WRC, Rali da Grécia: Toyota ‘limpa’, Hyundai aproveita, será desta?
Rali da Grécia marca meio da temporada e promete ser importante na luta pelos títulos. Com três Toyota na frente do campeonato, os seus pilotos abrem a estrada e isso poderá abrir caminho para os homens da Hyundai ‘atacarem’ o triunfo. Mas serão capazes?
O EKO Acropolis Rally Greece, que se realiza este fim de semana, de 26 a 29 de junho, pode redefinir completamente a luta pelo título no Campeonato do Mundo de Ralis. Conhecido como o lendário Rali dos Deuses, o evento grego é um verdadeiro teste de sobrevivência no meio da temporada: pedras afiadas a ‘apontar’ para os furos, calor abrasador – como já se sentiu esta manhã – e troços de terra duros e traiçoeiros, formam um desafio brutal que há décadas impõe respeito aos melhores pilotos do mundo de provas de estrada.
Novo calendário, mesma dureza, ou ainda mais?
Tradicionalmente realizado em setembro, o Rali da Grécia passa este ano para o final de junho. A alteração do calendário parece subtil, mas pode ser decisiva: as temperaturas previstas rondam os 40 °C, o que representa um enorme desafio adicional para carros, pneus e equipas ao longo de quatro dias de competição intensa.
Elfyn Evans lidera, mas será penalizado na estrada
A meio da temporada, Elfyn Evans lidera o campeonato com 19 pontos de vantagem. No entanto, o piloto da Toyota Gazoo Racing viu essa margem ser reduzida nas últimas duas provas, após ter chegado a ter 43 pontos de diferença.
Essa liderança tem um custo: Evans será o primeiro a arrancar na sexta-feira, o que significa que limpará a estrada para os adversários nos troços de terra solta – uma clara desvantagem, como já foi em Portugal e na Sardenha. Talvez aqui até seja um pouco menos: “Vamos competir numa altura do ano diferente do habitual, com muito calor, o que será exigente para os carros e os pneus. E abrir a estrada na sexta-feira, com tantas especiais em passagem única, será certamente um desafio”, explicou o galês.
Ogier e Rovanperä em perseguição direta
A pressão vem de dentro da própria equipa. Sébastien Ogier, com três vitórias em quatro participações em 2025 e invicto em pisos de terra, é o adversário mais direto. Mas por outro lado, como tem vindo a subir no campeonato, agora é segundo na estrada e isso vai dificultar-lhe um pouco a vida. Logo atrás está Kalle Rovanperä, que já venceu duas vezes na Grécia e soma um triunfo e dois pódios nas últimas três rondas.
Hyundai quer repetir domínio absoluto
Apesar da vantagem da Toyota na classificação, o terreno grego tem sido território Hyundai. Em 2024, a marca sul-coreana assinou um histórico 1-2-3 na Acrópole. Agora, Thierry Neuville, Ott Tänak e Adrien Fourmaux regressam determinados a dar à Hyundai a primeira vitória do ano.
Tänak é quarto no campeonato, Neuville quinto, e Fourmaux surge em sétimo, após dois ralis sem pontuar (Portugal e Sardenha).
M-Sport Ford reforça aposta com quatro carros
A equipa M-Sport Ford apresenta uma formação extensa, mas tão forte quanto o habitual, com quatro Puma Rally1 inscritos: Josh McErlean, Grégoire Munster, Mārtiņš Sesks e Jourdan Serderidis. A história da equipa britânica na Grécia é rica, com oito vitórias no Acropolis a contribuir para um total de 13 triunfos da Ford desde 1951, mas um triunfo este fim de semana, só com a presença de todos os Deuses gregos…
Jovens talentos mantêm-se em destaque
A Toyota inscreve também Takamoto Katsuta e o jovem finlandês Sami Pajari, que prossegue a sua primeira temporada completa ao volante de um Rally1. Embora fora da nomeação principal da equipa, Pajari tem impressionado muito positivamente, com ritmo constante e ambições legítimas de terminar no top 5.
Rali arranca em Atenas com 17 classificativas ao longo de 4 dias! O EKO Acropolis Rally arranca esta quinta-feira à noite com cerimónia de partida em Atenas. O percurso inclui 17 provas especiais, totalizando quase 350 km contra o cronómetro, antes do final na tarde de domingo em Lamia.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






