WRC: Uma História das provas de asfalto do Mundial de Ralis

Por a 14 Março 2024 11:09

Desde a sua criação em 1973, o Campeonato Mundial de Ralis (WRC) tem sido palco de algumas das mais emocionantes e desafiadoras provas de automobilismo do mundo. Entre as diversas provas que compõem o calendário do WRC, as de asfalto destacam-se duma forma especial, exigindo dos pilotos e dos seus carros um nível de precisão e técnica impecável, bem diferente do que fazem na terra em que a ‘dança’ dos carros é bem diferente.

A terra é mais espetacular, mas o asfalto não deixa de ter a sua beleza.

Num pequeno resumo histórico, embarcamos numa viagem pelas lendárias estradas asfaltadas do WRC, desde a mítica Córsega, com suas 10.000 curvas traiçoeiras e paisagens deslumbrantes, até o gelo e a neve do icónico Rali de Monte Carlo, onde a aderência é um bem precioso, mas onde também tivemos muitas vezes ralis somente de asfalto, sem neve ou gelo.

Nesse caminho também passaremos por Portugal, onde os troços de Sintra, com suas estradas estreitas ladeadas por árvores e por espectadores, colocavam à prova mais os nervos dos pilotos do que a potência dos motores e a agilidade dos carros.

Prefere ‘mistas’ ou só com terra?

Recordando o que já foram, ou são as provas de asfalto da história do WRC, comecemos pelas ‘mistas: Portugal, Catalunha e San Remo. Durante muito tempo os ralis de Portugal, Catalunha e San Remo tiveram uma etapa de asfalto e as restantes em terra, sendo que a prova espanhola se tornou numa prova somente de asfalto, até voltar de novo ao sistema misto.

Já os troços de asfalto portugueses fazem-nos lembrar Sintra de imediato, e os magotes de público a ladear a estrada serra acima, serra abaixo.

O Rali de Portugal teve até 1994 troços em alcatrão e a sua qualidade ia muito para além dos mais conhecidos troços de Sintra. É óbvio que Sintra fez maravilhas pela notoriedade da prova, especialmente a edição de 1978 quando Markku Alen e Hannu Mikkola lutaram até ao derradeiro metro pelo triunfo. As rondas de Sintra eram tão boas que chegaram a fazer-se na abertura e no fecho da prova.

Na Catalunha o público também fazia parte da fez quando estava perto da estrada e a emoção que isso trazia era inigualável. Mas o perigo era impossível de tolerar por mais tempo…

O Rali de Sanremo, tinha a exemplo do Rali de Portugal uma primeira etapa nas montanhas à volta de Sanremo. Parecia Sintra, até o público. Mas as estradas eram um pouco mais largas, menos sinuosas e não tão belas quanto a romântica Sintra. Depois, o rali de Sanremo descia para a Toscana, onde tinha os famosos pisos de terra.

Passando para as de asfalto puro, o Monte Carlo teve muitas edições totalmente secas e hoje em dia cada vez mais. Porque será? Os ralis franceses sempre foram essencialmente de asfalto e os Alpes têm troços inigualáveis. Há estradas que davam para fazer um Mundial inteiro…

Já a mítica Córsega, nos anos 80 tinha vários troços de 50, 60, 70 e 80 Km. Imagine só. É um rali que nos traz à memória tragédias, mas também imagens fantásticas de carros super potentes em estradas estreitíssimas e com muito poucas, ou nenhumas retas. Quem se lembrou do ‘nickname’ 10.000 curvas, devia ter sugerido 1.000.000…

Restam a Alemanha, Japão, Alsácia, Croácia, Bélgica, Irlanda e Bulgária.

O Rali da Alemanha era interessante não pela variedade de troços, mas pela diversidade de pisos, por exemplo no Panzerplatte. O Japão é interessante, mas com chuva é muito perigoso, a Alsácia foi um Rali de França totalmente insosso, quando comparado com a Córsega. A Croácia é um bom rali, mas da de muito especial, a Bélgica também foi um bom rali, pela especificidade dos pisos com os cortes, da Bulgária, e recentemente o Rali da Europa Central. muito poucos se lembram, inclusivamente nós e a Irlanda era diferente de tudo o que costumamos ter no WRC, portanto é bom se regressar.

Desde a sua criação em 1973, o Campeonato Mundial de Rali sempre foi uma competição de superfícies mistas.

É verdade que a terra sempre foi dominante mas sempre houve grandes ralis de asfalto no WRC. E o WRC precisa de asfalto. Múltiplas superfícies ao longo de uma temporada são uma característica incorporada ao ADN da competição.

Se só pudesse fazer uma alteração no calendário era muito simples: colocava o Barum Zlin. Não o da Europa Centrla, é redutor, pois o dia da Chéquia deixa os da Alemanha e da Áustria a corar de vergonha…

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