Citroën C3 R5: A primeira marca a ‘bisar’…

Por a 16 Outubro 2017 10:16

A Citroën tornou-se no primeiro construtor atual do WRC a desenvolver o seu segundo R5. Depois do DS3 R5, agora é a vez do C3 R5. Mas a FIA deu o dito por não dito e a estreia fica adiada para depois do Rali de Monte Carlo

O Citroën C3 R5 é o sexto carro de uma estirpe de sucesso, os R5. Depois do Citroën DS3 R5, Ford Fiesta R5, Hyundai i20 R5, Peugeot 208 T16 R5, Škoda Fabia R5 – e a outro nível o Mitsubishi Mirage R5, Proton Iriz R5 e Toyota Etios R5 – agora é a vez do C3 R5, sendo que o VW Polo R5 também já não deve demorar muito. Pela primeira vez, a mesma marca – considerando que a DS e a Citroën são a ‘mesma coisa’ – desenvolve o seu segundo R5. Pierre Budar, Diretor de Desenvolvimento do Departamento de Clientes da Citroën A Citroën tornou-se no primeiro construtor atual do WRC a desenvolver o seu segundo R5. Depois do DS3 R5, agora é a vez do C3 R5. Mas a FIA deu o dito por não dito e a estreia fica adiada para depois do Rali de Monte Carlo Racing, começa por nos explicar as diferenças mais sensíveis entre o novo C3 R5 e o ‘velho’ DS3 R5, e para quem acompanha a evolução dos ralis, a resposta não é estranha:

“Desenvolvemos o C3 R5 a partir de uma folha completamente em branco. Não levámos nada do DS3, porque já tem uns anos, foi criado há muito tempo, foi um dos primeiros R5, e já data de 2010 (ndr.: foi visto pela primeira vez estacionado num parque de assistência, no Rali de Portugal de 2013). Era melhor para nós começar do zero, pois para atingir níveis de performance mais elevados, é melhor assim”, começou por dizer.

Mas afinal, que novos caminhos terão sido pensados para este carro? O DS3 R5 foi criado em paralelo com o Peugeot 208 T16. Será outro projeto simultâneo? “Não estive no desenvolvimento do DS3 e do 208 pelo que não sei qual o objetivo desse design, mas no que respeita ao C3 a nossa estratégia passa por obter os melhores resultados tanto em pisos de asfalto como de terra. O DS3 não é nada mau no asfalto, é uma boa referência, mas no que aos pisos de terra diz respeito tivemos muito para melhorar face ao DS3. Mas os regulamentos da FIA são muito restritivos. Temos que utilizar o mesmo chassis, peças de suspensão, portanto não é fácil encontrar algo em que possamos trabalhar quanto aos pisos de terra, em que é preciso um bom curso, e ao asfalto, onde se tenta otimizar o controlo do carro. O nosso principal objetivo no início do design foi fazer algo competitivo nos dois tipos de piso, que logicamente precisam de diferenças sensíveis em termos de desenhos de suspensão. Foi complicado”, disse. Será que o Grupo PSA vai fazer uma versão R5 do Peugeot, baseado no C3 R5? “Para já estamos a lançar o C3, enquanto o 208 T16 se mantém, até que o 208 seja substituído na gama. Nessa altura iremos considerar uma versão R5 do novo Peugeot. Comparada com os carros antigos, a distância entre eixos do C3 R5 é exatamente a mesma do 208, mas um pouco mais longa que o DS3”.

Uma coisa interessante de perceber é o que tem mudado em termos técnicos, desde que nasceram os primeiros R5 (ndr.: o Ford Fiesta R5 foi o primeiro): “Nada, verdadeiramente. Não há quaisquer alterações ao regulamento desde que nasceram, somente por razões de segurança e outras pequenas evoluções.” E quanto ao motor, também nasceu de uma folha em branco? “Tivemos a oportunidade de começar com uma base de motor diferente. Temos a mesma base do Grupo PSA, o PSA EP6, que tem 1.6 litros e turbo, mas para o C3 R5 utilizámos um motor denominado FDTR, que é completamente diferente no C3, comparativamente aos Peugeot e DS3. Tem alterações no bloco de cilindros e é um motor muito mais sofisticado. Na transmissão também começámos do zero. O fornecedor é agora a Sadev.”

Qual é o plano para a homologação? “Estamos a pensar no início de 2018. E para já não há uma política de que os carros sejam apenas para os clientes. Certamente que vamos querer mostrar a verdadeira performance do carro, portanto vamos ter a guiá-lo bons pilotos e uma boa equipa por trás. Talvez tenhamos um carro no seio da equipa oficial, mas isso ainda não está decidido.” De resto, tal como aconteceu com o DS3 R5, também o C3 R5 vai sofrer um atraso com a data de homologação o que significa que o novo carro francês vai faltar à prova de abertura do Mundial de Ralis em 2018, o Rali de Monte Carlo, neste caso por causa da interdição da utilização de patilhas no volante, sendo essa a razão do atraso: “É uma pena, pois desenvolvemos o  carro com as patilhas! A FIA só mudou de opinião em agosto, o que já era tarde para nós. É essa a razão pela qual nos atrasámos, pois tivemos que redesenhar todo o sistema manual da caixa e isso levou tempo. Tivemos que alterar muitas coisas. As patilhas no volante nem sequer era algo que aumentasse a performance, apenas o conforto para os pilotos. Sendo os R5 um degrau para o WRC, se os novos carros têm, porque não os R5 terem também? Não concordamos com a decisão…”

Martin Holmes

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