WRC: voltaram as críticas ao sistema de pontos

Por a 24 Abril 2024 17:19

Sébastien Ogier insurgiu-se face ao novo sistema de pontos do WRC, mas no top 6 do campeonato só um não tem mais pontos com o novo sistema do que teria com o antigo. Exatamente o francês da Toyota…

Sebastien Ogier é a mais recente voz a insurgir-se contra o novo sistema de pontos do WRC. O francês diz que é “uma piada completa”. São vários os pilotos que já se mostraram contra, agora foi a vez de Ogier: “É realmente uma piada”, disse ao DirtFish. “pois desvaloriza completamente a vitória e os bons resultados”, disse. É a sua opinião. Cada um tem a sua.

Podemos fazer comparações com a pontuação antiga, exatamente da mesma forma que poderemos dizer num jogo de futebol “se aquela bola que foi ao poste tem entrado”…

Um rali de 2024 é bem diferente de 2023, precisamente porque todos os pilotos sabem os pontos que estão em jogo, e quando percebem que quando não podem lutar pela liderança/vitória, olham para as restantes probabilidades, pois no fim do ano, quem tiver mais pontos é o Campeão.A verdade é que sabendo como são as regras os pilotos – todos os pilotos – estão a gerir as suas provas tendo em conta o sistema de pontos e por muito que alguns, ou mesmo a maioria se insurjam contra o facto do vencedor de um rali poder ter menos pontos que outros classificados atrás isso significa que, tal como sucedeu com Ogier nesta prova, quem estava pior classificado atacou no domingo, Takamoto Katsuta e Ott Tanak, e ficou melhor classificado no Super Domingo.

Já Ogier, somou menos pontos porque ele, Neuville e Evans, melhor posicionados na prova, arriscaram menos no domingo, foram, respetivamente 3º (Ogier) 5º (Evans) e 7º (Neuville – que neste caso não podia arriscar mais devido aos danos no carro após a batida) isso significou que ao invés da habitual procissão de domingo, houve competição.

Que não haveria com o sistema antigo, pois ficaria tudo à espera da PowerStage para levar mais alguma coisa. Assim é garantido que nos três dias de prova, se não todos, pelo menos laguna estão a lutar por qualquer coisa. Neste Rali da Croácia, houve luta na frente do princípio ao fim do rali, e quem se atrasou mais, Katsuta, Tanak e Fourmaux, lutaram para levar mais pontos no domingo e na PowerStage.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado