CPR, Ernesto Cunha: “ainda há muito trabalho para fazer…”

Por a 21 Setembro 2025 12:47

A dupla Ernesto Cunha e Valter Cardoso, ao volante do Škoda Fabia RS Rally2, tem enfrentado um período desafiante no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Os resultados recentes incluem dois 11.º lugares, um em Castelo Branco e outro em Chaves, e um acidente na Madeira, o que os tem mantido fora do top 10. Os seus melhores resultados até agora com este carro foram os sétimos lugares alcançados em Fafe e na Aboboreira, indicando que ainda há um caminho significativo a percorrer para que a equipa e o veículo atinjam o seu potencial máximo “ainda há muito trabalho para fazer”, diz o piloto.

Adaptação ao novo Škoda Fabia RS Rally2

Apesar de o novo Škoda Fabia RS Rally2 possuir um “potencial muito grande”, a equipa reconhece que ainda está “longe daquilo que é a capacidade do carro”. O processo de adaptação e desenvolvimento é contínuo, exigindo trabalho tanto por parte dos pilotos para se familiarizarem plenamente com as características do veículo, como na afinação e otimização do próprio carro. A procura por um melhor entendimento e exploração das capacidades do carro é uma prioridade, com a equipa a ponderar riscos e a procurar evoluir de forma consistente.

O Papel crucial da ARC e os custos dos acidentes

É de salientar o trabalho da equipa RC, que conseguiu reconstruir o carro num “tempo recorde” após o acidente na Madeira, permitindo o regresso rápido à competição. No entanto, o aspeto financeiro dos acidentes no rali é uma preocupação maior. Ernesto Cunha menciona que o impacto é “financeiramente uma coisa completamente absurda”, com os custos de reparação e de material a serem “demasiado dispendiosos”, podendo “pôr em causa uma época toda ou até a próxima época”. A dependência de apoios e patrocínios é crucial para a viabilidade de uma temporada num carro de rali desta categoria, sendo um desafio constante para as equipas.

A gestão de uma equipa de rali de alto nível implica uma complexa articulação entre a performance desportiva, a engenharia mecânica e a sustentabilidade financeira. A capacidade de recuperação após contratempos, como acidentes, é tão vital quanto a preparação para as provas, sublinhando a importância de uma estrutura de apoio robusta e de parcerias estratégicas. O desenvolvimento de um novo carro de rali, por mais avançado que seja, é um processo iterativo que exige tempo, experiência e um investimento contínuo em testes e ajustes para desbloquear todo o seu potencial competitivo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Sem categoria
últimas Autosport
sem-categoria
últimas Automais
sem-categoria
Ativar notificações? Sim Não, obrigado