Rally de Lisboa, Rui Cordeiro (Vereador CML Desporto): “totalmente alinhados com este evento e queremos crescer ainda mais”
Rui Cordeiro é Vereador da Câmara Municipal de Lisboa para a área do Desporto, e por isso uma figura que habitualmente observa o desporto automóvel de uma perspetiva diferente. Desta feita teve a oportunidade singular de vivenciar a adrenalina e a intensidade de um rali de topo. Numa máquina de alta performance, ao lado de pilotos campeões, Rui Madeira e José Pedro Fontes, Rui Cordeiro partilhou as suas emoções e perceções sobre esta experiência marcante. Em conversa com o AutoSport, desvendou o impacto de sentir a velocidade, a segurança ao lado de pilotos experientes como José Pedro Fontes e Rui Madeira, e a paixão inigualável que os ralis despertam no público português. Uma imersão profunda num universo de emoções fortes e um testemunho da magia que envolve esta modalidade.

Como esperado, as sensações após sair dos carros foram fortes: “É uma experiência incrível. Nunca tinha tido esta oportunidade. Agradeço também à organização por me dar esta possibilidade, de percorrer estes troços. É verdadeiramente algo que vai ficar para a vida. Quem passa por isto percebe realmente que se trata de um desporto fantástico. Vi já centenas de pessoas nas estradas e ainda estamos a ‘aquecer’, por assim dizer, não é? Mas já temos o público presente. Para além das emoções dentro do carro, há toda a envolvência cá fora. Sem dúvida, é uma experiência única” começou por dizer, confessando que a adrenalina ‘bateu’: “É assustador, confesso. Não posso dizer que não. Quando entramos no carro, a adrenalina começa a subir, as pulsações aumentam… é incrível, mesmo, mas a confiança no piloto é total. Percebe-se claramente a experiência e o conhecimento que ele tem, não há nada a temer. Para quem, como eu, andou pela primeira vez com estes carros, é assustador ao início, mas depressa se entende que tudo é feito com total segurança.”
A paixão dos portugueses pelos ralis
AS: Agora consegue talvez perceber melhor porque existe uma paixão tão grande pelos ralis em Portugal, especialmente em Lisboa? Lembro-me de estarem várias centenas de milhar de pessoas na Serra de Sintra, todos fãs da modalidade. Houve anos em que muitos ficaram ‘órfãos’ de ralis com fim das provas neste distrito e agora, com o Rally de Lisboa, percebe-se que existe muito público interessado: “Sem dúvida. Percebe-se claramente que este é um desporto que mobiliza milhares de pessoas. Recentemente, um piloto contou-me que este espetáculo junta cerca de 900.000 pessoas em Portugal, vindas de todo o lado.
Isto, por si só, demonstra que é um desporto que merece ser apoiado e no qual todos se revêm.
Tanto os pilotos, que vivem emoções únicas dentro do carro, como os adeptos, que sentem o máximo de adrenalina fora dele.
O regresso a Lisboa, Mafra, Cascais e aos concelhos vizinhos representa de facto uma oportunidade fantástica. Em Lisboa, estamos totalmente alinhados com este evento e queremos crescer ainda mais, proporcionando uma experiência única tanto aos pilotos como ao público.”
A experiência que fica para a vida
AS: Nos próximos tempos, imagino que irá contar muitas vezes a história destes minutos que passou dentro do carro…
Rui Cordeiro: “Sem dúvida, sem dúvida. Isto vai ficar para a vida. Primeiro vou contá-lo aos meus filhos, que já estavam emocionados com esta experiência e entusiasmados por saber como correu. É mesmo uma história para repetir durante muito tempo.”
AS: Depois disto, fica adepto de ir para a estrada ver os ralis do lado de fora também?
Rui Cordeiro: “Prefiro ser adepto. Do lado de dentro, como disse no início, continua a ser um pouco assustador. Conduzir estes carros exige muita experiência e um conhecimento profundo do carro e das pistas. Notei claramente que o piloto tinha imensa experiência e senti-me sempre em segurança, também devido à excelência organizativa. Mas para mim, como adepto, é a posição mais confortável e entusiasmante.”
AS: Sabe que andou com um campeão nacional, o José Pedro Fontes, e também com um campeão mundial Rui Madeira…”
Rui Cordeiro: “foi uma oportunidade extraordinária e sinto-me um privilegiado por isso…”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






