WRC50: Rali da Suécia 1979, Saab 99 Turbo e a primeira vitória de um carro turbo

Por a 24 Novembro 2022 09:56

A história do WRC tem milhares de momentos que merecem ser contados e também outras tantas efemérides. À medida que os anos foram passando e o desporto se foi desenvolvendo, o mesmo aconteceu com a tecnologia utilizada nos carros de nível superior dos ralis.

A Saab estava à frente do seu tempo, mas a introdução do 99 Turbo nos ralis veio através de um simples caso de evolução natural.

A marca sueca tinha uma forte reputação nos ralis e Stig Blomqvist, vencedor de 11 provas no WRC, já tinha triunfado em vários eventos, primeiro com os 96 V4 e também com os 99 EMS de motor atmosférico.

Quando a homologação de 99 EMS expirou no final da época de 1977, a Saab foi forçada a encontrar novos métodos para extrair mais cavalos-vapor, leia-se, potência, do seu motor de 8 válvulas.

Armada com conhecimento prévio da utilização de turbocompressores no seu carro #96 de rallycross no início da década de 1970, a Saab juntou um turbo Garrett T03 no seu #99 de ralis.

A tarefa de lidar com a besta de duas rodas de 270 cavalos-vapor de potência foi Blomqvist.

O seuco estreou o carro no Rally RAC de 1978, mas abandonou com um eixo de transmissão partido.

No ano seguinte, no entanto, foi feita história. Em solo nacional no Rali da Suécia de 1979, Blomqvist e navegador Björn Cederberg triunfaram com mais de um minuto de avanço para o Ford Escort RS1800 de Björn Waldegård com Pentti Airikkala em terceiro num Chevette Vauxhall.

estava registada a primeira vitória de sempre no WRC de um carro turboalimentado.

O Saab 99 Turbo foi, no entanto, uma espécie de maravilha ‘efémera’. Blomqvist entrou no Rally RAC mais tarde nesse ano, mas abandonou em Kielder e a Saab retirou-se pouco depois dos ralis, em 1980.

Foto © McKlein

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado