F1: Sebastian Vettel voa em Barcelona

Por a 9 Março 2017 12:42

A Ferrari e Sebastian Vettel foram os mais rápidos da manhã do penúltimo dia de testes da pré-temporada de Fórmula 1, com um registo que é para já o melhor de todos os alcançados até aqui desde o primeiro dia de testes. Isto, numa amanhã em que a McLaren-Honda já causou duas interrupções da sessão.

O piloto da Ferrari foi o primeiro a baixar do segundo 80, obtendo um crono de 1m19.341s com pneus macios, aproximando-se do registo conseguido ontem alcançado por Valtteri Bottas, colocando-se a 0.031s. Na última hora de teste, Vettel melhorou e ficou a apenas 0.004s, mesmo – claramente – tirando o pé na reta, o que significa que teria melhorado o registo com a maior das facilidades logo nessa altura. Depois deu-se a paragem da sessão devido a nova paragem de Stoffel Vandoorne, mas depois Vettel acabou mesmo por bater Bottas, primeiro com um 1m19.164s, melhorando depois para 1m19.024s. O piloto que ficou mais perto de Vettel foi Lewis Hamilton, que ascendeu a segundo com pneus super macios isto antes de melhorar com pneus ultra macios, terminando a manhã com 1m19.352s.

Grande tempo foi o obtido por Esteban Ocon, que colocou o seu Force India na terceira posição, a pouco mais de um segundo de Vettel, com Daniil Kvyat a ser também dos que melhorou o seu registo já perto do final da manhã, ficando mesmo na frente do Red Bull de Daniel Ricciardo, que se quedou a 1.8s da frente. Kevin Magnussen foi sexto com o Haas, apenas a 0.039s de Ricciardo, mas com pneus super macios, numa manhã em que quem mais rodou foi Marcus Ericsson, com 88 voltas, mais três que Lance Stroll, que, está a realizar um programa que não contempla performance.

Tempos

1º S. Vettel Ferrari 1:19.024 60 voltas

2º L. Hamilton Mercedes 1:19.352 0.328 52 voltas

3º E. Ocon Force India 1:20.161 1.137 51 voltas

4º D. Kvyat Toro Rosso 1:20.416 1.392 34 voltas

5º D. Ricciardo Red Bull 1:20.824 1.800 41 voltas

6º K. Magnussen Haas 1:20.863 1.839 45 voltas

7º S. Vandoorne McLaren 1:21.348 2.324 32 voltas

8º J. Palmer Renault 1:22.418 3.394 31 voltas

9º M. Ericsson Sauber 1:23.330 4.306 88 voltas

10º L. Stroll Williams 1:24.863 5.839 85 voltas

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13 Comentários
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Génesis
Génesis
7 anos atrás

Todos os anos é a mesma coisa, a Ferrari a fazer brilharetes que não servem para nada e a Mercedes a apurar a fiabilidade e a esconder o jogo….

MVM
MVM
Reply to  Génesis
7 anos atrás

Por acaso estive a acompanhar os testes e o Vettel, nas voltas mais rápidas que fez, levantou o pé no final. Não sou eu quem o diz, são os próprios jornalistas presentes no circuito: “This was achieved despite Vettel backing off hugely as he exited the final corner, coasting across the line, losing several tenths of a second in the process. “Vettel repeated the feat twice on Ultra Softs, winding up with a 1:19.024, the fastest time of the six-and-a-half days held so far, though without extracting the maximum through sector three. “Vettel’s ideal lap time, not accounting for the… Ler mais »

m42engine
m42engine
Reply to  MVM
7 anos atrás

Não sei se foi boa estratégia da Ferrari usar tanto os pneus médios. Ao contrário do ano passado, os pneus estão a aguentar-se muito bem, prova disso são as 20 voltas que o Hamilton fez com ultra-softs e sem grande perda de performance. O ano passado, os “mesmos” pneus acabavam ao fim de pouco mais de uma volta! O desgaste tem sido tão pouco que consta-se que a Pirelli vai reformular os compostos tornando-os todos um grau mais duro, i.e., o médio passa a duro, o soft a médio, super-soft a soft e o ultra-soft a super-soft…abrindo espaço a um… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  m42engine
7 anos atrás

Hypersoft?

m42engine
m42engine
Reply to  MVM
7 anos atrás

Acho que as designações parece que vão mudar mesmo… Vai ser apenas um novo ultra-soft. Mas para já não há nada a não serem rumores! Mas basta ver que se em Barcelona o LH consegue fazer 20 voltas com US…quando chegarmos a alguns circuitos como o Mónaco um set de US faz a corrida toda!

angstrom
angstrom
Reply to  MVM
7 anos atrás

Claramente, como adepto do Vettel, e consequentemente da Ferrari, não quero entrar em euforia, mas em relação ao ano passado, nota-se claramente que a Ferrari tem aqui uma boa base, um carro espectacularmente trabalhado, investiram fortemente nos pontos fracos da temporada passada e ainda mais. Este carro, para além de ser altamente fiável, é muito estável nas curvas (e tbm não sou eu que digo isto, são os jornalistas que estão no circuito) para além de ser bastante rápido. Quão rápido a comparar com os outros? Só em Melbourne teremos a resposta. Mas acho que devemos esperar melhor da Ferrari… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  angstrom
7 anos atrás

Oh, há tanta coisa que pode correr mal na Ferrari! No ano passado, perderam as únicas oportunidades de vitória por erros de estratégia; as políticas e quezílias pessoais podem meter-se ao caminho, e o carro pode, simplesmente, não ser tão competitivo como parece nestes testes. Até pode acontecer que a Ferrari esteja a fingir que está a fazer bluff, i. e. a fingir que o carro pode dar mais quando na verdade já está no limite do desenvolvimento. Vamos ver o que acontece. A única coisa de que posso ter a certeza, neste momento, é que o Fernando Alonso não… Ler mais »

m42engine
m42engine
Reply to  MVM
7 anos atrás

Parece mais certeza que pelo menos para já não vai conseguir sequer acabar um GP!

MVM
MVM
Reply to  m42engine
7 anos atrás

Podemos rir do que está a acontecer na McLaren-Honda, mas na verdade é muito grave. Bruce McLaren deve estar a dar voltas no caixão. Este ano a Honda quis copiar a PU da Mercedes e só conseguiu cair no ridículo e afundar a equipa.

sidekick
sidekick
Reply to  Génesis
7 anos atrás

É claro que não tens lido o que tem sido escrito sobre os testes em Barcelona… !
No texto da notícia pode ler-se: « mesmo – claramente – tirando o pé na reta…», pode significar que não estará interessado em mostrar todo o potencial…! Agora, afirmar que estão «a fazer brilharetes» é uma afirmação inadequada quando foi exactamente o contrário que aconteceu, e o mesmo se passou no que respeita «a apurar a fiabilidade». Até podes ter razão no capítulo da fiabilidade… Nas praças de táxis há certamente Mercedes… Mas não há certamente Ferrari.

can-am
can-am
7 anos atrás

Apesar do primeiro milho ser para os pardais, como se costuma dizer, que neste caso ainda nem sequer saíram da capoeira, dá a sensação que a Pirelli fez os pneus deste ano para os Ferrari, ou levando em toda a linha os dados técnicos dos carros italianos. Só eventualmente assim é que eles poderão ganhar, e são infelizmente velhas tácticas seguidas há muitos anos pelos italianos. Tudo parece apontar para isso.
Mas quando a burrice é muita,nem assim dá (ou deu como se quiser )!

dumberdog
dumberdog
Reply to  can-am
7 anos atrás

E estes regulamentos dos motores híbridos que foram feitos à medida da mercedes?

admiradordef1
admiradordef1
Reply to  dumberdog
7 anos atrás

Então os pneus não soa sempre feitos para favorecer a Ferrari? Então não se lembra dos testes secretos que a mesma fez a uns anos atrás? O terá sido a Mercedes-Benz? Agora estou confuso, mas deve de ter sido a Ferrari eles é que mandam nisto tudo. Agora aserio que eu saiba a Mercedes também participou nos testes ao longo da época passava por isso está no mesmo pé que a Ferrari. Como dizia o outro estudasses.

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