WRC, Rali das Canárias: mundo novo e um grande rali de asfalto

Por a 24 Abril 2025 22:14

O Campeonato do Mundo de Ralis da FIA abre novos caminhos esta semana com o Rally Islas Canarias (24 a 27 de abril), marcando a primeira visita da série à ilha espanhola de Gran Canaria.

É também o regresso do WRC às estradas espanholas pela primeira vez desde 2022, quando a estância balnear de Salou, na Catalunha, foi a anfitriã. Mas não se trata de uma repetição familiar – as Ilhas Canárias oferecem um tipo muito diferente de teste de asfalto. A prova não é estranha à competição de alto nível, tendo construído uma forte reputação como favorito dos fãs no Europeu de Ralis da FIA. Agora, ao passar para o nível do WRC pela primeira vez, o evento traz não só o pedigree profissional, mas também uma atmosfera séria.

FOTOS @World

A Gran Canaria é um local que vive e respira ralis – e a excitação já é palpável. No início desta semana, milhares de fãs compareceram nos concessionários da Toyota, Hyundai e Citroën para encontros e reuniões, e espera-se uma multidão ainda maior nos troços quando a ação começar.

Os pilotos enfrentam estradas suaves, mas implacáveis, que se torcem e sobem pelo interior vulcânico da ilha. O ritmo é tudo nesta prova, com curvas que exigem empenho e precisão exata. Embora as condições costeiras prometam sol e calor, os troços no interior trazem um elemento novo, com mudanças repentinas no clima em altitudes mais elevadas.

O líder do campeonato, Elfyn Evans (Toyota GR), chega com o controlo na mão após um forte início de época. Depois das vitórias na Suécia e no Quénia e de um pódio no Rallye Monte-Carlo de abertura da temporada, o galês detém uma vantagem de 36 pontos – a maior margem alguma vez registada a caminho da quarta ronda de uma temporada do WRC. Mas a luta ainda não acabou.

A dupla da Hyundai Motorsport, Thierry Neuville e Ott Tänak – que estão em segundo e terceiro lugar nos pontos, respetivamente – vão esforçar-se por atrair Evans de volta. O atual campeão Neuville, com Evans, disputou o Rally Sierra Morena do ERC no início deste mês, ganhando valiosos quilómetros de asfalto a bordo do seu i20 N Rally1.

“Tivemos uma boa série de ralis para começar a época, mas não muda nada para mim em termos de abordagem”, revelou Evans. “Só queremos fazer um bom rali e alcançar o melhor resultado possível.

“Em termos de carácter, podemos esperar que os troços sejam geralmente muito limpos e bastante sinuosos.

A maioria dos ralis de asfalto que tivemos no campeonato nos últimos anos foram mais sujos e sentimos falta da variedade de um rali de estilo de corrida como este.”

Adrien Fourmaux completa o alinhamento de três carros da Hyundai, enquanto Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä reforçam o ataque da Toyota para a marcação de pontos. Ogier, oito vezes campeão do mundo, regressa pela primeira vez desde que venceu em Monte-Carlo, enquanto Rovanperä – duas vezes campeão – procura relançar a sua campanha depois de um início lento que o deixou a 57 pontos de distância.

Takamoto Katsuta e Sami Pajari também vão participar com carros GR Yaris Rally1, mas não vão marcar pontos para o principal construtor da Toyota. Na M-Sport Ford, os jovens talentos Grégoire Munster e Josh McErlean vão estar presentes num par de carros Puma Rally1.

O rali tem lugar no Estádio Gran Canaria, em Las Palmas, e começa na quinta-feira. As equipas enfrentam 18 etapas e mais de 300 quilómetros de competição antes do final da tarde de domingo – com vistas de classe mundial e uma multidão local garantida.

FOTOS @World

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas WRC
últimas Autosport
wrc
últimas Automais
wrc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado