WRC, Rali das Canárias: Toyota domina e Rovanperä voa sobre a concorrência
Kalle Rovanperä continua a ser – de longe – a grande figura do rali, vencendo todas as especiais até agora, e já lá vão 12 – apesar de admitir que a sua prestação na PEC7 foi a pior desde o início da prova. A Toyota mostra força com vários ‘tetra’ e mesmo ‘penta’ nos troços, enquanto a Hyundai, mesmo melhorando ligeiramente esta tarde, continua incapaz de acompanhar o ritmo japonês, como aliás, foi admitido pelos seus pilotos e pelo diretor técnico da equipa. Adrien Fourmaux mantém-se como o melhor representante da Hyundai, subindo ao 5º lugar após o abandono de Sami Pajari, que bateu nos rails numa esquerda ‘manhosa’ e destruiu o lado direito do seu Yaris.
No WRC2, Yohan Rossel mantém o comando, resistindo à pressão de Alejandro Cachon e aumentando a vantagem após uma série de especiais sólidas. Léo Rossel, que lutava pelo pódio, sofreu um forte acidente na PEC 12, após um erro de navegação. Felizmente, os rails fizeram o seu trabalho, porque a queda era íngreme…
No geral, e quando falta apenas uma super especial para o fim do dia de hoje, o domínio de Rovanperä e da Toyota parece inabalável, enquanto no WRC2, Rossel aproveita os erros alheios para se firmar ainda mais no topo.
Num rápido resumo do que foi o dia, na PEC7 começou o dia como acabou o anterior, a vencer, pela 7ª especial consecutiva, apesar de considerar esta a sua pior especial; a Toyota dominou novamente e Yohan Rossel perdeu pela primeira vez no WRC2 para Alejandro Cachon. Robert Virves teve um acidente e provocou a neutralização e posterior anulação da especial.
No troço seguinte, a Toyota voltou a fazer um ‘quadruplo’; Rovanperä conquistou a oitava vitória seguida. Adrien Fourmaux manteve o 5º lugar da geral. No WRC2, Gryazin conseguiu o seu primeiro melhor tempo, mas Yohan Rossel continuou líder.
No final da manhã, Rovanperä voltou a dominar num traçado ‘tipo’ circuito; Fourmaux recuperou tempo para Tänak. Cachon manteve a pressão sobre Yohan Rossel no WRC2, com Léo Rossel a beneficiar de um furo de Lindholm.
No começo da tarde, Rovanperä venceu a 10ª especial seguida e manteve a liderança sólida; Hyundai continuou sem encontrar soluções. Yohan Rossel reduziu ligeiramente a desvantagem para Cachon no WRC2.
Na PEC11, a Hyundai esteve ligeiramente mais próximo, mas a Toyota assegurou novo ‘quintuplo’, com Rovanperä na frente. Fourmaux perdeu pela primeira vez o estatuto de melhor Hyundai. No WRC2, Yohan Rossel subiu ao 9º da geral e consolidou liderança.
Na PEC 12, Sami Pajari abandonou após acidente; Fourmaux subiu ao 5º lugar da geral. Toyota manteve domínio, com Rovanperä imbatível. Yohan Rossel reforçou liderança no WRC2, enquanto Léo Rossel bateu forte e caiu na classificação.
FOTO @World

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






