WRC/Rali da Europa Central: Kalle Rovanperä, líder à “prova de tudo”…

Por a 27 Outubro 2023 17:47

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) lideram confortavelmente o Rali da Europa Central ao cabo do primeiro dia de prova, com 36.4s de avanço para Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) com Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) em terceiro 10.8s mais atrás.

A chuva intensa e a lama escorregadia em cima do asfalto, receberam as equipas do Mundial de Ralis, que enfrentaram seis provas especiais no primeiro dia completo do rali, que incluiu seis troços de asfalto na República Checa.

Abrindo a estrada, o líder, Kalle Rovanperä aproveitou ao máximo a superfície menos poluída proporcionada pela sua posição à partida. Chegou à zona de montagem de pneus a meio da etapa com 29,2 segundos de vantagem sobre Evans, depois de ter vencido os três troços super escorregadios da manhã. E o desempenho matinal do jovem finlandês teve paralelo à tarde, pois o seu domínio continuou na repetida etapa da tarde quando, em condições mais consistentes para os pilotos, aumentou ainda mais a diferença.

Neste momento, Rovanperä está mais perto de assegurar já o seu segundo título consecutivo do WRC nesta penúltima ronda da temporada, a menos que o seu companheiro de equipa Elfyn Evans – que está a 47,2 segundos dele, em terceiro lugar na geral – consiga uma recuperação notável, ‘coisa’ que hoje não deu qualquer sinal de poder vir a fazer. Pelo menos o que precisa para bater Rovanpera.

“Hoje foi muito complicado”, disse Rovanperä. “Felizmente, o tempo esteve do nosso lado, por uma vez, com a posição de partida – foi bom ser o primeiro carro na estrada. Podemos estar contentes com o nosso dia.”

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) lideraram inicialmente após as duas super especiais de quinta-feira, mas caíram para terceiro na manhã de sexta-feira depois de terem tido dificuldades com a afinação do seu carro. O belga sentiu que o seu i20 N Rally1 teria beneficiado de molas de suspensão mais macias, mas, sem oportunidade de alterações entre os troços da manhã e os da tarde, não foi possível efetuar alterações.

No entanto, manteve a pressão sobre Evans e, depois de ultrapassar o galês e conquistar o segundo lugar na última especial, terminou o dia com 10,8 segundos de vantagem.

A dupla Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1), também não se sentiu à vontade com o comportamento do seu carro e terminaram num solitário quarto lugar da geral, a 43,2 segundos de Evans, mas com 56,4 segundos de vantagem sobre o quinto classificado, a dupla da Toyota Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1)

As esperanças de Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) de vencerem o rali “caseiro” do piloto desintegraram-se logo no início do dia, quando o francês baseado em Munique danificou uma jante e teve um furo, tendo inclusivamente dificuldades para terminar o dia em sexto, apenas 3,2 segundos à frente de Temmu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1). Ogier alegou “falta de motivação…”

Para além de Neuville, Suninen era o único outro piloto da Hyundai que restava, depois do seu compatriota Esapekka Lappi ter tido um forte acidente na PE5. O finlandês, que está a fazer o seu primeiro rali em asfalto com o carro, ficou em sétimo à frente da dupla Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1).

Quem também teve a sua paciência testada foram Pierre-Louis Loubet/Benjamin Veillas (Ford Puma Rally1), que perderam mais de cinco minutos na PE8, quando sairam da estrada e ficaram com danos nas rodas.

No WRC2 lideram Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Škoda Fabia RS Rally2) com 14.2s de avanço para Erik Cais/Petr Těšínský (Škoda Fabia RS Rally2), isto depois de Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) terem batido forte no primeiro troço de hoje, ficando sem hipóteses de regressar e de lutar pelo título do WRC2.

O líder, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksson (Škoda Fabia RS Rally2) também não esteve bem, já que uma saída de estrada o levou a perder uma enormidade de tempo, depois de danificar a suspensão do seu Skoda.

Gus Greensmith/Jonas Andersson (Škoda Fabia RS Rally2) poderiam ter aproveitado, mas também eles tiveram problemas; um furo atrasou-os e agora estão longe do resultado que lhes dava jeito para tentar chegar ao título. Mas ainda falta dia e meio de prova.

O sábado começa com dois troços na Áustria, antes de um rápido salto através da fronteira para outro na Alemanha. Depois da assistência em Passau, repetem as passagens à tarde.

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