WRC, Rali da Turquia: Citroën in, Toyota out…

Por a 13 Setembro 2019 16:46

Quem diria que depois de todos os problemas que tem tido a Citroën, que no final do primeiro dia do Rali da Turquia os dois carros da equipa seriam primeiro e segundo. Esapekka Lappi (Citroën C3 WRC) lidera o rali, depois de um dia em que aproveitou da melhor forma o facto de ter uma boa ordem na estrada, em que apanhou esta mais limpa que todos os seus adversários que rodam à sua frente. Com isso, termina o dia com 17.7s de avanço para Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC).

Já se esperava que estava prova fosse ‘para lá’ de difícil e só para lhe dar um exemplo, Hugo Magalhães, navegador de Diogo Salvi nesta prova – que por sinal lhes está a correr bem, já que estão em quarto do WRC2 – “Isto é surreal” ; “Um mar de pedras, nem no TT” ; “Horrível” e “; “Nem a direito se consegue andar”. Sendo verdade que no WRC2 ainda apanham os troços piores, mais degradados, entre os WRC a limpeza de pedras na estrada tem sido complicada para vários pilotos. Por exemplo, os Toyota. Que estão em sétimo, oitavo e nono!

Kris Meeke (Toyota Yaris WRC) é sétimo a 1m32.1s da frente depois de ter dado um toque. Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) furou e é oitavo a 1m37.4s.

Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC) também furou e cedeu 1m52.5s. Em condições normais, não será um Toyota a vencer na Turquia, mas este não é um rali ‘normal’. Portanto, tudo pode acontecer no dia e meio que falta de rali.

Grande batalha existe na luta pelo segundo lutar entre Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC) e Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC), com os dois pilotos separados por apenas 0.7s. Com Lappi na frente, Neuville tudo está a fazer para se colocar na frente de Ogier, pois sabe que se mantiverem as posições, o finlandês cederá o lugar ao francês. Mas isso não será possível se este estiver a separá-los, pois a Citroën nunca ‘ofereceria’ uma vitória no rali. Portanto, esta luta vai continuar a ser muito interessante.

26.0s mais atrás está Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC), a 44.4s do líder, Lappi. Como a prova está, não tem muito a perder se atacar e arriscar mais do que os adversários à sua frente pelo que a margem pode cair se optar por atacar amanhã.

Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 WRC) é quinto, 19.7s atrás do homem da Ford e vai certamente lutar pela posição. Novamente com uma diferença substancial – este rali produz margens maiores entre os pilotos devido à sua dureza – está Dani Sordo (Hyundai i20 WRC), que está a 21.1s de Mikkelsen.

Seguem-se os três homens da Toyota, de que já falámos, que tiveram um dia bem complicado. As margens são curtas entre eles, pelo que poderão chegar bem mais à frente na classificação, no máximo dos máximos, ao quarto lugar se não houver desistentes. Mais uma vez, se o rali correr normalmente dentro da sua ‘anormalidade’.

Pontus Tidemand (Ford Fiesta WRC) e Gus Greensmith (Ford Fiesta WRC) estão colocados logo a seguir.

FILME DO DIA

PE1: ANDREAS MIKKELSEN E THIERRY NEUVILLE EMPATADOS NA PE1

Os homens da Hyundai foram os mais rápidos colocando o tempo de 2.02.6 nos 2km da primeira especial da prova. Pontus Tidemand foi o terceiro classificado a 1.6 da dupla da frente. A diferença entre os homens da frente e os últimos do WRC foi de pouco mais de cinco segundos, uma diferença mínima e pouco relevante olhando para a dificuldade do rali. Espera-se alguma chuva, o que poderá mudar um pouco a exigência do terreno, pelo que a escolha de pneus poderá jogar um papel importante para amanhã, um dia com seis especiais. Será um dia duro que poderá definir o rumo do rali para o resto do fim de semana.

Ott Tanak chega como líder da prova, mas afirmou que não quer usar uma abordagem demasiado cautelosa pois ainda há muito campeonato pela frente e todas as oportunidades terão de ser aproveitadas. Neuville e Sebastien Ogier quererão encurtar distâncias, mas para isso terão de evitar também as armadilhas da prova. Um rali que pode decidir muito do que será o campeonato, que entra numa fase decisiva.

PE2: JARI-MATTI LATVALA NA FRENTE

Jari-Matti Latvala venceu o primeiro troço de hoje e com isso assumiu a liderança do Rali da Turquia aos comandos do seu Toyta Yaris WRC. As diferenças ainda são curtas, mas Sébastien Ogier e Thierry Neuville já estão a mais de 10s da frente…

O finlandês subiu do nono lugar obtido ontem no primeiro troço, disputado ontem à noite nas ruas de Marmaris, depois de parar o relógio 5.3 segundos mais rápido que o seu compatriota Esapekka Lappi, que aproveitou bem a sua posição na estrada no duro e rochoso troço de 24,85 km.

Latvala lidera agora a classificação geral com 1.1s de avanço face ao líder ex-aequo da noite Andreas Mikkelsen: “Não esperava isto, estou realmente surpreendido por termos feito um tempo tão bom. fizemos o troço bem devagar, pois a superfície estava muito dura e as rochas estão a ficar à mostra”, disse ele.

Os pilotos finlandeses bloquearam os três primeiros lugares do troço com Teemu Suninen a empatar em terceiro com Hyundai i20 de Mikkelsen, 0.4sec atrás de Lappi, que também ficou surpreso com seu tempo: “Senti-me muito mal por ser honesto. Apesar de ter conduzido mal, o tempo foi bom porque a estrada estava a limpar. Mas temos de tornar o carro um pouco mais rígido, e com isso acho que vai correr tudo bem”, disse o piloto do Citroën C3 WRC.

Suninen definiu os melhores tempos intermédios no seu Ford Fiesta WRC, mas um pião a meio do troço numa curva lenta custou-lhe segundos valiosos.

O líder do Campeonato, Ott Tänak, foi quinto no troço e na classificação geral, 0.3s à frente do seu companheiro de equipa, Kris Meeke, cuja concentração foi perturbada quando uma luz de aviso de furo no seu painel de instrumentos piscou logo após o meio do troço: “Foi difícil, um troço lento e sem aderência. No início, o ritmo não era grande, foi melhor a meio. Fizemos tudo o que podíamos,” disse Tänak, que é o primeiro na ordem de partida e teve de limpar a estrada através da terra escorregadia.

As estradas causaram furos a Sébastien Ogier, Dani Sordo e Pontus Tidemand. Embora Ogier tenha cedido apenas 10 segundos no seu C3 WRC, Sordo e Tidemand perderam 50 segundos.

PE3: ESAPEKKA LAPPI É O NOVO LÍDER

Esapekka Lappi (Citroën C3 WRC) venceu o duro longo troço de Cetibeli, com uma extensão de 38.15 Km, bateu Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 WRC) por 5.6s e com isso ascendeu à liderança do Rali da Turquia. São vários os pilotos que já sofreram furos, sendo que a ordem na estrada está a ser importante na classificação.

Com estes resultados, o homem da Citroën lidera agora o rali com 2.1s de avanço para Andreas Mikkelsen, com este duo a criar já uma significativa margem para os restantes pilotos. Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC) é terceiro a 14.3, isto depois de ter furado e perdido tempo no troço anterior.

Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC) foi muito cauteloso nesta especial e com isso caiu de primeiro para quinto, depois de ceder 23.4s.

Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC) é quarto na frente de Latvala com Ott Tänak (Toyota Yaris WRC) a cair para sexto depois de perder mais 16.4s, estando agora a 19.3s da frente. Está a ser um dia difícil para o líder do campeonato. Kris Meeke (Toyota Yaris WRC) continua a perder posições, foi também muito cauteloso, fugiu das pedras e com isso perdeu 18.6s. Com a estrada bem mais limpa, Lappi aproveitou bem essa limpeza para liderar provisoriamente o rali. Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC) é oitavo a 31.0s do líder.

PE4: ESAPEKKA LAPPI ESTENDE VANTAGEM. LATVALA RECUPERA

Jari-Matti Latvala/ Miikka Antilla (Toyota Yaris WRC) venceram a quarta especial do rali da Turquia com um tempo de 12:21.6s, sendo cinco segundos mais rápidos que Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC). Os terceiros mais rápidos foram Dani Sordo/Carlos Del Barrio (Hyundai i20WRC) a 5.2s de Latvala.

Os líderes do rali, Esapekka Lappi/ Janne Ferm (Citroen C3 WRC), foram os quintos mais rápidos. Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota Yaris WRC) continuam a impor uma tomada cuidadosa, pois abrir a estrada no Rali da Turquia não é tarefa fácil.

Na geral, Esapekka Lappi abriu mais a sua vantagem. O finlandês da Citroen segue agora com nove segundos de diferença para Andreas Mikkelsen/Anders Jeager (Hyundai i20 WRC). Terceira posição para Jari-Matti Latvala que recupera de quinto, mostrando um andamento muito rápido nesta especial.

Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota Yaris WRC) descem uma posição na geral por troca com Thierry Neuville. O belga passa a estar em sétimo e o britânico desce para oitavo. A fechar os dez primeiros está Pontus Tidemand/Ola Floene (Ford Fiesta WRC).

PE5: ESAPEKKA LAPPI CONTINUA A FUGIR NA LIDERANÇA

Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota Yaris WRC) venceram a quinta especial do Rali da Turquia. O piloto da Toyota, apesar de ter deixado o carro ir abaixo num dos ganchos, fez um tempo de 18:05.8s.

Os segundos mais rápidos foram Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC) por uma diferença de 1.6s para Meeke. Terceiro lugar para Sébastian Ogier/Julien Ingrassia (Citroen C3 WRC) que também tiveram problemas na especial, fazendo um pião.

Na geral, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroen C3 WRC) continuam a ganhar segundos, estando agora a 12.4s de Andreas Mikkelssen/Andres Jaeger (Hyundai i20 WRC).

Os grandes perdedores da primeira especial da tarde foram Jari-Matti Latvala/ Miikka Antilla. O piloto finlandês teve problemas em ouvir as notas do seu navegador, devido ao barulho do seu carro, que incomodou mais, pois o para-choques traseiro não estava lá. Também um furo fez com que as manobras de baixa velocidade fossem extremamente difíceis de efetuar Assim, caiu de terceiro para oitavo.

O infortúnio de Latvala fez com que Ogier se colocasse no último degrau do pódio, estando a 0.1s de Mikkelsen e a 12.5s de Lappi.

PE6: CHUVA BARALHA CONTAS ATRÁS DE ESAPEKKA LAPPI

Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC) venceram a sexta especial do Rali da Turquia. Uma chuvada no final da especial baralhou por completo as contas do rali à geral. Nesta especial, atrás de Neuville ficaram os líderes do rali, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroen C3 WRC) com 7.6s de desvantagem. Os terceiros mais rápidos foram Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroen C3 WRC) a 10s de Neuville.

Má sorte para os três Toyota Yaris WRC. Ott Tanak/Martin Jarveoja furaram o pneu dianteiro direito, perdendo imenso tempo. Kris Meeke/Sebastien Marshall tiveram uma pequena saída, devido à chuva e à pouca aderência dos pneus que levaram para a especial. Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila também tiveram problemas de aderência.

Ou seja, na geral, Lappi aumentou para 14.9s a vantagem para o segundo classificado. Com a chuva toda, a segunda posição é de Sébastien Ogier e em terceiro estão Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC) a 4.8s de Ogier e a 19.7s de Lappi.

Andreas Mikkelsen/Andres Jeager (Hyundai i20 WRC) também foram prejudicados pela chuva no final da especial, levando pneus com pouca aderência para estas condições e perdendo tempo, estando agora em quintos da geral. Teemu Suninen/Jarmo Lethinen (Ford Fiesta WRC) seguem em quartos da geral.

PE7: ESAPEKKA LAPPI É LÍDER. OGIER E NEUVILLE SEPARADOS POR 0.7S

Dani Sordo/Carlos Del Barrio (Hyundai i20 WRC) foram os mais rápidos na sétima especial do Rali da Turquia. O espanhol resolveu os problemas de turbo e foi 10.9s mais rápido que Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC).

Terceiro tempo mais rápido para Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC) a 12.5s de Dani Sordo.

Na geral, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroen C3 WRC) agora têm uma vantagem de 17.7s para Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroen C3 WRC). Mais atrás, Thierry Neuville atacou nesta especial e agora está a apenas 0.7s de Ogier na segunda posição.

Teemu Suninen/Jarmo Lethinen (Ford Fiesta WRC) encontram-se confortáveis na quarta posição, a 26s de Neuville e com uma vantagem de 19.7s para Andreas Mikkelsen/Andres Jaeger (Hyundai i20 WRC).

Os Toyota encontram-se mais abaixo. Kris Meeke/Sebastien Marshall são os melhores em sétimo, Ott Tanak/Martin Jarveoja são os oitavos e Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila são os nonos da geral.

Tempos online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado