WRC, Rali das Canárias: Toyota a caminho de mais um resultado de sonho

Por a 27 Abril 2025 00:03

Kalle Rovanperä reforçou a sua procura pela primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis FIA da temporada de 2025 com mais uma condução impecável no sábado, no Rali das Canárias. O piloto da Toyota Gazoo Racing continua no bom caminho para se tornar no primeiro vencedor de sempre de uma ronda do WRC realizada na illha espanhola. Começa o último dia de prova com uma vantagem de 45,2 segundos, num top 4 de Yaris Rally1.

Ao chegar a esta quarta ronda a 57 pontos da liderança do campeonato, Rovanperä encontrou um ritmo que mais ninguém foi capaz de igualar. Venceu seis das especiais de asfalto de sábado, quase duplicando a sua vantagem noturna – que era de 26,8 segundos na sexta-feira – antes de Elfyn Evans impedir uma vitória absoluta ao vencer a super especial da noite na Arena da Grande Canária. Mesmo assim, Rovanperä conquistou a vitória em 12 dos 13 troços disputados até agora.

Evans mantém o terceiro lugar, a 22,9 segundos de Ogier, com Takamoto Katsuta a 35,8 segundos de distância.

A Toyota pareceu disposta a ‘fechar’ o top cinco s cinco primeiros antes de Sami Pajari embater numa barreira de madeira na penúltima especial, abandonando a prova depois de ter rodado no quarto lugar da geral.

“Está a correr muito bem”, disse Rovanperä. “Fizemos algumas pequenas alterações no carro de tarde e senti-me ainda melhor do que de manhã, o que foi bom. Acho que os dois primeiros também estavam a limpar um pouco, por isso a aderência foi mais consistente e bastante agradável.”

Olhando para o Super Domingo – onde estão disponíveis até 10 pontos de bónus para além dos 25 atribuídos por uma vitória absoluta – o piloto de 24 anos acrescentou: “Precisamos dos pontos, por isso só espero ter a mesma sensação no carro – que tudo seja fácil. Se não, então temos de pensar também no panorama geral. Mas, se tudo correr bem, é claro que temos de tentar trazer alguns pontos.”

Ogier, que praticamente perdeu as esperanças de vitória na sexta-feira, concentrou-se desde então em consolidar o segundo lugar. O francês conseguiu afastar-se ainda mais de Evans no sábado, duplicando a sua vantagem depois de bater o seu companheiro de equipa galês em cinco troços.

Neste momento – como as coisas estão e se preparam para ficar – Evans está a caminho de aumentar a sua vantagem no campeonato para mais de 40 pontos, com os rivais mais próximos, Thierry Neuville e Ott Tänak, a passarem fins de semana muito difíceis. Ambos os pilotos da Hyundai ocupam o sexto e o sétimo lugares, respetivamente, atrás do seu companheiro de equipa, Adrien Fourmaux, depois de terem tido problemas de afinação que se crê estarem relacionados com as definições do diferencial.

FOTO @World

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado