BP Ultimate Rally-Raid Portugal: Al-Attiyah lidera confronto decisivo do W2RC
Penúltima ronda do Campeonato Mundial de Rally-Raid arranca em Grândola com 62 equipas e termina em Lisboa. A emoção está ao rubro no campeonato e o BP Ultimate Rally-Raid Portugal, a quarta e penúltima ronda do Mundial de Rally-Raid de 2025, que arranca a 23 de setembro em Grândola, tem grande importância na definição das três categorias da competição, e claro das classificações absolutas.
O evento, com uma lista impressionante de 62 carros, destaca-se pela presença do qatari Nasser Saleh Al-Attiyah e do seu novo navegador belga Fabian Lurquin, que chegam com uma vantagem de 20 pontos na liderança do campeonato de pilotos.
Esta prova, organizada pelo Automóvel Club de Portugal, promete ser decisiva para as aspirações ao título, com um percurso exigente que atravessará Portugal e Espanha antes de culminar em Lisboa a 28 de setembro.
Confronto de titãs na categoria Ultimate
A categoria Ultimate (T1+) será o palco de um confronto de titãs. Nasser Saleh Al-Attiyah, que venceu a edição portuguesa em 2024 ao volante de um Prodrive Hunter, procura consolidar a sua liderança no campeonato.
A grande novidade reside na troca de navegadores, com Fabian Lurquin a assumir o lugar ao lado de Al-Attiyah no Dacia Sandrider, enquanto Edouard Boulanger, líder na classificação de navegadores, passa a navegar Sébastien Loeb, também no Dacia.
Esta mudança estratégica para o resto da temporada e para o Dakar 2026 adiciona uma camada extra de imprevisibilidade à competição.
O principal perseguidor de Al-Attiyah é Henk Lategan, da Toyota Gazoo Racing, que se encontra a 20 pontos de distância. Outros nomes de peso na luta pelo pódio incluem o brasileiro Lucas Moraes e o jovem americano Seth Quintero, ambos com Toyota Hilux Evo, que, juntamente com Andrew Short, completam uma potente formação de três carros para a Toyota Gazoo Racing.
A equipa japonesa é, de resto, a favorita incontestável para reter o título de construtores do W2RC, com uma vantagem de 92 pontos sobre a Dacia.
A Ford M-Sport, com Carlos Sainz e Lucas Cruz no seu Raptor T1+, também estará na corrida pelos pontos. De salientar ainda o regresso de Yazeed Al-Rajhi e Timo Gottschalk, atuais campeões do Dakar, que voltam à ação após lesão.
A dupla portuguesa João Ferreira e Filipe Palmeiro, que no ano passado foram os mais próximos de Al-Attiyah em Portugal, competem agora com uma Toyota Hilux Evo.
Desafio nas categorias challenger e SSV
Nas categorias de suporte, o BP Ultimate Rally-Raid Portugal também promete emoção. Na categoria Challenger, a dupla argentina Nicolas Cavigliasso e Valentina Pertegarini chega com uma vantagem confortável de 31 pontos sobre Pau Navarro na classificação de pilotos. Entre os 12 inscritos, oito estão registados para o W2RC, com destaque para a presença de pilotos portugueses como Gonçalo Guerreiro, recente vencedor da Baja TT Sharish, e Pedro Gonçalves, ambos em Taurus T3 Max.
Na categoria SSV, os líderes portugueses Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira têm a oportunidade de selar o título em casa. Pinto lidera a classificação de pilotos com 19 pontos de avanço sobre o italiano Enrico Gaspari, enquanto Oliveira desfruta de uma vantagem mais folgada de 69 pontos nos navegadores. No entanto, apenas estas duas duplas, entre os 15 veículos inscritos, estão registadas para o W2RC, o que pode influenciar a dinâmica da competição.
O percurso exigente do BP Ultimate Rally-Raid Portugal
O rali, organizado pelo Automóvel Club de Portugal, apresenta um percurso total de 2.000 km, dos quais 1.225 km serão cronometrados. A base do evento será a cidade de Grândola, na província de Setúbal, a cerca de 100 km a sul de Lisboa.
O programa da prova é o seguinte:
23 de setembro: A ação começa com um Prólogo de 5,15 km na área de Grândola, que determinará a ordem de partida, seguido da cerimónia de partida.
24 de setembro: Etapa 1, com 299,31 km, em território português.
25 de setembro: Etapa 2, com 422,98 km, que continua a explorar os trilhos portugueses.
26 de setembro: Etapa 3, com 308,89 km, que terminará em Badajoz, Espanha.
27 de setembro: Etapa 4, com 288,20 km, parte de Badajoz e culmina em Lisboa.
28 de setembro: A etapa final, com 103,29 km, encerrará a competição antes da cerimónia de chegada e entrega de medalhas na capital portuguesa.
2025 BP Ultimate Rally-Raid Portugal – Lista de inscritos
Ultimate
- Nasser Saleh Al-Attiyah (QAT)/Fabian Lurquin (BEL) Dacia Sandrider*
- Yazeed Al-Rajhi (KSA)/Timo Gottschalk (GER) Toyota Hilux Evo*
- Henk Lategan (RSA)/Brett Cummings (RSA) Toyota Hilux Evo*
- Lucas Moraes (BRA)/Armand Monleón (ESP) Toyota Hilux Evo*
- Seth Quintero (USA)/Andrew Short (USA) Toyota Hilux Evo*
- Juan Cruz Yacopini (ARG)/Daniel Oliveras (ESP) Toyota Hilux Evo*
- Saood Variawa (RSA)/François Cazalet (FRA) Toyota Hilux Evo*
- Daniel Schröder (GER)/Henry Kohne (RSA) WCT VW Amarok*
- Eryk Goczal (POL)/Szymon Gospodarczyk (POL) Toyota Hilux Evo*
- Marek Goczal (POL)/Maciej Marton (POL) Toyota Hilux Evo*
- Cristina Gutiérrez (ESP)/Pablo Moreno (ESP) Dacia Sandrider*
- Francisco Barreto (POR)/Paulo Fiúza (POR) Toyota Hilux Evo
- Michal Goczal (POL)/Diego Ortega (ESP) Toyota Hilux Evo*
- Marcos Baumgart (BRA)/Kleber Cincea (BRA) Toyota Hilux Evo
- Denis Krotov (KGZ)/Konstantin Zhiltsov (KGZ) Mini JCW Rally 3.0i*
- Cristian Baumgart (BRA)/Luis Felipe Eckel (BRA) Toyota Hilux Evo
- Sébastien Loeb (FRA)/Edouard Boulanger (FRA) Dacia Sandrider*
- Jourdan Serderidis (GRE)/Frederic Miclotte (BEL) Ford Raptor T1+
- Adroaldo Weisheimer (BRA)/Fred Budtikevitz Da Silva (BRA) Mini JCW Rally 3.0i
- Lionel Baud (FRA)/Lucie Baud (FRA) Mini JCW Rally 3.0D
- Carlos Sainz (ESP)/Lucas Cruz (ESP) Ford Raptor T1+*
- Hernan Garces (CHL)/Juan Pablo Latrach (CHL) Toyota Hilux Evo
- Akira Miura (JPN)/Jean-Michel Polato (FRA) Toyota Hilux Evo
- Isidre Esteve Pujol (ESP)/José-Maria Villalobos (ESP) Toyota Hilux
- Mark Mustermann (AUS)/Michael Jazc (AUS) Toyota Hilux
- Vincent Thijs (BEL)/Arjan Van Tiel (NED) Toyota Hilux
- Daniel Alonso (ESP)/Candido Carrera (ESP) Ford Ranger
- Rik Van Den Brink (NED)/Gydo Heimans (NED) Century CR7
- José Rogeira (POR)/Nelson Ramos (POR) Ford Ranger
- Justin Birchall (GBR)/Andy Powell (GBR) Red-Lined Revo VK56
- Markus Walcher (GER)/Stephan Stensky (GER) Red-Lined Navarra VK56
- Joāo Ferreira (POR)/Filipe Palmeiro (POR) Toyota Hilux Evo*
- Bert Mourik (NED)/Robert Voor de Poorte (NED) Red-Lined Navarra VK56
- Richard Timmerman (NED)/Kala Senders (NED) Toyota Hilux
- Johan Senders (NED)/Yvet Senders (NED) Fiat Fullback Proto
Challenger
- Nicolas Cavigliasso (ARG)/Valentia Pertegarini (ARG) Taurus T3 Max*
- Pau Navarro (ESP)/Jan Rosa Vinas (ESP) Taurus T3 Max*
- Dania Akeel (SAU)/Carlos Sachs (BRA) Taurus T3 Max*
- Adam Kuś (POL)/Dmytro Tsyro (UKR) Taurus T3 Max*
- Gonçalo Guerreiro (POR)/Bruno Jacomy (ARG) Taurus Evo Max*
- Pedro Gonçalves (POR)/Rui Franco (POR) Taurus T3 Max*
- Mattias Ekström (SWE)/Emil Bergkvist (SWE) Can-Am XRS*
- Miguel Barbosa (POR)/João Rato (POR) Taurus T3 Max
- Helder Oliveira (POR)/Carlos Mendes (POR) Can-Am Maverick X3
- Charles Munster (LUX)/José Sebastian Cesana (ARG) Taurus T3 Max
- Nuno Rogério (POR)/Pedro Santos (POR) Can-Am Maverick X3 Herrador
- Pim Klaassen (NED)/Mark Laan (NED) Taurus T3 Max*
SSV
- Alexandre Pinto (POR)/Bernardo Oliveira (POR) Polaris RZR Pro R*
- Enrico Gaspari (ITA)/Fausto Mota (POR) Can-Am Maverick XRS RR*
- João Dias (POR)/Rui Pita (POR) Polaris RZR Pro R
- Afonso Oliveira (POR)/Fábio Belo (POR) Polaris RXR Pro R
- Luis Cidade (POR)/Valter Cardoso (POR) Can-Am Maverick R
- Paulo Rodrigues (POR)/João Miranda (POR) Can-Am Maverick R
- Luis Portela (POR)/David Megre (POR) Polaris RZR Pro R
- Rúben Rodrigues (POR)/Rui Paulo (POR) Can-Am Maverick R
- Roberto Borrego (POR)/Daniel Jordão (POR) Polaris RZR Pro R
- Vic Flip (AUS)/Gerhard Schmiedberger (AUS) Can-Am Maverick R
- José Oscar Nogueira (POR)/Arcélio Couta (POR) Can-Am Maverick XRS RR
- Richard Aczel (GBR)/Wouter Rosegaar (NED) Can-Am Maverick R
- Ricardo Sousa (POR)/Jorge Henriques (POR) Can-Am Maverick XRS RR
- Mário Ferreira (POR)/Miguel Silva (POR) Polaris RZR Pro R
- Filipe Lopes (POR)/Gonçalo Reis (POR) Can-Am Maverick R
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI









