WRC: também já soaram (fortemente) os alarmes na FIA

Por a 5 Dezembro 2023 16:10

A FIA vai agir nos ralis! Foi preciso a imprensa, curiosamente no, e a partir do Rali de Portugal ter falado imenso do assunto, pois é claro há muito que os ralis estão a perder rapidamente peso no seio da comunidade motorizada e dos adeptos em geral, não tanto por causa da tecnologia dos carros, isso interessa apenas e só às marcas que lá investem, mas muito mais para, muito fraca, promoção da disciplina, à luz do que fazem outras competições motorizadas, e especialmente, outros desportos.

Agora, na sessão de estratégia do Conselho Mundial do Desporto Automóvel na Semana da Assembleia Geral Anual em Baku, foi acordada a formação de um grupo de trabalho para avaliar e recomendar a futura direção dos ralis.

O Grupo de Trabalho será liderado pelo Vice-Presidente da FIA para o Desporto, Robert Reid, e pelo membro do Conselho Mundial do Desporto Automóvel, David Richards.

Serão analisados os aspetos técnicos, desportivos e promocionais do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA. O grupo debruçar-se-á igualmente sobre a via a seguir para o desenvolvimento dos ralis a partir das bases.

Um primeiro documento de trabalho será apresentado para apreciação do WMSC e da Comissão do WRC no prazo de duas semanas.

Só é pena que a FIA tenha apenas ‘acordado’ agora, cria mais um Grupo de trabalho, que vai depois ao Conselho Mundial e à Comissão do WRC, enfim, a burocracia do costume, esperemos é que, desta feita, não seja com os resultados do costume.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Abarth
Abarth
5 meses atrás

O que mais me entristece é ver a FIA nesta situação que não fazem a mínima ideia do que fazer com o WRC, um campeonato que se bem explorado, tem capacidade para ficar bem perto da F1 em termos de popularidade.
Ainda por cima a solução está tão à vista com uns Rally2+ que façam cair os custos para menos de metade e venham os privados correr junto com as equipas oficiais. São mesmo muito poucos os privados que podem suportar os custos dos Rally1.

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  Abarth
5 meses atrás

Um “Rally2+” também traria mais equipas oficiais!

aacsilva
aacsilva
Reply to  Abarth
5 meses atrás

Exatamente, também penso que essa é uma das questões chave, nos tempos dos grupo 4, B, A e até no WRC 2.0 os mesmos carros disputavam o mundial o europeu e campeonatos nacionais e locais e Portugal é um bom exemplo disso, na minha opinião esta situação traria mais visibilidade aos construtores pois poderiam mostrar os seus produtos em muito mais lugares do que apenas 12 vezes por ano.

Scb
Scb
Reply to  Abarth
5 meses atrás

Os Rally1 são um problema mas foram as equipas que pressionaram a FIA e não o contrário. Agora há que dar o passo atrás mas o mal já está feito. De qualquer forma, mesmo sem os Rally1 o WRC teria perdido notoriedade e está a anos luz da F1, que atrai gente nova enquanto o WRC não atrai. O WRC segue as pisadas do WTCC.

Scirocco
Scirocco
5 meses atrás

Os carros que hoje correm no WRC, e que são fabulosamente rápidos e eficazes, são tambem pouco apelativos no sentido espectacular/visual do termo. Basta ver a emoção de ver um Porsche (apesar de provávelmente ser bastante mais lento) para ter um termo de comparação. Se nos lembramo-nos do passado com Stratos, Ferrari, Porsche, etc. percebe-se o quanto se normalizou e banalizou o design, para acabarmos a ver carroçarias de utilitários (porque o resto é de elevadíssima engenharia) a disputar a categoria rainha do Mundial de ralis. Penso que o futuro, que vai obrigar mais tarde ou mais cedo á utilização… Ler mais »

Pitão
Pitão
Reply to  Scirocco
5 meses atrás

Concordo, esse é o ponto, não dá grande pica ir ver utilitários, por mais tecnologia e rapidez que tenham, perdem em espectacularidade para os antigos carros, os lancias, os celicas, ateos subarus e para já não falar nos antigos serie B, e os mais antigos Audi quatro, o Stratos, eram carros que rivalizavam com os F1 da altura, desde que meteram os polos, yaris, etc, perdeu interesse…

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado