WRC, Rali da Europa Central: Rovanperä líder após acidente complicou ‘contas’ de Ogier

Por a 19 Outubro 2025 00:01

Kalle Rovanperä assumiu este sábado a liderança do Rali da Europa Central, terminando o penúltimo dia com 36,3 segundos de vantagem, depois de o seu colega de equipa Sébastien Ogier ficar fora de prova na sequência de um violento despiste. O incidente alterou significativamente as contas do campeonato do mundo enquanto o finlandês tem a porta aberta da sua terceira vitória do ano, e com contas bem mais simpáticas no campeonato.

O piloto finlandês da Toyota começou o dia a apenas 0,6 segundos de Ogier, mas tomou a dianteira logo na especial de abertura. Na classificativa seguinte, as aspirações do francês ao triunfo e a pontos cruciais ruíram quando perdeu o controlo do seu GR Yaris Rally1 numa secção húmida e coberta de folhas, durante a especial de Keplý, afetada pela chuva.

O impacto, de cerca de 10G, destruiu a frente esquerda do carro após este embater numa árvore. Ogier e o seu navegador Vincent Landais saíram ilesos e deverão regressar no domingo para tentar somar os 10 pontos ainda em disputa nas quatro classificativas finais.

O acidente, curioso eco do sucedido há um ano na mesma prova, deixou Rovanperä isolado na frente e reconfigurou o panorama do campeonato. Com o francês fora, Elfyn Evans surge agora com a possibilidade de assumir provisoriamente a liderança do Mundial de Pilotos, embora o campeão em título mantenha também hipóteses sólidas.

Tänak em perseguição, Evans segura o pódio

“Foi um bom dia”, referiu Rovanperä no final. “A tarde foi um pouco mais complicada em termos de sensação, mas tudo está a correr bem. Amanhã será um grande dia — a luta vai ser muito apertada.”

Ott Tänak, da Hyundai, afirmou-se como o rival mais direto do finlandês, ultrapassando Evans para o segundo lugar após vencer a repetição da especial de Keplý. Apesar de relatar “um ruído estranho na transmissão”, o estónio conseguiu reduzir distâncias ao longo da tarde e fechou o dia a 36,3 segundos do líder.

Evans, por seu lado, lutou para acompanhar o ritmo do i20 N Rally1 nas estradas mais secas, mas manteve a consistência e concluiu o dia em terceiro, 8,4 segundos atrás de Tänak.

“Faltou-nos um pouco de velocidade esta tarde”, admitiu Evans. “Vamos tentar novamente amanhã.”

Toyota aproxima-se do título de construtores

Takamoto Katsuta brilhou na quarta posição, somando duas vitórias em classificativas na zona de Klatovy e terminando o dia a apenas 13,6 segundos de Evans. O seu desempenho reforçou o domínio da Toyota na luta pelo Mundial de Construtores, título que poderá ser confirmado no domingo.

Adrien Fourmaux manteve o quinto lugar ao volante do seu Hyundai i20 N Rally1, com uma jornada limpa e consistente, enquanto o finlandês Sami Pajari continuou a impressionar em sexto. Após um início problemático, Thierry Neuville, em sétimo, resgatou ânimo ao vencer a derradeira especial noturna.

“Continua complicado nas zonas mais irregulares, mas já tenho um melhor ritmo nas secções mais suaves”, explicou o belga.

Rossel herda liderança do WRC2 após azar de Cachón

Josh McErlean, da M-Sport Ford, terminou o dia em oitavo, apesar de um toque num chicane. Os pilotos de Rally2, Oliver Solberg e Léo Rossel, fecharam o lote dos dez primeiros. Rossel assumiu o comando do WRC2 depois de Alejandro Cachón, até então líder, ter abandonado devido a danos na suspensão traseira na classificativa 14.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado