WRC, Rali da Croácia: Figura & Figurão

Por a 22 Abril 2024 11:28

FIGURA: Neuville, Evans e Fourmaux…já explicamos!

Os ralis são assim mesmo, mas Thierry Neuville, Elfyn Evans e Adrien Fourmaux tiveram os seus ralis estragados com um erro que lhes ‘minou’ por completo as provas. Qualquer um deles, se não tivesse tido o contratempo que teve, os dois primeiros tinham ganho o rali e Fourmaux feito mais uma grande exibição. Mas os ‘ses’ não existem nos rali e por isso nenhum deles pode ser a figura, porque o erro que cometeram, todos na PEC18 acabou-lhes com o bom resultado, uns minimizando a questão melhor do que outros. Mas isso não apaga o que fizeram até aí. Tanto Neuville como Evans iam lutar até ao fim pelo triunfo, estava ambos a fazer um grande rali. Fourmaux estava a fazer tudo bem e não fez qualquer sentido o toque que deu, porque queria chegar a Tanak. Portanto, são os três a figura…até à PEC 17!

FIGURÃO: Ott Tanak

Esperava-se bem mais de Ott Tanak este ano. Durante a passagem pela M-Sport/Ford todos pensámos que Tanak só não estava a fazer melhor porque a equipa não conseguia dar-lhe um carro para isso, porque não havia dinheiro para testar mais, porque não havia meios para fazer melhor.

Agora na Hyundai tem-nos todos, tem tudo e mais alguma coisa, mas nem só uma vez em quatro ralis conseguiu bater o seu colega de equipa, nem só uma vez conseguiu bater Elfyn Evans, anda a lutar ao segundo com Adrien Fourmaux. É mau demais para ser verdade, é uma sombra do piloto campeão pela Toyota em 2019

Monte Carlo

“Boa etapa, mas estamos muito, muito macios. E talvez tenhamos algum problema com o acelerador”

“O problema com o acelerador é mesmo mau, estamos contentes por estar aqui.”

“Fui um pouco longe no gelo e depois o carro rodou e ficou preso na vala. Fiquei preso”.

“Conseguimos passar, mas foi complicado. Não estava num bom ritmo. A pouco e pouco, estávamos a chegar lá”

“A lutar com problemas de motor outra vez. Às vezes está bom, outras vezes não.”

“4º lugar, temos de o conquistar. Não foi uma prova fácil, demasiado alcatrão. Estou ansioso por outra aventura [na Suécia].”

Suécia

“Tentámos muito. Não foi muito confortável, mas esforçámo-nos muito. É tudo branco, por isso, em muitos sítios, temos de adivinhar e esperar que haja uma curva.”

“Muito difícil de ver. Neve fresca nos lados, sente-se no carro mas não se consegue ver.”

Pião, radiador danificado

“É muito frustrante conduzir assim. Em primeiro lugar, a trajetória é tão estreita que só se pode decidir se se entra com a esquerda ou com a direita. De momento, não é divertido”.

“Hoje não há nada de agradável!”

“Tentei, mas não é fácil. Não é uma boa prova. Talvez a mudar o equilíbrio, a subviragem, a sobreviragem. É difícil perceber como funciona.

“Tem sido complicado este fim de semana ter o tipo de ritmo que nos permita ser os mais rápidos. O erro foi muito frustrante e, depois disso, foi ainda mais. Da minha parte, foram definitivamente demasiados erros para começar a época, mas também podemos ser muito melhores.”

Safari

“Em geral, pouca aderência, de alguma forma com muita dificuldade. Apenas tração dianteira, muito difícil neste momento, o carro não está a funcionar de todo.”

“Uma etapa difícil mais uma vez. O carro do Thierry teve tanto trabalho que não puderam trabalhar no nosso carro. Vamos ver se nós próprios conseguimos trabalhar nele.”

PEC6: Parou depois de bater numa pedra no meio da estrada e o carro foi atirado para uma ribanceira do lado de fora.

Capot solto do lado direito. Parou durante cerca de um minuto para o fechar.

“Tínhamos um troço de ligação muito movimentado com muito trabalho e o pino do capot foi um erro nosso, só agora é que nos apercebemos que não encaixava corretamente.”

“Acho que a minha janela está a abrir-se e temos alguns problemas…”

“Fiz um pião aqui e fiz marcha-atrás. Sim… um carro da frente pôs pedras enormes na estrada. Numa curva de 4ª velocidade, fiz um pião e dei marcha atrás. Foi a meio da primeira parte”.

“Em alguns sítios havia uma aspereza muito estranha, não foi uma grande prova. Pelo menos o domingo correu bem, fui muito infeliz na sexta-feira. É uma grande pena, vamos ver o que vem a seguir.”

Croácia

“Já há muita lama. O carro também se está a comportar de forma muito nervosa, é difícil ter muita confiança.”

“Não sei… hoje não estou empenhado. A lutar mais do que o Monte. Difícil de o fazer funcionar.”

“É a primeira vez esta semana que somos um pouco mais competitivos.”

“Ainda há algumas coisas que não conseguimos resolver agora.”

“Fomos largos num sítio e batemos na berma. O toque foi muito mais suave do que o esperado.

Estava a ter dificuldades com a travagem.”

“Podemos fazer mais, mas falta-me a confiança. Agora vamos para a terra para recuperarmos a confiança.”

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado