WRC: Sébastien Ogier ‘pede’ mais velocidade à Toyota: “não foi boa em Portugal”

Por a 27 Maio 2021 10:04

Apesar da Toyota ter colocado dois carros no pódio do Rali de Portugal, com um pouco menos de azar a Hyundai facilmente tinha feito o mesmo. Mostrou andamento para isso. É verdade que Thierry Neuville ‘estragou’ a sua prova logo nos reconhecimentos, quando foi otimista demais na nota que passou ao navegador, mas Ott Tanak assegura que não bateu em nada, mas a suspensão traseira direita do seu Hyundai ficou danificada.

O estónio teria ganho o rali facilmente. Por saber isso, Sébastien Ogier diz agora que a sua equipa, a Toyota Gazoo Racing deve encontrar mais velocidade para o Rally Italia Sardegna da próxima semana.

Tanto o francês como o companheiro de equipa, Elfyn Evans, que está a dois pontos de Ogier após vencer a prova, admitem que os seus Yaris WRC não eram os mais rápidos na terra de Portugal: “Não estar na luta pelos melhores tempos não é agradável”, admitiu Ogier. “Isto deveu-se em parte à ‘varredura’ da estrada, mas também ao facto de não me ter sentido 100% no carro. Talvez isso esteja ligado ao nosso conhecimento ainda limitado dos pneus Pirelli, e ao facto de que o nosso teste pré-evento foi à chuva, e por isso não nos permitiu conhecê-los no tipo de condições em que corremos.

Penso que não foi o meu fim-de-semana mais forte de sempre. Mesmo que tivesse feito um trabalho perfeito, não acredito que pudesse ter feito melhor do que terceiro lugar, mas precisamos de continuar a trabalhar porque a velocidade não foi suficientemente boa este fim-de-semana. De qualquer modo, teremos muito trabalho a fazer no dia de testes desta semana, quando esperamos dar um passo em frente em termos de desempenho”, disse.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Billy Bob
Billy Bob
2 anos atrás

Sébastien Ogier a ser Sébastien Ogier.
O Yaris WRC que até tem 3 vitórias em 4 provas!!
É de longe bastante mais fácil de pilotar que o Hyundai, ao ponto de até o 3º classificado no Rali de Mortágua 2018 vencer pecs e até Power Stage.
Com uma fiabilidade Toyota, ainda assim….Ainda não suficiente bom para…..
Bom, bom era a VW voltar aos Ralis, fazer de novo um Hiper carro e Ogier ganhar nove provas ano??
Tão arrependido está Tanak de ter largado essa máquina de que Ogier se queixa…

Abarth
Abarth
Reply to  Billy Bob
2 anos atrás

Apesar de a Hyundai ter de certa forma dominado o Rali de Portugal até começarem os problemas/excessos, acho que ainda assim o Toyota será o carro mais competitivo. A performance que a Hyundai teve terá mais a haver com a posição na estrada e dá-me a sensação que os pilotos de Hyundai têm que ir mais no limite para conseguir resultados e isso dá maior propensão para toques ou partir a máquina.
Concordo que se o Tanak tivesse ficado na Toyota teria condições para conseguir melhores resultados.

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Não deixa de ter razão, caso os Hyundai tivessem sido mais fiáveis e no caso do Thierry Neuville, não tivesse cometido os erros que cometeu o resultado seria certamente outro.
É certo que a Toyota venceu 3 das 4 provas mas se a Hyundai conseguir a mesma fiabilidade acho que o cenário irá mudar.

icebergemchamas
icebergemchamas
Reply to  Homem_do_Leme
2 anos atrás

Parece-me que tanto o Hyundai como o Toyota são ambos muito competitivos e equilibrados e têm excelentes pilotos ao contrário da Ford que está claramente um degrau abaixo, o problema é que o Hyundai é muito menos fiável e isso revelou-se da pior forma em Portugal quando o Tanak que tinha o rali dominado e acabou por ter de desistir e com os problemas do Dani Sordo que o afastaram do 1º lugar.

alexis
alexis
2 anos atrás

Mais velocidade mas só no carro dele, a ver se consegue andar ao nivel do Evans e do Katsuta e assim o Makinen já não tinha que mandar o Katsuta levantar o pé para não o humilhar, ainda bem que o Sordo ficou em 2º senão ainda íamos ver a palhaçada do costume com o Evans a penalizar e ele a ganhar. Foram muitos anos a ganhar facil e é dificil alterar os hábitos.

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
Reply to  alexis
2 anos atrás

Claro estamos a falar daquele piloto “fraquinho” que até ganhou campeonatos com o super competitivo Ford Fiesta…

alexis
alexis
Reply to  Homem_do_Leme
2 anos atrás

E como é que ele foi campeão? Já se esqueceu? Eu lembro-lhe. Com todo o apoio da Ford Perfomance a RedBull e claro, as ordens de equipa, até porque o dinheiro da RedBull falava mais alto. Tivesse a Ford apoiado a M-Sport sempre desta maneira e já teria tido mais titulos com outros pilotos, até porque o chassi do Fiesta é excelente e para alem disso eu não disse que ele era fraquinho, porque ele como piloto é bom, mas não é tão fantastico com o pintam e mais uma prova disso foi o nosso rali em que o Mr.… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado