WRC, Rali da Croácia: Kalle Rovanpera com 19.9s para gerir face a Ott Tanak

Por a 23 Abril 2022 19:05

Ficam a faltar quatro troços para o fim do Rali da Croácia, e têm tudo para ser entusiasmantes, já que depois de ter alcançado uma margem bem acima de um minuto de vantagem face à concorrência mais próxima, Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) tiveram um furo na PE10 que reduziu para 18.2s o seu avanço para Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1).

O piloto estónio aproveitou o balanço para tentar chegar à liderança, colocando a margem em 13.0s, Kalle Rovanpera depressa disse que mais importante que a vitória era assegurar muitos pontos para o campeonato, mas face ao ataque do estónio, o jovem da Toyota sentiu-se suficientemente confiante para reagir e conseguiu dilatar novamente a margem, colocando-a em 19.9s.

Faltam pouco mais de 52 Km de troços, a margem é boa, mas não é totalmente segura.

Devido ao furo de um dos pneus do Toyota de Rovanpera, Tänak cortou a vantagem deste em quase um minuto, no troço seguinte ‘mordiscou’ mais 1,4 segundos ficando a 16,8 segundos a meio do dia, mas a tarde foi mais profícua para o Rovanpera, que apesar de ter perdido algum tempo no primeiro troço, não voltou a ser batido por Tanak nos dois troços restantes (um foi anulado), e com isso vai para o dia decisivo com uma vantagem que remete todos os riscos para Tanak.

O estónio não terá nada a perder, por isso deve atacar, se tiver carro para isso, o que não ficou totalmente claro esta tarde, tal como revelou o piloto ao dizer que “não tive um bom feeling no carro”.

Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) manteve a terceira posição que já tinha no final do 1º dia, recuperou tempo para a frente, mas não por mérito seu, mas sim devido ao furo de Rovanpera. Para se perceber melhor, começou o dia a 11.9s de Tanak e terminou-o a 53.5s. Alguns erros pelo meio, um pião, e um rali em que não conseguiu mostrar que o Puma é mesmo um carro muito bom. Depois do que o carro andou em Monte Carlo, inclinamo-nos mais para a possibilidade de ser o piloto que está longe de tirar o melhor partido do carro que tem nas mãos.

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) estão a ter um rali para esquecer. O andamento, quanto o carro está bom, até tem sido muito interessante, mas tudo o que lhes sucedeu arrasou-lhes com o resultado: avaria do alternador, penalizações, atrasos, motor a falhar. Era segundo quando começou a ter problemas. Mas estes teimam em não largar a Hyundai. Está a cinco segundos de Breen, e se não tiver mais problemas, facilmente o ultrapassa.

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) vai para o derradeiro dia de prova na quinta posição, o melhor que se arranja depois do furo que o atrasou muito ontem. Seja como for, não mostrou muito que justificasse andar muito mais à frente. Hoje teve um dia bem melhor do que ontem, mas já só pode limitar danos.

Para Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1), um furo em cada dia, atiraram-nos para posições muito atrasadas, mas enquanto andou, esteve muito longe do que fez em Monte Carlo.

Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1) desistiu esta manhã depois de uma ligeira saída de estrada. O carro pegou fogo e o abandono foi inevitável.

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) têm tido uma prova muito apagada.

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR Yaris Rally1) têm vindo a fazer alguns brilharetes hoje, com triunfos em troços, mas o resultado ficou ontem condicionado.

Pierre Loubet/Vincent Landais (Ford Puma Rally1) teve um dia bem mais positivo, mas depois dos três furos de ontem, estão muito atrasados na classificação. Fez alguns bons registos hoje.

No WRC2, Yohan Rossel vai para o último dia com 31.5s de avanço para Nikolay Gryazin

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Billy Bob
Billy Bob
2 anos atrás

Morno….Morno…
Esperava hoje muito Evans…Mas este Sábado, nada acrescentou ao Rali, além da má noticia da desistencia do Solberg. Valeu somente a excelente exibição de Lappi mas que nada renderá…e o dia interessante também de Loubet, mas que além de uns kms de testes, também nada renderá.
Thierry Neuville tem razão, pelo Rali feito até agora merecia perfeitamente pódio, assim Breen o permita….

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado