WRC, Rali Safari, Jari-Matti Latvala: “Pilotos fizeram o trabalho exatamente como precisa de ser feito neste rali”

Por a 27 Junho 2022 11:04

Jari-Matti, que resultado incrível para a tua equipa, um 1,2,3,4, uma réplica do que a Toyota conseguiu há 29 anos no Rali Safari. Qual a sensação de vir aqui e ser dominante desta forma?

“Antes de mais, devo dizer que estou realmente orgulhoso da equipa e dos pilotos, os pilotos fizeram o trabalho exatamente como precisa de ser feito neste rali, não precisam de ser os mais rápidos, mas precisam de ser os mais inteligentes. Os nossos pilotos foram-no! E foi ótimo vê-los a todos a pensar no resultado para a equipa e não nas suas próprias ambições pessoais.

Podem ver como é difícil obter resultados como este, foi há 29 anos que uma coisa como esta aconteceu aqui no Safari com o Toyota Celica. O Safari é um teste aos carros e penso que já provámos que tínhamos um carro forte neste evento, porque o trabalho que fizemos antes compensou realmente.

Quando estávamos a desenvolver o GR Yaris Rally1, concentrámo-nos sobretudo em fazer um carro realmente forte e fiável. Isso foi realmente o mais importante neste evento e o carro funcionou muito bem em condições tão difíceis.

Muito trabalho foi obviamente feito para este fim-de-semana, fala-nos das dificuldades em vir da Sardenha até aqui com tão pouco tempo pelo meio para trabalhar nos carros, talvez 3-4 dias?

“O Elfyn mencionou que tínhamos problemas e que não tivemos o desempenho, pelo que os testes que foram feitos antes deste evento foram muito importantes. Durante o shakedown também aprendemos algumas coisas que temos de melhorar, e mudar para termos a certeza de que somos fortes neste evento. O melhor de tudo é a forma como os engenheiros têm estado a reagir, digamos para evitar os problemas que se avizinham…”

Qual é a tua opinião sobre a experiência do Rali Safari este ano, em comparação com o ano passado. O que pensam da prova agora, feita pela segunda vez?

“Foi mais difícil do que no ano passado, é o que os pilotos dizem que se pode ver na televisão. Eu próprio fui aos troços e vi que foi realmente duro, tivemos condições de terra mole, terra dura, pedras, lama, chuva, penso que tudo o resto exceto neve.

Precisamos de diferentes tipos de eventos no campeonato, a única coisa que posso dizer é que as secções de ‘fesh fesh’ para os pilotos conduzirem era demasiado estreita, porque os pilotos não têm visibilidade porque o pára-choques dianteiro está a levantar a areia e o ‘fesh fesh’ no capot e no pára-brisas.”

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado