WRC, Rali do Japão: Elfyn Evans com as portas do triunfo ‘bem abertas’…

Por a 18 Novembro 2023 07:32

O segundo dia de Rali do Japão, já realizado em pisos bem mais ‘normais’ do que o chuvoso primeiro dia, teve o condão de repor alguma “ordem natural das coisas” na classificação geral, com os Rally1 a afastarem os Rally2 para mais atrás no top 10.

Lá na frente, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) começou o dia com 1m49.9s de avanço para Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) e terminou-o – falta ainda uma super especial – com 1m14.3s, com Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) em terceiro a 1m38.9s. Os Toyota fizeram uma etapa limpa, de gestão, porque pouco sentido faria atacarem-se uns aos outros.

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1) são agora quartos , muito longe do pódio, depois de começarem o dia em sétimo, Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1) são quintos vindos do oitavo posto e Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) são sextos já só a 3.6s de Tanak, quando começaram o dia a 25.1s do estónio. O japonês está mesmo com vontade de chegar mais à frente, mas se passar Tanak, tem Lappi a quase um minuto e já não tem troços que cheguem para isso.

No WRC2, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksson (Škoda Fabia RS Rally2) caíram do quarto para o sétimo posto da geral, e a luta equilibrada com Gregoire Munster/Louis Louka (Ford Fiesta Rally2) mantém-se: começaram o dia separados por 4.8s, estão separados por 5.5s. Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) estão 37.4 atrás do neerlandês, mais ou menos o mesmo com que começaram o dia.

Como se pode calcular, Elfyn Evans não correu riscos na manhã de hoje e com uma vantagem de mais de um minuto na mão, também não precisava de o fazer.

A meio deste penúltimo dia da temporada de 2023 do Mundial de Ralis, Evans continua no comando com uma vantagem grande sobre o seu companheiro de equipa da Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier. As bases para essa vantagem foram lançadas na sexta-feira, quando, em condições muito difíceis de pisos, Evans foi um dos poucos pilotos a fazer uma prova limpa.

As duas primeiras especiais de sábado continuaram escorregadias e o galês adotou uma abordagem cautelosa, perdendo cerca de 15 segundos para Ogier como resultado. No entanto, foi o primeiro na tabela de tempos em ambos os troços da super especial de Okazaki City, que levou as equipas a uma zona remota de montagem de pneus: “A primeira especial foi boa esta manhã, mas na segunda fui um pouco seguro demais, o que nos custou algum tempo”, admitiu Evans.

Kalle Rovanperä completou um 1-2-3 da Toyota, embora o finlandês, tal como o seu colega Evans, tenha perdido algum terreno para Ogier. Ficou atrás do francês, enquanto o piloto do Hyundai i20 N, Esapekka Lappi, quase dois minutos mais atrasado, subiu para quarto. O antigo piloto de F1, Heikki Kovalainen estava no top 10, mas teve problemas e caiu muito na classificação.

Exceção feita à intensa luta pelo triunfo no WRC2 entre Mikkelsen e Munster, o que mostra bem o que evoluiu o Ford Fiesta Rally2, não há muitos mais pontos de interesse no Rali do Japão. A luta entre Takamoto Katsuta pelo quinto posto onde está Ott Tanak é outro foco de interesse, estão separados por 3.6s, lá na frente só muda alguma coisa se alguém tiver problemas, pois a sete troço do fim as diferenças são mais do que suficientes para ser controladas.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado