WRC, Rali da Estónia, PE13: Kalle Rovanperä afasta-se de Elfyn Evans

Por a 16 Julho 2022 11:06

Quando Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) apanham estrada mais escorregadia que o habitual o cronómetro passa a dar ‘calendários’ à concorrência direta, passe a expressão e fique a ideia.

O finlandês bateu Elfyn Evans por 3.4s em 760 Km, aumentando a sua margem na liderança para 19.1 segundos a meio do dia de sábado. Depois de ter suplantado Evans na chuva do primeiro dia de prova, Rovanpera já fez perceber ao seu colega de equipa que precisa de muito mais para o bater.

Ontem, sendo o primeiro na estrada, foi penalizado por isso, mas assim que lhe foi possível deu a volta ao texto. O que que precisou foi apenas alguma chuva: “De manhã não estava tão desperto como normalmente estou e como quero estar sempre, mas agora estes dois correram bem. A afinação estava melhor e eu tinha um pouco mais de aderência”, disse

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) Evans foi o mais rápido no troço de abertura de hoje, dando sinais que estava com vontade de recuperar, mas já deve ter percebido que será inútil, depois da ‘resposta’ de Rovanperä.

Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) são terceiro a 57.6s. Está em terra de ninguém, em condições normais não ganha posições, e o quarto colocado Thierry Neuville está quase a um minuto. Portanto, podem apenas ver como se desenrolam as coisas à sua frente, poupar pneus e esperar pela PowerStage.

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) estão a fazer uma prova modesta, mas a um nível acima da maioria do plantel. Não é habitual o belga estar tão longe do pelotão da frente, mas esta é uma prova em que nunca está muito à vontade, e não ajuda nada ter um carro que não ajuda muito.

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) depois de passar Adrien Fourmaux aumentou a sua vantagem e tem menos 6.3s que o francês.

Já Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), sabem que estão na luta, e esse deve ser um bom tónico, porque a este nível, qualquer piloto que esteja por perto é um alvo que merece atenção e mais risco.

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR Yaris Rally1) estiveram azarados, entre avanços e recuos, estavam a tentar chegar a Tanak, mas um furo fê-los perder muito tempo e qualquer hipótese de um bom resultado.

Pierre Loubet/Vincent Landais (Ford Puma Rally1) são oitavos. Estavam a fazer um bom rali ontem, mas a chuva pregou-lhes uma partida, capotaram e perderam muito tempo, sem danificar muito o carro. Estão também e ‘terra de ninguém’.

Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) caíram para nono porque furou e deixou de ter rodas sobressalentes pelo que teve de arriscar o mínimo possível.

Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1) voltou a perder tempo ao ter que parar para tirar folhagem da entrada do radiador, pois o motor estava a sobreaquecer, continua a rodar muito atrasado.

Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) andou bem esta manhã, mas pouco ou nada pode fazer em termos de classificação, só tendo que esperar pela Power Stage para somar mais alguns pontos.

Andreas Mikkelsen continua a liderar o WRC2, é 10º da geral no seu Skoda Fabia Rally2, mas a luta pela liderança no WRC2 continua muito aguerrida com Teemu Suninen que está agora a 13.9s.

O companheiro de equipa de Mikkelsen na Toksport, Marco Bulacia, é terceiro, 40.4s atrás de Suninen, depois de ontem Lindholm, ter caído para o quarto lugar devido a um furo.

Jari Huttunen só entrou no top três num dos oito troços de ontem, com o piloto da M-Sport Ford a estar agora na quinta posição 32.5s atrás de Lindholm, com o líder do campeonato Kajetan Kajetanowicz, 24.1s mais atrás.

Egon Kaur andou na frente, mas atrasou-se devido a dois furos quando só tinha apenas uma roda sobresselente.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado