WRC: Sébastien Ogier vence pela 2ª vez Rali Safari, Toyota três vezes 1-2-3-4…

Por a 25 Junho 2023 16:39

Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) venceram o Rali Safari, depois duma bela luta com Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), o que redundou no mais equilibrado Safari de sempre. esta foi uma prova em que a Ford ‘não existiu’ e a Hyundai teve mais uma vez problemas de fiabilidade nos seus carros, pelo que quem aproveitou foi a Toyota para conseguir novo 1-2-3-4.

Ogier alcançou a sua terceira vitória em apenas cinco provas disputadas nesta temporada, mas o seu rali quase se desfez na segunda especial de domingo, quando um pedaço da infame vegetação ‘fesh-fesh’ do Quénia fez com que o seu GR Yaris ficasse fora de controlo numa curva à direita.

O francês, que estava a lutar arduamente para recuperar o tempo perdido para Rovanperä na especial de abertura do dia, embateu numa árvore e arrancou toda a asa e porta traseira do seu carro. Surpreendentemente, venceu a especial e recuperou todo o tempo, tendo depois remendado o fosso utilizando um saco do lixo para manter o pó afastado na especial seguinte, Hell’s Gate 1.

No entanto, as reparações mais permanentes na assistência não acabaram com o drama, uma vez que as quatro equipas dos Yaris terminaram a penúltima especial com os motores sobreaquecidos devido ao pó. Ogier, um dos mais afetados, viu a sua vantagem ser reduzida para apenas 9,2 segundos antes da Power Stage, onde a prestação do oito vezes campeão do mundo foi novamente sem incidentes, chegando ao final com um para-brisas rachado, ficando a prova que tudo pode acontecer até chegar ao controlo final.

“Inacreditável! Mesmo na Power Stage apanhei com uma pedra no para-brisas! Tivemos de enfrentar muitos problemas, mas podia ter sido um rali mais confortável para nós em termos de ritmo. Tivemos muitos azares, mas conseguimos chegar a casa”, gracejou Ogier.

Kalle Rovanperä ficou em segundo e com isso aumentou a sua liderança no campeonato, colocando-a em 37 pontos após a sétima ronda de 13 previstas: “Queremos sempre lutar pela vitória, mas demos o nosso melhor a partir como primeiro carro na estrada, por isso, em relação a isso, penso que não é totalmente mau. De qualquer forma, são bons pontos para o campeonato”, disse Rovanperä no final da Power Stage.

FOTOS @World

As esperanças de Takamoto Katsuta de ultrapassar o seu companheiro de equipa Elfyn Evans e alcançar o terceiro pódio no Safari Rally desapareceram quando a unidade híbrida do seu carro deixou de funcionar, minando o desempenho vital. Evans ficou em quarto lugar da geral, a 25,3 segundos do galês da Toyota, com Ogier e Rovanperä a mais de dois minutos de distância.

Dani Sordo superou a falha da direção assistida na PE16 para terminar isolado em quinto lugar no final de um fim de semana de testes para a Hyundai Motorsport, que agora está 42 pontos atrás da Toyota na corrida pelo título de construtores.

Dani Sordo foi o melhor classificado entre os não-Toyota, trazendo o seu Hyundai i20 N para ‘casa’ em quinto.

Esapekka Lappi, um dos primeiros candidatos ao pódio, ficou muito abaixo na classificação, depois de ter sido afetado por problemas de transmissão no seu i20 N, enquanto Thierry Neuville, que recuperou de uma falha na suspensão na sexta-feira, apenas conseguiu chegar em oitavo.

Problemas com os pneus no início do rali impediram os pilotos da M-Sport, Ott Tänak e Pierre-Louis Loubet, de conseguirem levar algo de muito positivo desta prova. Terminaram em sexto e sétimo, respetivamente.

O oitavo classificado, Kajetan Kajetanowicz, assegurou a sua segunda vitória no WRC2 da prova do Quénia com um Škoda Fabia Rally2 Evo. Oliver Solberg não foi nomeado para marcar pontos na categoria de apoio, mas terminou em nono lugar na geral, enquanto Martin Prokop completou o top 10.

Kalle Rovanpera tem agora 37 pontos de avanço para Thierry Neuville, com Elfyn Evans a passar Ott Tanak aproximar-se muito do belga da Hyundai, que tem agora 102 pontos, apenas mais quatro que Evans. Fazendo apenas cinco prova,s Sébastien Ogier venceu três e com isso é quarto do campeonato com menos um ponto que Evans, e os mesmo que Tanak. Esapekka Lappi está 27 pontos atrás do estónio.

Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) venceram a sua terceira de cinco provas que realizaram. Ogier começou a prova com uma falha no sistema híbrido, na PE4.

De tarde, Ogier levou apenas uma roda sobressalente para poupar peso e a estratégia resultou, pois venceu os três troços e terminou o dia com uma liderança de 22.8s, mas durante o segundo dia, Rovanpera foi melhor, terminando a 16.7s da frente. Ogier chegou a ter 32.0s de avanço mas com a chegada da chuva perdeu 15.3s para o finlandês. Já no último dia, apanhou um susto, com o toque nas árvores e o ‘desaparecimento’ da asa traseira, mas chegou ao final 6.7s na frente.

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) foi inteligente no primeiro dia ao abrir a estrada. Terminou a 22.8s de Ogier.

No segundo, foi recuperando a pouco e pouco até aos 16.7s, mas Ogier não cedeu e o finland^s achou que não valia a pena o risco.

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) terminaram em quarto, depois duma prova em que perderam demasiado tempo logo no primeiro dia, mas depois não tiveram problemas, pois preferiram sempre mais jogar pelo seguro e não correr riscos. No segundo dia caíram de terceiro para quarto, depois do carro parar após uma passagem de água e acabaram o rali na luta com Takamoto Katsuta.

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) foram quartos, depois de dois dias sem grandes feitos nem problemas. A tática era sobreviver e foi o que fizeram, ficando não muito longe do pódio. Mas as esperanças de Takamoto Katsuta de ultrapassar o seu companheiro de equipa Elfyn Evans e alcançar o terceiro pódio no Safari Rally desapareceram quando a unidade híbrida do seu carro deixou de funcionar, no último dia.

Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), foram quintos, Terminaram o primeiro dia já a quase minuto e meio da frente. No fim do segundo estavam quase a quatro. Depois do que sucedeu aos colegas de equipa, tinham que assegurar pontos e foi o que fizeram.

Certificar-se que chegavam ao fim.

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1) começaram mal o rali, logo a seguir venceram um troço, mas um furo fê-los perder 20 segundos. Depois, uma condução mais segura durante a tarde, fê-los subir na ordem de classificação de sexto para quarto, enquanto outros tiveram problemas, chegaram a estar numa posição provisória no pódio mas a sua boa prestação chegou a um fim abrupto na PE11 Soysamba 2; nos quilómetros finais, a dupla parou na especial devido a um problema técnico, de transmissão, o eixo da hélice partiu-se: “Carreguei no acelerador e ouvi um grande estrondo”.

Estava a fazer um bom trabalho, mas ainda não repetiu o bom resultado da Sardenha.

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) desistiram na PE6 Geothermal com a suspensão partida. Uma porca solta em troços difíceis causou falha no amortecedor dianteiro esquerdo. Antes, um furo na especial de Geothermal 1 fê-los cair de 3º para sexto, mas os belgas responderam com o segundo melhor tempo na PE4 Kedong 1. Estavam a 7,9 km da especial quando a porca se soltou. Regressaram à prova para terminar em oitavo e vencer a PowerStage.

Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1) terminaram em sexto, mostraram determinação ao longo do fim de semana, conseguindo duas vitórias em troços e uma série de tempos razoáveis, entre os cinco primeiros. Fizeram progressos com a configuração do carro nos últimos ralis, mas ainda estão muito longe do que precisam e do que esperava quando se mudou para a M-Sport/Ford. Pelo meio, uma colisão com a vida selvagem na sexta-feira e dois furos ao longo do rali. Com tudo isto a equipa estónia terminou o evento em sexto lugar da geral, com quatro pontos adicionais na Power Stage.

Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1) percorreu os seus primeiros quilómetros nas estradas do Quénia, ganharam experiência neste evento emblemático, tiveram um desempenho forte com alguns bons parciais ao longo do fim de semana, apesar do seu conhecimento limitado das especiais com o francês a fazer um rali limpo, terminando em sétimo lugar na geral.

Jourdan Serderidis/Frederic Miclotte (Ford Puma Rally1) também regressaram ao WRC no seu Puma Rally1, competindo no seu segundo Rali Safari consecutivo. O piloto grego gostou de competir na sua prova favorita e ficou satisfeito com o seu desempenho. Infelizmente, um problema técnico no sábado fez com que o seu fim de semana terminasse mais cedo, mas Serderidis aproveitou ao máximo algumas condições difíceis e desenvolveu o seu conhecimento da prova. Nada mais podia fazer.

Do WRC2 trataremos noutro lado, o Campeonato do Mundo de Ralis regressa à Europa no próximo mês, quando as estradas de terra super-rápidas do Rali da Estónia acolherem a oitava ronda do WRC, de 20 a 23 de julho.

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