano inverso, Filipe Campos e Miguel Barbosa estão já bem familiarizados com a tipologia do terreno transmontano, se bem que um e outro vão pela primeira vez disputar a prova ao volante de um BMW X3.

Mais do que fugirem aos furos de que ambos se lamentaram em Reguengos, os dois terão agora que arrepiar caminho e colocar o actual líder do campeonato em sentido, sob pena de terminarem o ano a lutar apenas pelo vice-campeonato. E se Campos poderá ter uma pequena vantagem por voltar a dispor de um X3 mais evoluído, quer a nível de motor, quer a nível de chassis, Barbosa tem, pelo menos, a tradição a seu favor, pois venceu as últimas duas edições do rali.

Da lista de 29 inscritos ressaltam, já se sabe, duas ausências de vulto, já que tanto Pedro Grancha (por falta de verba) como Miguel Farrajota (ausente no Brasil) vão deixar um vazio na luta pelos restantes lugares da geral… Isto na presunção que os do pódio já estarão preenchidos.

Neste contexto, Bernardo Moniz da Maia tem aqui soberena oportunidade para melhorar o seu registo na jornada inaugural, quando foi quinto da geral, tanto mais que o piloto/empresário estreia aqui um BMW X3 igual ao seu colega de equipa. A principal oposição deverá vir de André Amaral e Rui Costa, embora com José Dinis Lucas e José Gameiro à espreita de qualquer deslize.

Luta aberta no T2

Ao nível do Agrupamento T2, a luta também promete, com Nuno Matos e Pedro Silva Nunes, respectivamente primeiro e segundo no Ervideira, a prometerem novo e emotivo duelo pela primazia, ainda que com José Dinis Lucas e, sobretudo, Jorge Simões (infeliz em Reguengos) a poderem intrometer-se nesta luta.

Quanto à categoria T8, terá cinco equipas à partida e o regressado Fernando Rito como principal favorito, mais quando se adivinham dificuldades acrescidas – leia-se, falta de potência no motor da sua Navara – para o actual líder da categoria, José Camilo Martins.

Finalmente, oito formações vão lutar pelo triunfo na segunda jornada do Desafio Elf/Mazda. Bruno Oliveira procura a sexta vitória na competição, mas terá agora que medir forças com o consagrado Francisco Esperto, em estreia numa Mazda BT-50.

PONTOS A RETER

? Embora mantendo o seu centro nevrálgico em Macedo de Cavaleiros, a 17ª edição do Rali TT Serras do Norte apresenta profundas alterações no seu figurino, este ano revisto e aumentado na sua quilometragem, aproximando-se agora dos 350 km cronometrados;

? Na sexta-feira, além da tradicional Super Especial de abertura (5,4 km), os concorrentes realizam ainda um primeiro Sector Selectivo com 40 km – uma novidade na prova do Motor Clube de Guimarães;

? No dia seguinte, a etapa é dividida em mais quatro sectores selectivos, o maior com 150 km, a ser percorrido por duas vezes. No final de cada passagem (SS 2 e 4) – e noutra inovação do MCG – as equipas realizam uma especial espectáculo (1,6 km) bem no centro da cidade, numa oportunidade para aproximar o público da corrida.

? Última curiosidade para o facto das equipas participantes poderem colocar ao longo do traçado (Especiais e/ou Zona de Assistência) painéis ou lonas com a publicidade dos seus patrocinadores pessoais.

PREVISÃO DO TEMPO

Sexta-feira, 20 de Março

Céu parcialmente nublado

Vento fraco (8 km/h)

Temperatura: 4º (min.)/20º (máx.)

Humidade média: 51 %

Sábado, 21 de Março

Possibilidade de aguaceiros

Vento fraco (11 km/h)

Temperatura: 2º (min.)/16º (máx.)

Humidade média: 56 %

Vencedores do Rali TT Serras do Norte

Ano Piloto   Carro

1993 Joaquim Garcia Peugeot Proto

1994 Francisco Esperto Nissan Terrano

1995 Santinho Mendes Opel Corsa 

1996 João Vassalo  Mitsubishi Pajero

1997 João Vassalo  Mitsubishi Pajero

1998 Pedro Mello Breyner Mitsubishi Pajero

1999 João Vassalo  Mitsubishi Pajero

2000 João Vassalo  Mitsubishi Pajero

2001 João Vassalo  Mitsubishi Pajero

2002 Carlos Sousa  Mitsubishi Strakar

2003 Rui Sousa  Nissan Navara

2004 Rui Sousa  Nissan Navara

2005 Luís Costa  Toyota Land Cruiser

2006 João Ramos  Toyota RAV4

2007 Miguel Barbosa Proto Dessoude

2008 Miguel Barbosa Proto Dessoude

EM DIRECTO

“É mais uma prova totalmente nova para mim, mas que encaro com a mesma vontade e determinação que a anterior. Quanto a resultados, não me atrevo sequer a arriscar, pois os outros dois candidatos são igualmente fortes de certeza que vão querer inverter o sentido do resultado da primeira prova”.

Carlos Sousa

“Vou para ganhar, aliás, como sempre acontece em todas as provas, embora sabendo que a concorrência é forte. Este ano, e como já se viu, o nível é altíssimo e não há ‘favas contadas’. Lutar pelo segundo lugar está fora de questão, pelo que vou dar o meu melhor e esperar, também, pela ‘estrelinha’ que faltou em Reguengos”.

Filipe Campos

“Não há dúvida que este vai ser um ano bastante disputado, apesar da primeira prova, quanto a mim, não ter permitido tirar grandes conclusões. Agora noutro palco e noutras condições, a ambição é de novo lutar pela vitória e fazer o melhor possível com aquilo que temos”.

Miguel Barbosa

“Espero lutar por um lugar cinco primeiros, isto no pressuposto de não chover. Pessoalmente, considero esta uma prova muito agradável, até pelo facto de se desenrolar a uma altitude superior às restantes, reduzindo de alguma forma o desempenho dos carros”.

Bernardo Moniz da Maia

“Apesar da surpresa que foi a vitória (T2) em Reguengos, os meus objectivos continuam inalterados. Ou seja, já ficaria contente com um dos três primeiros lugares da categoria, logo numa prova que, teoriamente, não é a mais indicada para o nosso carro”.

Nuno Matos

“A vitória no Ervideira abriu-nos boas perspectivas para o título de T8. Mas o nosso carro é dos menos potentes do pelotão e nesta prova deverá estar ainda mais dimuído em termos de potência.”

José Camilo Martins

HÁ UM ANO FOI ASSIM…

Terceira prova do ano, terceira vitória para Miguel Barbosa e o seu Proto Dessoude 05. Sem qualquer oposição, o piloto lisboeta dominou a prova do Motor Clube de Guimarães de fio a pavio, garantindo o melhor tempo na Super Especial e nos dois sectores selectivos, deixando o adversário mais próximo a expressivos 8m21s de diferença. A operação só não foi mais positiva em termos de campeonato porque Filipe Campos voltou a secundá-lo, também pela terceira vez na época, num rali em que teve que trocar o BMX X3, estreado na jornada anterior, pelo mais limitado Proto D-Max da equipa Prolama. A apenas dez segundos do portuense terminou Miguel Farrajota, com o algarvio a conseguir o primeiro pódio da sua carreira nos automóveis, logo na segunda aparição do Proto DePieres RAV4.

Protagonizando a recuperação da corrida, Pedro Gameiro foi quarto da geral após uma falha no motor da sua Nissan o ter impedido de ir além do 23º tempo na Super Especial. José Dinis Lucas, Paulo Graça, João Cruz e Pedro Silva Nunes fecharam o lote dos lugares pontuáveis, com este último a juntar o oitavo lugar à vitória no Agrupamento T2, à frente de Nelson Clemente e Francisco Esperto. Por sua vez, Nuno Matos aproveitou o abandono de Fernanto Rito para somar segundo triunfo do ano entre os T8.

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