F1: Sebastian Vettel voa em Barcelona
A Ferrari e Sebastian Vettel foram os mais rápidos da manhã do penúltimo dia de testes da pré-temporada de Fórmula 1, com um registo que é para já o melhor de todos os alcançados até aqui desde o primeiro dia de testes. Isto, numa amanhã em que a McLaren-Honda já causou duas interrupções da sessão.
O piloto da Ferrari foi o primeiro a baixar do segundo 80, obtendo um crono de 1m19.341s com pneus macios, aproximando-se do registo conseguido ontem alcançado por Valtteri Bottas, colocando-se a 0.031s. Na última hora de teste, Vettel melhorou e ficou a apenas 0.004s, mesmo – claramente – tirando o pé na reta, o que significa que teria melhorado o registo com a maior das facilidades logo nessa altura. Depois deu-se a paragem da sessão devido a nova paragem de Stoffel Vandoorne, mas depois Vettel acabou mesmo por bater Bottas, primeiro com um 1m19.164s, melhorando depois para 1m19.024s. O piloto que ficou mais perto de Vettel foi Lewis Hamilton, que ascendeu a segundo com pneus super macios isto antes de melhorar com pneus ultra macios, terminando a manhã com 1m19.352s.
Grande tempo foi o obtido por Esteban Ocon, que colocou o seu Force India na terceira posição, a pouco mais de um segundo de Vettel, com Daniil Kvyat a ser também dos que melhorou o seu registo já perto do final da manhã, ficando mesmo na frente do Red Bull de Daniel Ricciardo, que se quedou a 1.8s da frente. Kevin Magnussen foi sexto com o Haas, apenas a 0.039s de Ricciardo, mas com pneus super macios, numa manhã em que quem mais rodou foi Marcus Ericsson, com 88 voltas, mais três que Lance Stroll, que, está a realizar um programa que não contempla performance.
Tempos
1º S. Vettel Ferrari 1:19.024 60 voltas
2º L. Hamilton Mercedes 1:19.352 0.328 52 voltas
3º E. Ocon Force India 1:20.161 1.137 51 voltas
4º D. Kvyat Toro Rosso 1:20.416 1.392 34 voltas
5º D. Ricciardo Red Bull 1:20.824 1.800 41 voltas
6º K. Magnussen Haas 1:20.863 1.839 45 voltas
7º S. Vandoorne McLaren 1:21.348 2.324 32 voltas
8º J. Palmer Renault 1:22.418 3.394 31 voltas
9º M. Ericsson Sauber 1:23.330 4.306 88 voltas
10º L. Stroll Williams 1:24.863 5.839 85 voltas
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Todos os anos é a mesma coisa, a Ferrari a fazer brilharetes que não servem para nada e a Mercedes a apurar a fiabilidade e a esconder o jogo….
Por acaso estive a acompanhar os testes e o Vettel, nas voltas mais rápidas que fez, levantou o pé no final. Não sou eu quem o diz, são os próprios jornalistas presentes no circuito: “This was achieved despite Vettel backing off hugely as he exited the final corner, coasting across the line, losing several tenths of a second in the process. “Vettel repeated the feat twice on Ultra Softs, winding up with a 1:19.024, the fastest time of the six-and-a-half days held so far, though without extracting the maximum through sector three. “Vettel’s ideal lap time, not accounting for the… Ler mais »
Não sei se foi boa estratégia da Ferrari usar tanto os pneus médios. Ao contrário do ano passado, os pneus estão a aguentar-se muito bem, prova disso são as 20 voltas que o Hamilton fez com ultra-softs e sem grande perda de performance. O ano passado, os “mesmos” pneus acabavam ao fim de pouco mais de uma volta! O desgaste tem sido tão pouco que consta-se que a Pirelli vai reformular os compostos tornando-os todos um grau mais duro, i.e., o médio passa a duro, o soft a médio, super-soft a soft e o ultra-soft a super-soft…abrindo espaço a um… Ler mais »
Hypersoft?
Acho que as designações parece que vão mudar mesmo… Vai ser apenas um novo ultra-soft. Mas para já não há nada a não serem rumores! Mas basta ver que se em Barcelona o LH consegue fazer 20 voltas com US…quando chegarmos a alguns circuitos como o Mónaco um set de US faz a corrida toda!
Claramente, como adepto do Vettel, e consequentemente da Ferrari, não quero entrar em euforia, mas em relação ao ano passado, nota-se claramente que a Ferrari tem aqui uma boa base, um carro espectacularmente trabalhado, investiram fortemente nos pontos fracos da temporada passada e ainda mais. Este carro, para além de ser altamente fiável, é muito estável nas curvas (e tbm não sou eu que digo isto, são os jornalistas que estão no circuito) para além de ser bastante rápido. Quão rápido a comparar com os outros? Só em Melbourne teremos a resposta. Mas acho que devemos esperar melhor da Ferrari… Ler mais »
Oh, há tanta coisa que pode correr mal na Ferrari! No ano passado, perderam as únicas oportunidades de vitória por erros de estratégia; as políticas e quezílias pessoais podem meter-se ao caminho, e o carro pode, simplesmente, não ser tão competitivo como parece nestes testes. Até pode acontecer que a Ferrari esteja a fingir que está a fazer bluff, i. e. a fingir que o carro pode dar mais quando na verdade já está no limite do desenvolvimento. Vamos ver o que acontece. A única coisa de que posso ter a certeza, neste momento, é que o Fernando Alonso não… Ler mais »
Parece mais certeza que pelo menos para já não vai conseguir sequer acabar um GP!
Podemos rir do que está a acontecer na McLaren-Honda, mas na verdade é muito grave. Bruce McLaren deve estar a dar voltas no caixão. Este ano a Honda quis copiar a PU da Mercedes e só conseguiu cair no ridículo e afundar a equipa.
É claro que não tens lido o que tem sido escrito sobre os testes em Barcelona… !
No texto da notícia pode ler-se: « mesmo – claramente – tirando o pé na reta…», pode significar que não estará interessado em mostrar todo o potencial…! Agora, afirmar que estão «a fazer brilharetes» é uma afirmação inadequada quando foi exactamente o contrário que aconteceu, e o mesmo se passou no que respeita «a apurar a fiabilidade». Até podes ter razão no capítulo da fiabilidade… Nas praças de táxis há certamente Mercedes… Mas não há certamente Ferrari.
Apesar do primeiro milho ser para os pardais, como se costuma dizer, que neste caso ainda nem sequer saíram da capoeira, dá a sensação que a Pirelli fez os pneus deste ano para os Ferrari, ou levando em toda a linha os dados técnicos dos carros italianos. Só eventualmente assim é que eles poderão ganhar, e são infelizmente velhas tácticas seguidas há muitos anos pelos italianos. Tudo parece apontar para isso.
Mas quando a burrice é muita,nem assim dá (ou deu como se quiser )!
E estes regulamentos dos motores híbridos que foram feitos à medida da mercedes?
Então os pneus não soa sempre feitos para favorecer a Ferrari? Então não se lembra dos testes secretos que a mesma fez a uns anos atrás? O terá sido a Mercedes-Benz? Agora estou confuso, mas deve de ter sido a Ferrari eles é que mandam nisto tudo. Agora aserio que eu saiba a Mercedes também participou nos testes ao longo da época passava por isso está no mesmo pé que a Ferrari. Como dizia o outro estudasses.