F1: Ultrapassagens vão ser um problema na F1 em 2017?

Por a 28 Setembro 2016 17:50

O presidente da Pirelli, Marco Tronchetti Provera deu uma entrevista à Speedweek onde diz que os Fórmula 1 vão ser no próximo ano cerca de 4.5s mais rápidos comparativamente aos atuais. Pneus mais largos, mais aerodinâmica, os Fórmula 1 vão perder alguma velocidade nas retas, mas, no cômputo de uma volta, serão os tais 4.5 mais lestos. Sem dúvida que é uma questão importante, os carros irão ser muito mais agressivos, mais vistosos, rápidos, mas há um pormenor que muitos estão a esquecer, é que com o incremento de grande percentagem na aerodinâmica, isso pode não ajudar nada nas ultrapassagens.

Depende! Em 2014, os monolugares de Fórmula 1 passaram a ter menos apoio aerodinâmico, e isso poderia equivaler a mais ultrapassagens, porque em teoria os carros poderiam rodar mais perto dos carros da frente, só que houve uma questão que o impediu. Os pneus. Devido a terem menos aderência, os pilotos tiveram muito mais desgaste nos pneus e as ultrapassagens diminuíram. A média de ultrapassagens na F1 passou de 52 em 2013 para 43.59 em 2014.

Isto significa que as preocupações da Pirelli com os atuais testes dos pneus de 2017 são genuínas pois se os italianos não desenvolverem pneus que não se degradem tanto mas que por outro lado não sejam duros demais para permitir bons tempos por volta, os 4.5s a menos por volta ficarão muito bem nas folhas de tempos mas serão inúteis nas corridas. Claro que os espetadores notarão que os carros são rápidos, mas é preciso olharem para a questão das ultrapassagens. Hoje em dia, não sendo fácil, as coisas melhoraram com um pormenor muito simples, a FIA aumentou um set de pneus, e isso faz com que haja carros em pista mais vezes com pneus diferentes, o que resulta naturalmente em mais ultrapassagens. Por outro lado, este é o terceiro ano da era híbrida, e as equipas estão mais juntas do que nunca e isso permite mais ultrapassagens. A diferença de 2015 para este ano é abismal. Vamos ver como será para o ano, mas as nuances dos próximos carros são interessantes. Mas isso  fica para depois…

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noteam
noteam
7 anos atrás

Mais de metade das ultrapassagens realizadas nos dias que correm são uma verdadeira treta, a maior parte delas não tem sequer oposição de quem defende, isso para mim não é espectacular. Entre ter os pilotos no limite durante as provas ou mais ultrapassagens, eu sei o preferia. Desde a entrada do DRS, houve muitas ultrapassagens, mas poucas foram verdadeiramente memoráveis.

gillesi
gillesi
7 anos atrás

Já tivemos um aumento de ultrapassagens facilitadas graças ao DRS, depois foi o jogo de pneus a mais que permitiu mais ultrapassagens mas em muitas o carro ultrapassado nem se defende e agora continuam com problemas porque querem. A intenção é boa, a aerodinâmica continua a ser um problema, excepto se os pneus forem como a Pielli prometeu, pneus com mais aderência e que suportarão melhor seguir o carro da frente durante mais tempo. Mas não se perdia nada se encolhessem as asas da frente.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Pois não vai ajudar, não. Deviam era aumentar a aderência mecânica, e não a aerodinâmica, que por sinal já é bastante elevada em comparação com por exemplo, há 10 anos atrás. Isto só pode ser uma tentativa para favorecer os latinhas que como se sabe são os mestres da aerodinâmica. Sobre as ultrapassagens… tretas! Na F1 sempre houve poucas ultrapassagens, isso é um mito criado por alguns embustes para justificar a criação das ultrapassagens “fast-food” a.k.a DRS. Eu não quero mais ultrapassagens, quero mais luta em pista, que o 1º e o 2º terminem separados por 2 ou 3 segundos,… Ler mais »

nuz18t
nuz18t
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Pneus mais largos aumentam a aderéncia mecanica, esperemos que a Pireli faca umas boas borrachas e o resto está nas maos das equipas e pilotos. A aerodinamica faz parte da F1, é impossivel todos os carros andarem com ar limpo, é igual para todos! O DRS devia ser 100% ao critério do piloto e comecar logo na frente do carro… menos poupanca de material é o que a F1 precisa, imho

anotheruser
7 anos atrás

Captain Obvious!
Maior aerodinâmica implica maior drag, logo menor velocidade em recta e carros mais sensíveis ao ar turbuleto que sai do carro que perseguem, logo ultrapassagens mais difíceis.
Tanto mais que os ganhos no tempo por volta serão à custa de maior velocidade em curva, mas com menor velocidade em recta.
Acresce que maior velocidade em curva implica maior perigo de acidente.
Infelizmente isto dá-nos a garantia de que o DRS vai continuar a existir.
Portanto este revamp à custa da aerodinâmica é o resultado de lobby para novo ponto de equilíbrio de forças.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

O grande problema dos F1 actuais, que começou em grande parte em 2009, quando mudaram as regras das asas frontas e traseiras, é que a asa frontal é tão delicada e trabalhada, que basta entrar no “ar sujo” do carro da frente para perder uma boa parte da sua eficiência. Basta ver como um monolugar que persegue outro, consegue aproximar-se depressa, mas assim que chega dentro daqueles 2 segundos de distância, começa a ver-se aflito… A menos que tenha pneus mais frescos contra pneus já meio gastos do da frente, senão esquece, não passa. Isto já foi amplamente discutido em… Ler mais »

can-am
can-am
7 anos atrás

As corridas não são boas ou más por haver ou não haver muitas ultrapassagens.Isso é uma falsa questão. A F1 nunca teve tantas ultrapassagens como nos últimos anos.Tantas que até criaram a sensação que tudo aquilo é muito fácil e que conduzir um carro daqueles até não é nada difícil. Isto é que está errado,porque funciona tudo à base de batotas artificiais (DRS etc) que a FIA inventou sob o pretexto de melhorar o espectáculo. Como se um GP tivesse de ser um espectáculo. Quem quiser ver espectáculos vá ver um filme ! As ultrapassagens na F1 devem ser difíceis… Ler mais »

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