África Eco Race vai partir do Principado do Mónaco

Por a 26 Agosto 2015 13:54

É oficial, a 8ª edição do África Eco Race vai mesmo arrancar do Principado do Mónaco, local em que serão feitas as verificações técnicas e administrativas. Depois da apresentação oficial realizada em junho passado, em Portugal, a principal novidade deste ano seria o início da prova num dos palcos habituais da Fórmula 1 e WRC, o Mónaco, porém, tudo dependia de a organização conseguir garantir um barco para fazer a travessia dos carros para Marrocos.

Com esta confirmação, a oitava edição, que reserva aos concorrentes um total de 6000 km, dos quais 3500 ao cronómetro, a par do Mónaco, irá passar por Marrocos, Mauritânia e Senegal.

Segundo o diretor da prova, René Metge, este ano a organização tentou criar um equilíbrio entre etapas de maior e menor dificuldade, mas nem por isso será mais fácil. Para o francês, o objetivo do África Eco Race é que todos cheguem a Dakar, daí que, por exemplo, um piloto pode não terminar uma etapa, mas penaliza e pode continuar em prova no dia seguinte.

Outro dos pontos que a organização teve em conta, aquando da elaboração do traçado, foi tentar reduzir as ligações ao mínimo, dado o grande objetivo da prova ser que todos cheguem a Dakar.

No dia seguinte ao final do evento os carros são colocados no barco e sete dias depois estão na Europa, algo importante para quem está a disputar outras competições, lembra René Metge.

Entre um leque esperado de cerca de 100 pilotos, divididos pelas várias categorias (motos, autos e camiões), encontram-se, para já confirmados, os seguintes nomes nacionais: Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho, que fazem tripla nos camiões, com Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro a terem presença prevista entre os autos e João Rolo e Vítor Oliveira a alinharem nas duas rodas.

Os vencedores da edição anterior (Paul Anders Ullvalseter nas motos, Jean-Antoine Sabatier nos autos e Anton Shibalov nos camiões) vão voltar a estar presentes, assim como a equipa Kamaz que irá levar um terceiro camião.

A prova inclui ainda a classe Raid, criada para todos os amantes da competição que queiram participar, mas sem estarem a disputar posições. Nesta classe, quase ‘turística’, os participantes partilham parte do percurso dos concorrentes do África Eco Race, mas em certas zonas do traçado, vão por percursos mais acessíveis ou fazem os demais quilómetros em ligação, juntando-se aos pilotos no bivouac, sendo esta uma forma de também participarem nesta prova.

Entre o Mónaco e o Lago Rosa, os pilotos terão 12 dias de prova. O evento irá decorrer de 27 de dezembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado