Henrique Moniz estreia-se a vencer, Ricardo Sousa é campeão de Portugal de 2RM

Por a 19 Outubro 2025 09:04

Piloto da Prolama garante título no Rallye Vidreiro após abandono de Guilherme Meireles

Ricardo Sousa sagrou-se campeão nacional de Duas Rodas Motrizes no Rallye Vidreiro Centro de Portugal, quando ainda falta disputar uma prova do campeonato. Com o abandono de Guilherme Meireles, o piloto da Prolama somou pontos suficientes para tornar matematicamente impossível ser alcançado no Rally de Lisboa, derradeira ronda da competição. Vinte e um anos depois de o pai, Rui Sousa, ter conquistado o título de campeão de TT em 2004, chegou a vez do jovem piloto assegurar o troféu na segunda mais importante competição do Campeonato de Portugal de Ralis.

Henrique Moniz estreia-se a vencer no CPR 2RM

O Rallye Vidreiro ficou marcado por estreias, com Henrique Moniz, ao volante de um Peugeot 208 Rally4, a conquistar a sua primeira vitória no CPR 2RM. O triunfo foi alcançado após um intenso duelo com Ricardo Sousa, também em Peugeot 208 Rally4, num despique que contou ainda com a participação mais do que ativa de Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4), já que liderava a prova até ao acidente que o levou ao abandono.

Meireles liderou da segunda até à sétima classificativa, a Arena de Pombal, onde um toque ditou o abandono e alterou completamente o rumo da prova. Ricardo Sousa terminou em segundo lugar, destacado de Pedro Silva (Peugeot 208 Rally4), primeiro líder da prova. Rafael Cardeira (Peugeot 208 Rally4) e Luís Caetano (Renault Clio Rally4) completaram o top cinco.

Esforço titânico da Racing4 You não evita abandono de Meireles

O acidente de Guilherme Meireles, quando comandava a prova, retirou-o da luta pelo triunfo. Apesar da persistência do piloto e da sua equipa, Racing4 You, que conseguiu levar o carro muito danificado até ao parque fechado e posteriormente à assistência, os enormes esforços para recolocar a viatura em andamento acabaram por ser infrutíferos. O motor recusou-se a funcionar e Meireles teve de desistir.

Prova intensa desde o primeiro troço

Pedro Silva e Pedro Santana (Peugeot 208 Rally4) foram os primeiros líderes, mas Guilherme Meireles terminou o primeiro dia com apenas 0,3 segundos de vantagem sobre o piloto de Pombal. Ricardo Sousa seguia a 6,3 segundos e Henrique Moniz a 7,5 segundos.

No sábado, Meireles começou o dia a dilatar a vantagem para 7,0 segundos face a Ricardo Sousa, com Pedro Silva a cair para terceiro. Henrique Moniz atacou e subiu ao segundo lugar, ficando a 2,2 segundos de Meireles, com Ricardo Sousa, sempre cauteloso, apenas a mais 0,3 segundos. Pedro Silva ficava para trás, a 12,3 segundos, mas ainda na luta. Novo triunfo de Meireles colocou-o com 5,1 segundos de avanço para Moniz e 8,3 segundos para Ricardo Sousa.

Após o acidente de Meireles, Moniz e Sousa ficaram separados por apenas 2,4 segundos a dois troços do fim. No entanto, para o piloto da Prolama não fazia sentido atacar e arriscar, já que a gestão do resultado lhe permitiria festejar o título antecipadamente.

Meireles ainda tentou regressar à luta, estando a 5,9 segundos da frente apesar do acidente, mas o carro já não colaborou. Henrique Moniz venceu com 18,7 segundos de avanço face a Ricardo Sousa, que levou o carro até ao final com o maior dos cuidados e pôde, finalmente, festejar o título. O campeão terá agora oportunidade de celebrar em casa, já que o Rally de Lisboa passa literalmente à sua porta.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas CPR
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado