WRC, Rali de Portugal: Equipas ainda em fase de adaptação aos pneus

Por a 24 Maio 2021 15:18

Uma das coisas que ficou clara deste Rali de Portugal é que as equipas ainda precisam de tempo para saber lidar melhor com os novos pneus da Pirelli. Como se sabe, este ano a marca italiana veio para o WRC como fornecedor oficial, substituindo a Michelin e depois de vários anos com os franceses, agora é a vez da Pirelli e tendo sido o Rali de Portugal a primeira prova do ano em pisos de terra á natural que as equipas ainda andem um pouco a “apanhar bonés”. Isso ficou claro no facto da Hyundai ter andado melhor no primeiro dia, pois a Toyota testou em Portugal com bem pior tempo do que a Hyundai, e isso refletiu-se. Ouvir Elfyn Evans dizer que o seu Toyota funcionava bem com os Michelin, mas que com os Pirelli as coisas estão diferentes e agora é preciso um período de adaptação.

Esperava-se calor em Portugal, mas a meteorologia pregou uma partida à Pirelli que trouxe para Portugal apenas oito sets de pneus macios, e 24 duros. Contudo, as condições meteorológicas que apresentavam uma mistura de troços secos e húmidos, incluindo superfícies macias com temperaturas mais frias, fizeram com que o composto macio se tornasse a melhor opção para grande parte do rali. Como resultado, as equipas utilizaram-no extensivamente, tendo a M-Sport Ford, por exemplo, completado 165 quilómetros num conjunto de quatro pneus macios no sábado: cerca do dobro da vida útil a que estes pneus estavam originalmente destinados. Os pneus duros com o tempo frio demoram imenso a aquecer e isso reflete-se imenso na tração.

Terenzio Testoni, gestor de atividades de rali da Pirelli disse que: “Portugal foi o primeiro grande exame do ano para nós com pneus de terra: o primeiro contacto que as equipas tiveram com o novo Scorpion KX em competição, e a nossa primeira oportunidade de ver como os diferentes carros interagiram com estes pneus contra o relógio. Estamos satisfeitos com o seu desempenho, e sobretudo com a colaboração com as equipas e os pilotos, em circunstâncias desafiantes que exigiram uma utilização extensiva do pneu macio. Após um primeiro dia de habituação a tudo, na sexta-feira e análise de dados, pudemos dar conselhos e indicações técnicas mais direcionadas ao longo do fim-de-semana que permitiram aos três fabricantes tirar o máximo partido dos pneus: com uma luta até ao fim entre dois deles, e os três representados nos cinco primeiros no final do rali. Tiramos muitas informações de Portugal que serão extremamente úteis para o futuro, uma vez que continuamos a otimizar o nosso produto para os carros de rali mais rápidos da história do desporto. Agora já aguardamos com expetativa o nosso rali caseiro na Sardenha”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado