BoP no WRC 2027: Estratégia e aplicação da FIA será mais conservadora nos ralis

Por a 29 Outubro 2025 18:18

O ‘Balance of Performance’ (BoP) é um mecanismo regulamentar usado em várias disciplinas do desporto motorizado para equalizar o desempenho entre veículos diferentes dentro de uma mesma categoria. O objetivo é não deixar que fabricante algum domine isoladamente a competição por ter um carro inerentemente superior, promovendo corridas mais equilibradas, acessíveis e competitivas. O BoP recorre a ajustes técnicos como peso, potência do motor, restrição de turbo, aerodinâmica e, ocasionalmente, capacidades de combustível ou energia, com base na análise de dados de desempenho recolhidos em pista.​

A FIA aplica o BoP, por exemplo, no WEC (World Endurance Championship), onde o regulador pode, prova a prova, alterar o peso mínimo dos carros, limitar a potência, restringir entradas de ar, ajustar a aerodinâmica ou mesmo impor requisitos mínimos de tempo de reabastecimento — tudo para igualar o ritmo dos concorrentes.

No entanto, é sempre um desafio afinar o equilíbrio entre liberdade técnica e justiça desportiva, mantendo a identidade técnica de cada fabricante e evitando o chamado “nivelamento por baixo”.​

Para o WRC 2027, a FIA planeia adaptar o conceito de BoP ao universo dos ralis, com um objetivo claro: manter o desempenho dos novos WRC27 e dos Rally2 o mais próximo possível, num ecossistema técnico diversificado, potencialmente com motores a combustão e alternativos lado a lado.

Ao contrário do WEC, onde o BoP é ajustado prova a prova com base em algoritmos e dados de telemetria, a abordagem para os ralis será mais conservadora e baseada em limites predefinidos de peso, potência e, eventualmente, torques de motores, medidos por sensores instalados nos carros.​

A FIA não pretende intervir em demasia na competição durante a época, mas antes definir “janelas” de performance a priori, com margens máximas de diferença de tempo entre carros em troços-tipo. Caso algum modelo se destaque de forma evidente e consistente, poderão ser executados ajustes aos parâmetros de BoP, como aumentar o peso mínimo, limitar potencia máxima via software ou restringir elementos aerodinâmicos — tudo controlado a nível central pelo promotor do campeonato, sempre com base em dados objetivos.​

O principal objetivo do BoP no WRC 2027 é evitar disparidades drásticas entre construtores e dar espaço a mais equipas privadas ou novos fabricantes, assegurando custos controlados e espetáculo consistente. A FIA sublinha, contudo, que pretende encontrar um equilíbrio delicado: garantir justiça e motivação técnica sem “matar” a identidade técnica e a criatividade das equipas.​

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1 comentários

  1. [email protected]

    30 Outubro, 2025 at 14:15

    Não sei até que ponto concordaria com isso…

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