WRC, Rali da Acrópole/Grécia: Ott Tanak lidera shakedown, Ford já com problemas

Por a 8 Setembro 2022 09:05

Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) mantêm o embalo trazido de duas vitórias nos dois últimos ralis, Finlândia e Bélgica e colocaram o seu Hyundai na frente do Shakedown do Rali da Acrópole.

O piloto da Estónia não perdeu tempo em dar sequência a essa tendência, e chegou ao tempo de referência na sua terceira e última passagem, parando o cronómetro apenas três décimos de segundo mais rápido do que o carro de Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1).

As condições estiveram quentes, secas e poeirentas o que indicia um rali exatamente do mesmo modo, sendo logicamente o composto duro de pneus Scorpion da Pirelli a borracha de eleição não só para este shakedown como para todo o rali.

Embora a aderência se tenha tornado mais fácil de encontrar à medida que mais carros passavam, uma superfície de rocha dura foi também exposta, e esse será um dos grandes riscos desta prova, como sempre foi no passado: “As estradas não estavam assim tão más”, explicou Tanak: “Em alguns locais havia uma boa aderência, mas noutras zonas a aderência é baixa”. Não vai ser um rali fácil e penso que amanhã, especialmente, vai ser muito exigente”.

Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1), vencedores do Rali da Acrópole de 2014, quando fazia parte do ERC, foram terceiros na frente de Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1) com o irlandês foi ensanduichado por carros da Hyundai.

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR Yaris Rally1) foi o melhor piloto da Toyota Gazoo Racing e colocou o seu carro GR Yaris no Top 5, suplantando Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), que pode conseguir selar o título de pilotos esta semana, mas tem que ultrapassar Tänak, e todos os outros, por pelo menos 18 pontos, para o fazer. Não parece nada fácil, mas nunca se sabe.

Sébastien Loeb/Isabelle Galmiche (Ford Puma Rally1) completou duas passagens antes do seu Puma ter problemas com o motor algo ‘soluçante’. O francês desligou o motor para evitar mais danos e a sua equipa M-Sport Ford recuperou o carro de volta à assistência, para tentar rectificar o problema antes do início da noite de hoje, quando arranca competitivamente o rali..

Tempos Shakedown

  1. Ott Tänak Hyundai I20 N 2min 37,9s
  2. Thierry Neuville Hyundai I20 N +0,3s
  3. Craig Breen Ford Puma +0,9s
  4. Dani Sordo Hyundai I20 N +1.1s
  5. Esapekka Lappi Toyota Gr Yaris +1,4s
  6. Kalle Rovanperä Toyota Gr Yaris +1,7s
  7. Pierre-Louis Loubet Ford Puma +2,1s
  8. Elfyn Evans Toyota Gr Yaris +2,2s
  9. Gus Greensmith Ford Puma +2,4s
  10. Sébastien Loeb Ford Puma +4.0s
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado