WRC, Rali de Portugal, Rally1: Luz verde (SIM) Luz vermelha (NÃO)…

Por a 16 Maio 2022 18:12

ATENÇÃO Luz verde nos Rally1. Todos os novos carros do WRC, os Rally1 híbridos, só podem ser tocados pelos espectadores, Marshalls, etc se estiver visível uma luz verde. Caso esta esteja vermelha, NÃO PODE tocar no carro, é perigoso.

O Vodafone Rally de Portugal vai ter em ação, pela primeira vez, os modelos de Rally 1, que, pela sua condição de híbridos elétricos, exigem também cuidados especiais no que toca à segurança. Saiba quando se pode ou não aproximar de um Rally 1…

Novos carros, novas regras de segurança! Desde 2022 que todos os carros da categoria de topo do Campeonato do Mundo de Ralis FIA – os Rally 1 – passaram a estar equipados com unidades de potência híbridas elétricas. O símbolo “HY” (significa “Hybrid”), junto ao painel das portas frontais (em letras brancas e fundo vermelho), identifica estes modelos, ajudando a perceber tratar-se de um carro híbrido com motorização elétrica e de combustão.

Devido à unidade propulsora híbrida, os “Rally 1” são agora alvo de cuidados (ainda) mais especiais no que toca à segurança, exigindo preocupações adicionais no seu manuseamento e novas medidas de precaução para espectadores e equipas de segurança.

Devido à corrente elétrica de alta voltagem que os modelos “Rally 1” podem gerar, Toyota Yaris GR, Ford Puma e Hyundai i20 N (os três modelos de “Rally 1” atuais), um cenário de acidente deve agora ser encarado com superiores cautelas, não obstante a FIA ter tornado obrigatórias luzes de segurança nos carros, que ajudam a identificar um potencial perigo na aproximação aos veículos por parte dos espectadores ou equipas de socorro.

As luzes de segurança estão localizadas no topo do para-brisas e nos dois pilares laterais dos carros, identificando, de imediato, a condição de segurança do veículo. Caso as luzes estejam verdes, será seguro tocar no carro, mas caso estejam vermelhas de forma intermitente, e se oiça um alarme sonoro adicional, não será, de todo, seguro aproximar-se ou tocar no carro.

A ausência total de luz (verde ou vermelha) também deve ser encarada de modo previdente, significando que o carro é potencialmente inseguro, logo, deverá manter prudente distância de segurança. Dito de outra forma e em resumo, só deve mesmo tocar num modelo de Rally 1 se as luzes verdes estiverem acesas.

Estas recomendações só se aplicam, naturalmente, aos “Rally 1”, os únicos carros presentes no Vodafone Rally de Portugal com unidades propulsoras com sistema híbrido de alta tensão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
1 ano atrás

Ao que chegamos…

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado