Africa Race: Elisabete Jacinto a uma etapa da vitória

Por a 11 Janeiro 2019 19:10

Elisabete Jacinto mantém a liderança dos camiões no Africa Eco Race 2019, após ter sido disputada a décima especial desta grande maratona africana que foi cumprida hoje ao longo de 471,58 quilómetros cronometrados que ligaram Ain Attaya a Akjout, na Mauritânia. Na classificação geral, o trio português subiu uma posição ocupando agora o 5º lugar da tabela conjunta com os automóveis e está, neste momento, a apenas uma etapa de triunfar pela primeira vez no Africa Eco Race.

Na longa e difícil 10ª jornada desta prova, onde predominaram os percursos de areia e travessias de dunas, a equipa Bio-Ritmo® gastou 7h24m33s a percorrer o setor seletivo terminado no 4º lugar da sua categoria, a apenas 15 minutos de Tomas Tomecek o vencedor da etapa de hoje entre os T4. A última especial do rali que ainda integra a classificação será disputada amanhã na Mauritânia onde são aguardadas várias dificuldades. No entanto, os portugueses estão motivados e confiantes uma vez que o segundo lugar dos camiões, que pertence ao belga Noel Essers, permanece com uma desvantagem de 2 horas para a formação lusa.

Elisabete Jacinto, apesar das dificuldades que o setor seletivo apresentava, alcançou mais um bom resultado: “a etapa de hoje foi muito comprida e difícil porque o percurso tinha muitas dunas complicadas de transpor. Da nossa parte fizemos bem todas as dunas e apenas perdemos algum tempo num sítio onde a areia estava muito mole. Ficámos presos e tivemos que cavar. O nosso maior problema foi a descer uma duna e batemos numa erva de camelo muito grande. Ficámos com o camião preso e tivemos que pedir ajuda à equipa do Iveco para nos puxar. Foi uma jornada difícil, mas no conjunto acabámos por não ficar mal classificados”, revelou a piloto que hoje terminou a especial na 9ª posição da classificação conjunta.

Recorde-se que Elisabete Jacinto tem no seu currículo vários triunfos entre os T4 nas mais diversas provas africanas (Rali de Marrocos e Rali da Tunísia), mas nesta longa maratona de todo-o-terreno, uma das maiores da atualidade, a sua melhor classificação foi o 2º lugar da classe que alcançou em dois anos consecutivos, 2011 e 2012.

Nas motos, Alessandro Botturi vai para a última etapa com 7m08s de avanço para Pal Anders Ullevalsetter e nos autos Jean Pierre Strugo tem quase hora e meia de avanço para o segundo.

Será amanhã disputado o 11º setor seletivo do Africa Race 2019. Como é habitual, esta última especial da Mauritânia será relativamente curta para não perder tempo e permitir que todos se juntem no acampamento em St. Louis ao pôr do sol. Com 217,69 quilómetros cronometrados esta jornada será cumprida maioritariamente em pistas arenosas e dunas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Africa Race
últimas Autosport
africa-race
últimas Automais
africa-race
Ativar notificações? Sim Não, obrigado