24 Horas de Fronteira encerram época de TT

Por a 25 Novembro 2009 11:56

Tal como Lousada ou Arganil, a vila de Fronteira é um daqueles sítios que ganhou projecção graças a uma prova de automóveis. Foi a última grande competição desportiva idealizada e produzida por José Megre, que encontrou naquela vila alentejana de três mil habitantes um terródromo de 17 quilómetros com condições ideais para uma prova de 24 horas em TT. O município local percebeu a oportunidade, os concorrentes (alguns profissionais mas, sobretudo, muitos amadores entusiastas) foram atraídos pelo desafio de endurance, a organização conquistou credibilidade e, agora, 11 anos depois da primeira edição, a prova é encarada como a festa do TT nacional.

Tradicionalmente, Fronteira recebe uma extensa comitiva de concorrentes franceses oriundos do campeonato local e com máquinas especialmente preparadas para provas de resistência. O palmarés da prova conta já com nomes bem conhecidos do TT português, mas também vários gauleses. Muitos deles atraídos pelas recomendações de Mário Andrade, um empresário português radicado em França e um dos pilotos mais fiéis das 24 Horas.

Favoritos e ‘outsiders’

Este ano, o ACP teve de conter o número de interessados na prova pois não tinha boxes suficientes para acolher mais do que as 74 equipas inscritas. Entre as principais referências, destaque para a formação de Nicolas Gibon e Thierry Charbonier, que venceram a prova no ano passado com um Bowler Wildcat preparado pela portuguesa Paredecar. Como já é hábito, a vitória só chegaria nas últimas e dramáticas horas da prova, e este ano a equipa francesa deverá voltar a apostar na consistência de andamento já que em termos de rapidez pura há protótipos bem mais eficazes.

Desde logo o Clio V6 de Mário Andrade, sempre um dos favoritos à vitória, tal como o imponente (e sonoro) OSCAR dos letões Dambis/Skoks/Saukans. Outro candidato é o novo Proto RMA, um veículo a diesel de duas rodas motrizes guiado por Pedro Lamy (2º em 2008) e concebido por um antigo engenheiro da Peugeot Sport, Jean-Marc Schmit.

Realce também para o Mercedes 430 ML de Yves Morize, veterano francês que ganhou em 2006, além da estreia do monstruoso Hummer H3, trazido pelo piloto checo Miroslav Zapletal que recentemente esteve em Portalegre a discutir a Taça FIA de Bajas. O Hummer de Zapletal e os letões do OSCAR são candidatos a quebrar a tradição de vitórias luso-francesas nas 24 Horas de Fronteira. Será desta?

HORÁRIO

6ª feira, 27 de Novembro

Treinos Cronometrados  14h00 – 18h30

Sábado, 28 de Novembro

Warm-up   09h00 – 10h00

Partida    13h00

Domingo, 29 de Novembro

Final    13h00

TRANSMISSÕES RTP

Sábado: 12h45 – 14h00 (RTP-N); 15h00-15h30 (RTP 2), e mais dois directos até às 19h00 em horários a definir

Domingo: 12h45 – 13h30 (RTP-N); 15h00-15h30, resumo da prova (RTP 2) 

Ricardo S. Araújo

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado