WRC: Três marcas dizem ‘sim’…mas só com elétricos

Por a 6 Julho 2022 15:44

Segundo o Autosport inglês, três marcas estão a ponderar rumar à categoria de topo de pirâmide dos ralis no Mundial de Ralis, os Rally1, mas só se os regulamentos contemplarem carros elétricos.

As marcas são a Alpine, Skoda e o Stellantis Group, que como se sabe tem no seu grupo, entre outras, várias marcas com muita história nos ralis, como a Citroën, Peugeot, Opel, Fiat… e Lancia.

Como se sabe, desde 2019, com a saída da Citroën que o WRC tem apenas três construtores, Toyota, Hyundai, e Ford a ‘meio gás’ com a M-Sport.

Este ano foi dado o primeiro passo para um WRC mais sustentável, com a entrada em liça dos híbridos e combustíveis sustentáveis, mas fazer a vontade a estas três marcas e mudar para elétricos, a médios prazo, não vai acontecer, nem para elétricos, nem para outra coisa qualquer, a não ser que a indústria se defina muito rapidamente e se encontre o caminho ‘definitivo’, o que está muito longe de acontecer.

Os atuais regulamentos vão manter-se até 2024, e mesmo em 2025 as coisas não vão mudar muito, provavelmente um sistema híbrido com capacidade para fazer especiais inteiras em modo puramente elétrico, por exemplo, a não ser, como já referimos que algo dê uma volta de 180º na indústria automóvel e todos passem a rumar para o mesmo lado, ou pelo menos a grande maioria.

Nesta altura ninguém sabe muito bem o que vai acontecer porque os políticos, pressionados, tomam decisões drásticas de coisas que percebem pouco e isso está criar muita indefinição por todo o lado, o que não ajuda nada a conjuntura no mundo que já dura desde 2020, com a pandemia e agora com a guerra.

Da Alpine, já se sabe há muito que só vem para o WRC, só se for elétrico.

Na melhor das hipóteses, lá para 2028. Mudar para elétricos em 2025 está fora de questão para a FIA e para o Promotor, mas a federação mantém a mente aberta, porque de certeza que se lhe surgissem 6 ou 7 marcas a dizer que entrariam no WRC se fosse elétrico já em 2025, de certeza que a FIA mudava as regras.

‘Follow the money’ dizem os americanos em com razão…

E isso aplica-se a outras alternativas, mas o que a FIA espera é que a tecnologia das baterias evolua, porque sabe que a curto prazo não vai conseguir fazer ralis facilmente sem que a tecnologia evolua muito, porque uma coisa é ter baterias para carros do dia a dia que façam 500 Km, que já há muitos, mas para competição a ‘coisa’ “FIA mais fino”. É a expressão certa!

A FIA reunir com o Promotor e as marcas para discutir os futuros regulamentos da WRC nas próximas semanas, onde vai ficar a conhecer propostas e ideias que serão apresentadas para as diferentes categorias da pirâmide do ralis.

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kkk698
kkk698
1 ano atrás

Se a FIA cair neste engodo, muita gente nao vai ver rallis, e ate que pode haver a hipotese de especiais não se realizarem….. Esta coisa dos carros eléctricos toda a gente sabe que é negócio puro e duro, que a presidente da EU deu de beber as marcas, umas ate com varios anos de prejuízo e que agora apresentam lucros. Mais uma questão: e se houver o surgimento de motores a combustão de hidrogénio, como ja aconteceu numa prova de velocidade, com um Toyota, que ate correu bem!? Não é ecológico? Ah pois é ecológico, so que muitas marcas… Ler mais »

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