Carlos Sousa e Filipe Campos dão espectáculo em terras algarvias

Por a 18 Abril 2009 18:17

É, aliás, na vantagem de Sousa que reside, neste momento, uma das principais dúvidas, já que apesar da tabela oficial de tempos colocar Filipe Campos a 27,5s, um erro na cronometragem coloca em dúvida a classificação actualmente disponível, sendo que a única certeza é que o piloto do Mitsubishi Racing Lancer é primeiro, mas não muito longe de Filipe Campos.

Ainda mais determinado em recuperar o tempo perdido durante a manhã, quando sofreu um furo no seu BMW X3 CC, Filipe Campos abriu o segundo Sector Selectivo (110,37km) como havia terminado o primeiro: atacando a fundo “sem margem de segurança”, como o próprio referiu na chegada à meta. “Vim completamente ao ataque. Só perdi um pouco de tempo a meio do troço por causa de um barulho que parecia vir do diferencial e que me tirou um pouco a concentração, mas o carro estava bom e continuei ao ataque”, disse Filipe Campos, que veio a saber já no Parque de Assistência que o diferencial havia mesmo cedido. Sobre as suas possibilidades de roubar a liderança a Sousa, o homem da Yser Racing admite que “será muito difícil mas acredito”.

Face a este ataque, Carlos Sousa viu-se forçado a responder na mesma moeda, ainda que admita ter perdido algum tempo logo na fase inicial do troço, muito sinuoso e onde o Racing Lancer se sente pouco à vontade. “Por cinco vezes tive que fazer manobras de marcha-atrás e aí perdi logo algum tempo. A certa altura recebi a informação de que estava a perder cerca de 40 segundos para o Filipe e pensei ‘Já não há respeito…'”, brincou no final Carlos Sousa. Brincadeiras à parte, o piloto de Almada confessou que na parte final do troço veio a “andar à maluca para recuperar algum do tempo perdido logo no inicio”, algo que acredita ter conseguido. Os dois concordam, no entanto, que se estão a divertir na luta e esperam levá-la até aos metros finais.

Pedro Grancha sobe para terceiro

Miguel Barbosa era, uma vez mais, o espelho da desilusão. “Não conseguimos perceber porque é que perdemos tanto tempo, estamos estupefactos com o tempo perdido. De manhã posso ter sido um pouco cauteloso demais, mas de tarde entrei ao ataque”, começou por dizer Barbosa, que só encontra explicação para cerca de 30 segundos perdidos. “A certa altura cometi um erro e caí numa vala e perdi cerca de meio minutos, mas mais que isso não compreendo”, completou.

Alheio a estas dúvidas, Pedro Grancha saltou para o terceiro posto, com16 segundos de vantagem sobre o homem da BMW X3 CC. “Correu tudo bem, sem problemas”, admitiu o piloto da Nissan Navara. O companheiro de equipa de Filipe Campos, Bernardo Moniz da Maia, ocupa a quinta posição, mostrando-se satisfeito com o seu desempenho: “Está tudo bem. Com o piso seco correu ainda melhor. Estamos na nossa posição”, admitiu.

O sexto é Rómulo Branco, líder da categoria T8, demonstrando um andamento muito forte com o seu Mitsubishi Pajero Evo. Atrás, José Gameiro é que não compreende as razoes de estar a ser batido por um veiculo do agrupamento T8: “Andei um pouco mais forte na parte da tarde e acho estranho que esteja a ser batido por um carro da classe T8”, admitiu.

José Dinis Lucas é o oitavo, ao passo que o nono é Pedro Silva Nunes, líder cada vez mais isolado da classe T2, uma vez que Nuno Matos partiu uma transmissão da sua Isuzu e perdeu bastante tempo. À entrada para o último dia, Silva Nunes leva cerca de sete minutos de avanço. “Correu tudo bem, andámos sempre no mesmo ritmo”, disse o piloto da Mitsubishi Montero DID.

Uma das surpresas da manhã, Hélder Costa, foi forçado a abandonar em virtude de um problema mecânico, colocando um termo a uma performance que prometia bastante.

Nas motos, a parte da tarde foi catastrófica para a equipa Bianchi Prata. Paulo Gonçalves, que liderava de manhã, viu-se forçado a abandonar pouco depois do início do troço da tarde, ao passo que o seu companheiro de equipa, Gustavo Gaudêncio caiu bastante na tabela. Na liderança ficou então Fernando ferreira, numa Yamaha, embora esta categoria esteja também em aberto, já que existem apenas oito segundos de diferença para o segundo, que é António Maio. Mario Patrão é o terceiro, a 45s de diferença.

Nos Quads, Paulino Cruz cimentou a sua liderança, que é agora de 2m46s sobre Filipe ‘Fininho’ Leal, que por sua vez é um ‘tranquilo’ segundo, já que o terceiro classificado, Roberto Borrego, está a mais de oito minutos.

Quanto aos Buggies, Manuel Agonia está também mais isolado na frente, dispondo agora de 2.48s de vantagem sobre António do Val.

Classificações:

AUTOS

1 Carlos Sousa/Luis Ramalho Mitsubishi Racing Lancer T1 05:24:56.566

2 Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3 CC T1 00:00:27.5

3 Pedro Grancha/Paulo Primaz Nissan Navara T1 00:16:23.0

4 Miguel Barbosa/Miguel Ramalho BMW X3 CC T1 00:16:39.3

5 Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor BMW X3 CC T1 00:29:43.8

6 Romulo Branco/Pedro Colaço Mitsubishi Pajero EVO T8 00:41:02.4

7 José Gameiro/António Saraiva  Nissan Off-Road 06 T1 00:43:20.9

8 José Dinis Lucas/Luis Tirano Mitsubishi Pajero DID T1 00:45:28.5

9 Pedro Silva Nunes/Paulo Torres Mitsubishi Montero DID T2 00:48:05.0

10 Nuno Matos/Jaime Cortes Isuzu D-Max T2 00:55:19.2

11 António Baiona/Pedro Baiona Nissan Navara T8 00:58:41.2

12 Lino Carapeta/Rui António Bowler Wildcat T1 01:02:52.6

13 José Camilo Martins/Mário Feio Nissan Navara T8 01:11:06.6

14 Mário Raposo/Alvaro Pereira Nissan Navara T1 01:27:38.6

15 Jorge Plácido Simões/Anibal Mendonça  Nissan Pathfinder T2 01:41:52.5

16 Mário Dinis Lucas/Francisco Luis Mitsubishi Montero T2 02:17:31.9

MOTOS

1 Fernando Ferreira Yamaha WR 450 05:02:56.068

2 António Maio Kawasaki KXF 450 00:00:08.0

3 Mário Patrão Suzuki RMZ 450 00:00:45.0

4 David Megre KTM EXC 250 00:10:57.0

5 Fausto Mota Yamaha WR 250 00:11:21.0

6 Pedro Oliveira Yamaha YZ 250 00:12:22.0

7 Luis Portela Morais Yamaha YZ 480 00:16:55.0

8 Luis Teixeira Kawasaki KXF 450 00:19:07.0

9 Carlos Costa KTM EXC 250 00:20:26.0

10 Nelson Silvestre KTM EXC 250 00:20:50.0

11 Frederico Fino Yamaha YZ 480 00:24:33.0

12 Rodrigo Simões Yamaha YZ 250 00:25:47.0

13 Paulo Lourenço KTM EXC 250 00:31:49.0

14 João Rosa Yamaha YZF 450 00:31:59.0

15 Nicola Dutto Husqvarna TE 450 00:37:05.0

16 Paco Martinez Gil Kawasaki KLX 450 00:43:21.0

17 Samuel Cavacas Yamaha YZ 450 00:44:40.0

18 Gustavo gaudêncio BMW GX 480 00:45:28.0

19 Luis Pereira Kawasaki KXF 450 00:47:07.0

20 Paulo Santos Suzuki RMZ 450 00:48:34.0

21 Rui Costa Husqvarna TC 510 00:49:06.0

22 Gianfranco Ronco Husqvarna TE 510 00:52:21.0

23 Jorge Delfino Kawasaki KXF 450 00:56:43.0

24 Miguel Caetano Honda XR 650 00:58:53.0

25 Pedro Vargas KTM 530 01:00:45.0

26 Francisco Figueiredo Husqvarna TE 310 01:01:00.0

27 Rui Ferreira”Panda” Yamaha WR 250 01:14:44.0

28 Ivo Vicente Kawasaki KXF 450 01:18:04.0

29 Délio Apolónia Honda CRF 250 01:19:35.0

30 Paulo Oliveira KTM EXC 450 01:29:16.0

31 Liliana Calado Kawasaki KXF 250 01:33:37.0

32 Francesco Beltrami KTM XCF 250 01:42:11.0

QUADS

1 Paulino Cruz Suzuki LTR 450 04:52:34.070

2 Filipe”Fininho”Leal Suzuki LTR 450 00:02:46.0

3 Roberto Borrego”Beto” KTM 525 00:10:53.0

4 Valério Gonçalves Honda TRX 450 00:14:30.0

5 João Simões Yamaha 450 00:14:38.0

6 Valter Vasconcelos Kawasaki KFX 450 00:14:51.0

7 Tony Cunha Kawasaki KSF 450 00:16:26.0

8 António Moreira Polaris Outlaw 520 00:18:04.0

9 Nuno Rodrigues Suzuki LTR 450 00:28:14.0

10 Telmo Nunes Yamaha YFZ 450 00:34:41.0

BUGGIES

1 Manuel Agonia PGO BR 500 06:34:59.052

2 António do Val Dazon 1100D 00:02:48.0

3 João Pedro Santos OXO 500 00:13:39.0

4 Nuno Carvalho FBF 1100 00:23:49.0

5 Alberto Costa Mek DF500 00:23:52.0

6 Nuno Van Uden FBF 1100 00:55:16.0

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado